google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

OS EMIGRANTES (1971) / PREÇO DO TRIUNFO (1972) - LANÇAMENTOS "OBRAS PRIMAS DO CINEMA"


Para começar o filme é com dois monstros do cinema (ainda vivos inclusive em 2017): Max  Von Sydow e  Liv Ullmann. Ambos trabalharam várias vezes com Bergman, que achava este um dos melhores filmes do cinema. Curiosamente, Max fez o "Exorcista" apenas dois anos depois, e no filme parece um senhor de idade avançada. A maquiagem foi um brilhante trabalho de Dick Smith, que faleceu em 2014 aos 92 anos, e trabalhou em filmes como Poderoso chefão 1 e 2, Taxi Driver e Pequeno grande homem.

O filme trata de uma família de suecos que vivem numa vila rural no interior da Suécia. Mas o pequeno pedaço de terra que possuem é infértil, o que não lhes garantem bom rendimento. Depois de uma tragédia pessoa por conta da falta de comida, eles decidem emigrar para os Estados Unidos na companhia de outras famílias nas mesmas condições. Mas alguns pontos desta jornada não serão tão fáceis.

Jan Troell dirige esta obra prima (e também a continuação, lançada em dvd pela "Obras primas do cinema" no mesmo box). Ele também esta vivo, com 85 anos, sendo que trabalhou até 2012. O diretor era bastante versátil, pois costuma produzir, escrever, fotografar e editar.

Os emigrantes - um pouco de história

Anualmente, milhares deles desciam na costa leste dos Estados Unidos. Poucos saíam de seu país de origem por livre e espontânea vontade. Isso porque, foi o desespero, a fome e a pobreza que impeliram a se aventurarem nos Estados Unidos durante o século XIX e século XX, levando sonhadores novamente para a miséria.

A Revolução Industrial se estabeleceu em parte da Europa ao longo do século XIX , especialmente na Inglaterra. Contudo, a ampliação fabril não trouxe a libertação financeira e a divisão por igual da bonança para a maioria da população, ao contrário, muitos trabalhavam e poucos recebiam. A pobreza ainda era pulsante. Juntamente à Revolução Industrial, em meados de 1840, a Irlanda passou por uma onda de fome, precarizando ainda mais a vida do povo.

Com isto, inúmeras pessoas embarcaram nos navios em busca da tão falada terra das oportunidades, desesperadas por liberdade e trabalho, onde o preconceito, a intolerância e pobreza não existiam e o solo ainda era virgem do uso do arado.

Detalhe, a viagem era comumente perigosa, por conta de serem embarcações precárias em alto mar, com grande número de tempestades.Mas ainda sim chegavam esperançosas em conseguir o tão sonhado visto; a passagem para a felicidade e fartura. Contudo, ao desembarcarem nos portos, a saga dos viajantes apenas entrava em sua fase mais difícil.

Antes de poderem adentrar em território norte americano, era necessário passar por uma rígida inspeção por fiscais de saúde. Bocas eram inspecionadas e cabelos revistados para ver se não havia um único sinal da existência de piolhos ou outras doenças. Depois disso tudo, precisavam esperar pacientemente, em uma longa fila, a aprovação ou a rejeição de seus vistos (como não lembrar aqui do pequeno Vito Andolini em Poderoso chefão 2?).

Aliás, se rejeitados, eram deportados de volta para a velha realidade . Aqueles que conseguiam a desejada nova cidadania, encontravam uma realidade diferente daquela divulgada nas propagandas maravilhosas do novo mundo: a pobreza. Ao contrário do que se acreditava e do que ainda hoje é mostrado ao grande público, cidades como Nova Iorque eram repletas de favelas e cortiços para onde uma massa nova imigrante anualmente se deslocava, engrossando as estatísticas da miséria ("Gangues de Nova York" mostra bastante desta sujeira).

O filme segue esta trajetória dos personagens, quase em forma documental, tornando possível entender melhor como foi a dor daquele povo, que através da esperança, buscava alívio para suas dores e frustrações em um país que não estava disposto a ajudá-los.

Indispensável para os fãs de cinema, e um dos maiores lançamentos em home video de 2016. Bravo Obras-Primas do Cinema 

Informações técnicas:

Título: Jan Troell: Os Emigrantes (1971) e O Preço do Triunfo (1972) – Edição Definitiva com 2 discos
Título Original: Utvandrarna, Nybyggarna.
País de Produção: Suécia
Ano de Produção: 1971-1972
Gênero: Drama
Direção: Jan Troell
Elenco: Liv Ullmann, Max von Sydow, Eddie Axberg, Allan Edwall, Pierre Lindstedt, Sven-Olof Bern,
Monica Zetterlund.
Idioma: Sueco
Legendas: Português – Inglês
Duração Aproximada: 393 Minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Áudio: Dolby Digital 2.0
Vídeo: 1.66:1
Cor: Colorido
Extras: Entrevista com o Diretor Jan Troell (35min.), Entrevista com a atriz Liv Ullmann (24min.).





Tecnologia do Blogger.