google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JACK LEMMON & WALTER MATTHAU NO CINEMA


Jack Lemmon nasceu em uma família rica e estudou em colégios particulares nos Estados Unidos. Teve o primeiro contato com o show business ainda na escola quando teve que substituir um colega de classe que falaria pouca palavras na peça de teatro estudantil. Foi um completo fiasco. Jack esquecia-se todo o tempo de suas falas e tinha que voltar para os bastidores, o que gerou gargalhadas da platéia. Jack Lemmon não se intimidou com isso e daí em diante continuou periodicamente se dedicando a peças teatrais. Apesar de suas aptidões, formou-se em Ciências Políticas em Harvard. Depois de servir na Segunda Guerra Mundial, seguiu a carreira de ator, iniciando com a série televisiva That Wonderful Guy (1949-1950). 

Iniciou a carreira no cinema com o filme Demônio de mulher, em 1954. Já Walter Matthau, nasceu de um casal de imigrantes russos e judeus em Nova York e cresceu na pobreza, na Zona Leste da cidade de Nova York, começando a vender refrigerantes e participar de uma trupe de teatro iídiche aos 11 anos de idade. Na época, Matthau recebia 50 centavos por cada uma de suas ocasionais aparições no palco. Seu pai, um vendedor ambulante de Kiev, saiu de casa quando ele tinha 3 anos de idade. Matthau morava com seu irmão mais velho, Henry, e sua mãe, uma vendedora de roupas, na Zona Leste de Nova York. Após graduar-se na Seward Park High School durante a Grande Depressão, Walter teve trabalhos no governo como guarda florestal em Montana, como instrutor de ginástica para a "Works Progress Administration" e como treinador de boxe para policiais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu à Força Aérea Americana como um criptógrafo de rádio em uma unidade de bombardeiros pesados na Europa e voltou para casa como sargento com seis estrelas de batalha. Em 1948, o seu primeiro papel na Broadway foi quando ele foi contratado como um substituto para o papel de um bispo inglês de 83 anos em "Anne of a Thousand", estrelado por Rex Harrison.

Fizeram 10 filmes, sendo dois deles beeeem coadjuvantes, mas tem que ser considerados aqui (e vistos).

Vamos aos filmes:


Durante uma partida de futebol americano, Harry Hinkle (Jack Lemmon), um câmera de televisão, é ferido. Willie Gingrich (Walter Matthau), um advogado que também é seu cunhado quer que ele finja ter lesões muitos maiores, para assim poder receber uma grande indenização. Apesar de ser inicialmente contra esta fraude, o câmera acaba concordando.

Quando apenas Jack Lemmon estava escalado para atuar em Uma Loura por Um Milhão, Jackie Gleason e Frank Sinatra se ofereceram para atuar ao seu lado como o personagem Willie Gingrich. Entretanto, Lemmon insistiu que queria rodar este filme ao lado de Walter Matthau, o que acabou acontecendo.- As filmagens de Uma Loura por Um Milhão tiveram que ser interrompidas por semanas devido a um ataque cardíaco sofrido por Walter Matthau. Como quando retornou às filmagens Matthau tinha perdido cerca de 14 quilos devido ao seu problema de saúde, ele teve que vestir uma pesada capa preta que escondia que tinha perdido peso para quem o visse no filme.


O filme começa com Felix vagando pelas ruas numa noite quente de New York até chegar ao apartamento de seu amigo Oscar. A moradia é típica de um homem separado: completamente suja e desarrumada, mas Oscar não se importa. Ele e seus amigos Speed, Roy, Vinnie e Murray jogam pôquer e comentam sobre Felix, que chegará mais tarde ao jogo. A esposa de Murray chama-o ao telefone e revela que Felix brigou com a esposa Frances.

Eles se preocupam que Felix tenha tentado ou possa tentar o suicídio. Ao chegar ao apartamento, ele se dirige ao banheiro e de fato, tenta se jogar pela janela. Segurado pelos amigos, ele começa a chorar e Oscar oferece seu apartamento para o amigo se mudar. Félix concorda e se muda mas logo irão começar os atritos entre os dois homens, pois, além de deprimido e neurótico, Felix é um maníaco por limpeza enquanto Oscar é o rei da desorganização.Ainda Há Fogo Sob as Cinzas (1971).

A sequência do filme, The Odd Couple II, foi realizada depois de trinta anos.


Quando Hildy Johnson (Jack Lemmon), o principal repórter do jornal de Chicago, resolve deixar o trabalho para poder se casar com Peggy (Susan Sarandon), seu implacável editor-chefe, Walter Burns (Walter Matthau), se irrita e faz de tudo para convencê-lo a ficar na redação. Assim, Burns aproveita a oportunidade de que o assassino Earl Williams (Austin Pendleton) vai ser mandado para a forca e faz Hildy cobrir a execução. Só que o preso escapa e vai se refugiar justamente na redação do jornal.

Austin Pendleton disse que Jack Lemmon, Walter Matthau e o diretor Billy Wilder não se deram bem durante as fimagens e afirmou que eles nunca trabalhariam juntos novamente. Entretanto, sete anos depois, eles se reencontraram em Amigos, Amigos, Negócios à Parte (1981).

O filme foi a terceira das quatro vezes em que a peça teatral de Hecht e MacArthur foi adaptada para o cinema; as versões anteriores foram The Front Page (Última Hora), de 1931, e His Girl Friday (Jejum de Amor), de 1940, e posteriormente a peça foi refilmada como Switching Channels (Troca de Maridos), em 1988.


Em um quarto de hotel Victor Clooney (Jack Lemmon), um desajeitado homem, tenta se suicidar por ter sido abandonado pela mulher e acaba perturbando Trabucco (Walter Matthau), um assassino profissional que tem um "contrato" com a Máfia para eliminar uma testemunha.

Refilmagem da produção franco-italiana Fuja Enquanto É Tempo (1974). Foi o último filme de Billy Wilder.


No ano de 1963 o presidente americano John F. Kennedy foi assassinado em Dallas e o acusado do crime, Lee Harvey Oswald, foi preso. Mas para o diretor Oliver Stone, a história não terminou aí. Nesse filme, ele narra os esforços do promotor Jim Garrison (Kevin Costner), como paladino de uma longa cruzada para provar que o presidente foi vítima de um complô.

É o primeiro filme que a dupla aparece sendo que a trama envolve outros personagens e eles não são o centro das atenções.

O papel de Jim Garrison foi originalmente oferecido a Harrison Ford, que recusou o papel devido ao envolvimento político do filme. Ao longo do filme é mostrado, por diversas vezes, o vídeo amador feito por Abraham Zapruder, que mostra o presidente John F. Kennedy sendo atingido pelos tiros disparados contra ele.


John (Jack Lemmon) e Max (Walter Matthau) são dois vizinhos que passaram a vida brigando por nada. O principal prazer que eles têm na vida é um provocar o outro e eles não medem esforços para isto. Até que uma bela e extrovertida viúva (Ann-Margret) se muda para perto de suas casas, despertando o amor dos dois e mais uma competição entre John e Max.

Depois de terem gravado no frio de Minnesota, Walter foi hospitalizado com dupla pneumonia.

Dean Martin e Jerry Lewis foram cogitados para os papeis principais, no entanto Martin estava com a saúde frágil e teve de declinar. Ele faleceu logo após a continuação do filme, Dois velhos mais rabugentos, ter estreado no cinema; 

Burguess Meredith, que está sensacional no papel do pai de John. Ele mostra aos 85 anos que está muito melhor que nós com 20. Ele sempre tem uma piada espirituosa: “Se eu tivesse a sua idade [falando com Jack], estaria transando com todas as mulheres de Wabasha”.


Dois velhos amigos brigam por vários anos e exceto pelo fato de um deles (Jack Lemmon) ter casado recentemente, parece que nada mais mudou. Mas quando uma bela italiana (Sophia Loren) decide transformar a loja de iscas em um "ristorante" as coisas se complicam, se complicando ainda mais quando ela passa a se interessar pelo solteirão (Walter Matthau) da dupla.

Foi a última aparição de Burgess Meredith no cinema, que sofria de Alzheimer.


Nos anos 40, após a morte dos seus pais quando era garoto, Collin Fenwick (Edward Furlong) foi morar em uma pequena cidade com duas tias, Dolly (Piper Laurie) e Verena (Sissy Spacek). Verena é a pessoa mais rica da região, sendo proprietária de alguns estabelecimentos comerciais, e comanda sua casa com rigidez. Por outro lado Dolly é doce e excêntrica, que diz ouvir as vozes dos mortos quando o vento sopra pela grama, "a harpa da grama", e fez uma mistura caseira que supostamente cura hidropisia. 

Esta poção chama a atenção de Morris Ritz (Jack Lemmon), um vigarista de Chicago que quer roubar a fórmula. Collin também conhece Catherine (Nell Carter), a perspicaz empregada da casa de suas tias, e Amos (Roddy McDowall), um barbeiro. Há ainda Charlie Cool (Walter Matthau), um gentil juiz aposentado que opina sobre qualquer tema, e a irmã Ida (Mary Steenburgen), uma evangelista que prega tocando acordeão e pede donativos para o Senhor, pois só assim poderá sustentar os quinze filhos que teve sem nunca ter casado.

Charles Matthau, o diretor, é filho do grande ator Walter, e reuniu um belíssimo elenco para filmar essa história de Truman Capote, que parece ser bem autobiográfica.


Charlie (Walter Matthau) é um malandro, golpista, mau apostador, que convence seu cunhado viúvo, Herb (Jack Lemmon), a ir com ele para um luxuoso cruzeiro com destino às Bahamas com o pretexto de conhecer ricas e belas mulheres solteiras ou viúvas. Ele diz a Herb que a viagem será gratuita, só que não conta que é porque ele os inscreveu como dançarinos no navio, funcionários com a missão de animar os passageiros a dançarem. O único problema é que nenhum deles sabe dançar.

Este é o nono de dez filmes que os atores e amigos Jack Lemmon e Walter Matthau fizeram juntos. Último filme de Edward Mulhare, que faleceu em 1997, logo após fazer este longa.


Oscar Madison (Walter Matthau) e Felix Unger (Jack Lemmon) são dois amigos que já tinham morado juntos, mas entraram em choque em virtude dos temperamentos bem distintos. Isto fez Felix morar em Nova York e Oscar na Flórida, mas eles voltam a se encontrar 17 anos depois em um aeroporto da Califórnia, ao irem para o casamento de Hannah (Lisa Waltz), a filha de Felix, com Brucey (Jonathan Silverman), o filho de Oscar. A partir de então, o que era para ser uma viagem de apenas duas horas até o local da cerimônia é uma interminável sucessão de contratempos, confusões e discussões.

Último filme da dupla. Matthau morreu 2 anos depois. E Lemmon no ano seguinte ao da morte do amigo. 

Alguma dúvida da parceria?


Tecnologia do Blogger.