google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TOP 10 FILMES LANÇADOS PELA CLASSICLINE EM 2016


Separar 10 filmes da Classic Line foi um dos trabalhos mais complicados que fiz, por um motivo simples: lançam clássicos inquestionáveis, resgatam clássicos esquecidos e tudo com dublagem clássica, o que torna o prazer dobrado.
A lista é encabeçada por três das maiores comédias do cinema, dirigido pelo mestre Capra e por um dos filmes da minha vida, Os profissionais. E só ai, já vão 4 dos 10. Sendo assim, a lista parece injusta tamanha a quantidade de filmes que deveriam constar nela.
Mas fica minha homenagem à esta empresa que esta, há muitos anos, nos corações e nas casas dos cinéfilos.
Vamos aos filmes:

1 -2 - 3) O MELHOR DO CINEMA - FRANK CAPRA 

DISCO 1 (A FELICIDADE NÃO SE COMPRA) - Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar em razão das maquinações do banqueiro Henry Potter (Lionel Barrymore). Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de ideia. DISCO 2 (DO MUNDO NADA SE LEVA) - Alice Sycamore (Jean Arthur) deseja apresentar Tony Kirby (James Stewart), seu noivo, à sua família, mas como ele provêm de uma família rica e influente e a sua é composta de pessoas extrovertidas e um tanto lunáticas, há um choque de comportamentos. Para completar, o pai de Tony tem interesse nos terrenos da região onde a família de Alice vive, mas eles se recusam a abandonar sua casa. DISCO 3 (O GALANTE MR. DEEDS) - O simples e honesto interiorano Longfellow Deeds (Gary Cooper) recebe uma herança milionária de seu tio, sendo obrigado a deixar sua vida e partir para Nova York, onde lidará com pessoas que só pensam em se aproveitar de sua fortuna e humildade. Ele se envolve em um romance com uma esperta jornalista (Jean Arthur) e se torna alvo de implacáveis homens de negócio e parentes.

Detalhe: estes filmes foram lançados também separados.

4) OS PROFISSIONAIS

Quatro cavaleiros em busca de fortuna são contratados por um rico barão de petróleo texano (Ralph Bellamy) para trazerem de volta sua esposa sequestrada (Claudia Cardinale) que foi levada além da fronteira com o México por um bando de mercenários liderados por Jesus Raza (Jack Palance). 

Os quatro experientes profissionais, cada um considerado o melhor em sua área - um exímio atirador e seguidor de trilhas (Woody Strode), o mestre em explosivos (Lancaster), o perito em cavalos (Robert Ryan) e um gênio das táticas e das armas (Marvin) -, fazem seu caminho através de traiçoeiras paisagens para resgatara belíssima raptada, mas descobrem que as coisas não são como parecem.

Detalhe 2: Este filme foi lançado em bluray.

5) 100 RIFLES

Em 1912, o xerife e ex-cavalariano afro americano Lyedecker (Jim Brown) cruza a fronteira do Arizona com o México e vai até a região de Sonora, em perseguição ao ladrão de bancos Yaqui Joe Herrera (Burt Reynolds). Quando o encontra num pequeno povoado, vê que Joe está para ser fuzilado pelo sádico General Verdugo (Fernando Lamas) por ter usado o dinheiro que roubara (6 mil dólares) para comprar ri es para o seu povo índio, os Yaqui, que estão em guerra contra os mexicanos. Lyedecker não desiste de levar o homem para o Arizona e o general acaba por achar que os dois são aliados. A dupla é salva pela vingativa rebelde Sarita (Raquel Welch) e, ao tentar se livrar de Verdugo, Lyedecker se torna, mesmo contra a vontade, um novo líder e herói para os nativos rebeldes.


6) POR  QUEM OS SINOS DOBRAM

Guerra Civil Espanhola, anos 30. O idealista Robert Jordan (Gary Cooper) se engaja no conflito para defender os princípios de liberdade e democracia. Numa missão de altíssimo risco, ele aguarda o melhor momento de explodir uma ponte de importância vital para as tropas inimigas. Neste cenário de idealismos e tensões quase insuportáveis, a mística Pilar (Katina Paxinou), líder das forças da resistência civil, encoraja a bela e jovem María (Ingrid Bergman) a ajudar Robert em sua missão. Durante uma noite debaixo das estrelas, o medo da morte e a possibilidade do amor caminham lado a lado, em pleno horror da guerra.

Concorreu a 9 prêmios da Academia, inclusive o de Melhor Filme. Um épico de quase 3 horas adorado por muitos.


7) JASÃO E O VELO DE OURO

Na Grécia antiga, Jasão (Todd Armstrong), no intuito de retomar o trono do reino de Tessália, que lhe é devido por nascimento, parte em busca do Velo de Ouro, o símbolo de que os deuses não abandonaram a cidade. Assim, ele parte em busca de uma equipe corajosa o suficiente para acompanhá-lo em sua missão. Durante a viagem, enfrentam muitos perigos, como o Titã Talos - uma gigantesca estátua de bronze que os ataca; salvam o cego Phineas da tortura das Hárpias - mulheres-pássaros que roubam sua comida todos os dias; encontram o deus Netuno (William Gudgeon); resgatam a sacerdotisa Medea (Nancy Kovack) de um naufrágio; entre muitas outras aventuras. Quanto mais Jasão se aproxima da conquista do Velo de Ouro, mais os perigos aumentam...


8) CONFIDÊNCIAS À MEIA NOITE

Essa divertidíssima comédia romântica é vencedora do Oscar® de melhor roteiro, e foi indicada a mais 4 Oscars® e 3 Globos de Ouro® - incluindo Melhor Atriz. Com visual e músicas que marcaram para sempre a década de 50 e a carreira da atriz Doris Day, o filme conta a história de Jan Morrow (Day), uma decoradora muito bem de vida e Brad Allen (Rock Hudson), um compositor que já teve alguns sucessos na Broadway – mas, sobretudo, é um sedutor.

Os dois são obrigados a compartilhar uma linha telefônica, e Jan fica bastante irritada com o tempo com que Brad gasta conversando com sua extensa lista de namoradas. Mas sem saber, ela o conhece em um restaurante, onde ele finge ser outra pessoa para poder conquistá-la, e começa a sair com ele.


9) AS 7 FACES DO DR. LAO

Chinês gentil e idoso (possui 7322 anos), Dr. Lao (Tony Randall) chega em Abalone, Arizona, com seu circo, que tem atrações inigualáveis: o Abominável Homem das Neves, Merlin, Medusa, Pan, Apolônio de Tiana e outros seres fantásticos. Ele constata rapidamente que a cidade é dominada por um rico rancheiro, Clint Stark (Arthur O’Connell), que alega que em 6 meses não haverá água na cidade, pois o aqueduto está quase inutilizado e o conserto seria de US$ 237 mil. Assim Stark propõe comprar toda a cidade e só Ed Cunningham (John Ericson), o dono do jornal local, se opõe à ideia. Mas em poucos dias o Dr. Lao irá alterar a vida dos moradores de Abalone.

Indicado ao Oscar® de Melhores Efeitos Especiais, este filme recebeu um Oscar Especial pelas incríveis maquiagens produzidas por William Tuttle para compor todos os personagens interpretados pelo ator Tony Randall.


10) VIVA ZAPATA!

"Viva Zapata!" é uma cinebiografia que conta a verdadeira história do líder guerrilheiro Emiliano Zapata (Marlon Brando). Zapata é um bem nascido, porém pobre, mestiço mexicano do Estado de Morelos, que vai à Cidade do México com outros aldeões queixar-se que suas terras férteis foram tomadas por um latifundiário. Ele põe-se em perigo ao expressar sua insatisfação com as respostas do Presidente Diaz (Fay Rompe). Após libertar um prisioneiro de uma milícia local, torna-se um fora-da-lei. Incentivado por Fernando Aguirre (Joseph Wiseman), um intelectual, Zapata alia-se contra Diaz, e com a ajuda de seu irmão Eufemio (Anthony Quinn), torna-se um líder na rebelião contra o presidente e toda a corja de corruptos dispostos a tomar o poder.

Obra prima, como todas acima.

Tecnologia do Blogger.