google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

KEN RUSSELL - 10 FILMES ESSENCIAIS


Começou a se interessar em trabalhar no cinema quando, ainda criança, ia frequentemente assistir filmes com a mãe após o término das aulas.  Trabalhou como fotógrafo, dançarino e até mesmo serviu no exército antes de se estabelecer como diretor.  Seu filme favorito era O Atalante (1934), de Jean Vigo.  Foi dublador de Orson Welles na Inglaterra no início da carreira. Em seus filmes costuma usar imagens de trens, cobras, batismos, montanhas e incêndios.  Nos anos 70 Stanley Kubrick entrou em contato com Ken Russell para saber onde eram as locações por ele usadas em seus filmes. Kubrick as usou para rodar Barry Lyndon (1975). 
Tentou por duas vezes trabalhar com Barbra Streisand em um filme. A primeira foi nos anos 70, em uma cinebiografia de Sarah Bernhardt, e a segunda nos anos 80, em uma versão do musical Evita. Ambos os projetos não saíram do papel. Durante os testes para Evita ficou tão impressionado com Liza Minelli que disse que não faria o filme se ela não fosse a protagonista. Os produtores queriam Elaine Paige para o papel, o que gerou um impasse que fez com que o filme não saísse naquela época.   Faleceu por causas naturais, em 27 de novembro de 2011.
Abaixo, seus 10 filmes essenciais:


A história é sobre Angus Flint [Peter Calfoldi] , arqueólogo, que escavando em uma propriedade rural descobre moedas romanas e o crânio de um estranho animal . Mais tarde toma conhecimento da lenda local que relata como um descendente da família D'Ampton matou um dragão ou verme branco , partindo-o ao meio . Ao mesmo tempo o relógio do pai das irmãs Trent , desaparecido juntamente com sua esposa, é descoberto no interior de uma caverna semelhante ao covil do dragão (verme) de D'Ampton . Neste momento surge no povoado a figura sensual e provocadora de Lady Sylvia Marsh e logo as coisas começam a ficar complicadas e perigosas .


Em 1816, o poeta Percy Sheller, visita seu amigo Lord Byron, também poeta, que vive auto exilado na Suíça. Shelley leva consigo sua mulher Mary Godwin e a cunhada Claire. Byron incita os visitantes cultos a experimentarem a imaginação, estimulada por histórias de horror, a prática do amor livre e cultos que desafiam as amarras religiosas e os maiores temores de cada um. Gothic é um sedutor e fascinante estudo sobre a criação de dois grandes mitos da cultura popular: o vampiro e o Frankenstein.


Bobby Grady (John Laughlin) aceita um trabalho de vigilância por conta de um industrial de moda. Este suspeita que uma das suas estilistas, Joanna Crane (Kathleen Turner), anda vendendo os seus desenhos à concorrência. Bobby passa então a vigiar Joanna — uma bela e reservada mulher que, para sua total surpresa, todas as noites se transforma em China Blue, uma prostituta de rua. Bobby segue fascinado as alucinantes noites sexuais de China Blue — aliás, de Joanna — até que ele próprio compra os seus serviços. Entre China Blue e Bobby estabelece-se uma relação complexa que poderá alterar as suas vidas.


O Cientista Eddie Jessup (William Hurt) acredita que outros estados de consciência, são tão reais quanto a vida que conhecemos. Para tentar provar sua teoria, ele realiza experiências cada vez mais perigosas, até o momento em que escapam ao seu controle. Daí em diante... tudo pode acontecer. Dirigido por Ken Russel, Viagens Alucinantes atravessa o horror, a fantasia, a sátira e a farsa, criando uma obra perturbadora que marca a estréia de William Hurt em uma brilhante atuação.


Durante a 2ª Guerra Mundial o capitão Walker (Robert Powell), um piloto, é dado como morto, mas quando ele retorna encontra Nora (Ann-Magret), sua mulher, com Frank (Oliver Reed), seu amante. Walker é morto por Frank e, ao presenciar o assassinato de seu pai, Tommy (Roger Daltrey) recebe a ordem de Nora e Frank de nada dizer acerca do ocorrido. Assim ele se torna uma criança cega, surda e muda, mas seu problema é de natureza psicológica. Com o tempo torna-se um campeão de fliperama e, mais tarde, ídolo pop.


O filme retrata a Liszt (Daltrey) como a primeira estrela de rock (tem fanáticos, escândalos e groupies). Começa quando depois de um recital, recebe o convite da princesa Caroline de San Petersburgo (Kestelman), e inicia uma relação com a mesma, deixando atrás a seu amante Marie d´Agout e a seus filhos. Depois de que o Papa (Starr) impede o novo casal, Liszt se converte em Abad, e recebe uma missão: exorcisar a seu amigo e ao esposo de sua filha Cosima, Richard Wagner (Nicholas).


Ambientado durante o violento regime católico que tomava conta da França nos idos de 1631, parte da suposta possessão de uma madre-superiora (Vanessa Redgrave no papel de Sister Jeanne) cujas fantasias sexuais com o mais proeminente padre do vilarejo de Loudon (Urbain Grandier, interpretado por um surpreendente Oliver Reed) resulta num dos mais sangrentos episódios daquela era. Grandier tem suas escapadelas aproveitadas como “conspiração diabólica” pelos invejosos do seu prestígio, vindo a ser preso, torturado e finalmente queimado após terríveis acusações de heresia por parte da Santa Inquisição.


Polly Browne (Twiggy) é a assistente do gerente de palco de uma pequena companhia teatral. Certa noite, ela é forçada a substituir Rita (Glenda Jackson), a atriz principal da peça, em uma apresentação que conta com o iluste diretor de Hollywood Cecil B. De Thrill (Vladek Sheybal) na platéia à procura de talentos para a sua nova produção. Além dessa pressão, Polly também se apaixona por Tony (Christopher Gable), o protagonista da peça.

Inseguro emocionalmente e depressivo, o professor de piano Peter Ilych Tchaikovsky (Richard Chamberlain) batalha para que sua música seja aceita e tenta superar os seus impulsos homossexuais. O apoio de uma rica viúva lhe dá o suporte artístico que ele precisa, porém, ao escolher se casar, ele tem uma noiva uma ninfomaníaca, a quem não consegue satisfazer sexualmente.


 A história se passa na Inglaterra do pós-1ª Guerra e se centra em torno de quatro personagens: as irmãs Gudrun (Glenda Jackson) e Ursula (Jennie Linden), o industrial Gerald (Oliver Reed) e seu amigo Rupert (Alan Bates). O durão Gerald inicia um romance com a liberada Gudrun, mas a falta de sintonia entre a sensibilidade de ambos e a competição de suas personalidades possessivas torna o relacionamento um fracasso. Já Rupert, embora mantenha desejos (não tão) ocultos pelo amigo, envolve-se com Ursula, que ele crê amar; mas a união heterossexual, mesmo feliz, não lhe é suficiente.
Tecnologia do Blogger.