google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 FILMES SOBRE PERDA DE MEMÓRIA QUE PRECISAM ASSISTIR


Perder a memória no cinema é mais comum que eu imaginava. Ao buscar títulos para o post, acabei descobrindo muitos. E por conta disto, resolvi fazer uma lista de indicações bem eclética, com clássicos, comédias, animação, suspenses, ação e até mesmo horror.

Boa sessão:

Ao final da primeira Guerra Mundial, o ex-combatente Charles Rainier (Ronald Colman )permanece com amnésia. Sem identidade e longe dos familiares, o soldado vaga pelas ruas até chegar a um clube noturno, onde se apaixona pela atriz Paula Ridgeway (Greer Garson). Eles se casam e vivem uma vida humilde e feliz. Um dia o ex-combatente descobre que tem talento para escrever. Enquanto está em Liverpool para vender uma de suas histórias, Charles é atropelado. Ele recobra a memória e esquece da outra vida que levava com Paula. Para poder ficar ao lado de Charles, Paula fica como sua secretária sem poder revelar nada sobre a sua outra identidade o que poderia lhe causar um choque fatal.




  • O filme é o segundo dos três que o diretor LeRoy fez em seguida com Greer Garson, a queridinha de Louis B. Mayer (os outros são Blossoms in the Dust, 1941, e Madame Curie, 1943). Todos os três foram indicados ao Oscar de Melhor Filme, mas este lhe deu sua única indicação de Melhor Diretor. Ao todo, a produção foi indicada em sete categorias.
  • O roteiro baseia-se no romance homônimo de James Hilton, publicado no ano anterior. Apesar de contar uma história sobre amnésia bastante improvável, Random Harvest foi um dos maiores sucessos da MGM em 1942 e um dos maiores da história do estúdio.
  • Grande entretenimento, o filme recolocou Colman no topo do estrelato e sedimentou o reinado de Garson na MGM. Ambos deram o máximo de si, tanto que Ken Wlaschin considera Random Harvest um dos melhores momentos de suas carreiras.

Após retornar como herói da Guerra da Coréia, Raymond Shaw (Laurence Harvey) e seu pelotão não conseguem se lembrar direito o que aconteceu para ele ter recebido tal condecoração. Bennett Marco (Frank Sinatra) e um outro soldado, que faziam parte do pelotão, começam a ter pesadelos horríveis sobre alguns acontecimentos vividos durante a guerra. Marco então pesquisa sobre a vida atual de Shaw, e descobre que segredos horríveis podem estar guardados sob a memória perdida, inclusive de que Shaw pode estar sendo manipulado pelos seus inimigos através de uma perigosa lavagem cerebral.





  • Ainda antes do início das filmagens, Frank Sinatra tentou fazer com que a atriz Lucille Ball fosse contratada para interpretar a personagem Sra. Iselin, papel que acabou ficando com Angela Lansbury.
  • Apesar de no filme interpretar a mãe do personagem de Laurence Harvey, a atriz Angela Lansbury é apenas 3 anos mais velha que ele.
  • Durante as filmagens de Sob o Domínio do Mal, Frank Sinatra chegou a quebrar um dos dedos da mão, ao realizar a cena de luta com o ator Henry Silva.
  • Em vários momentos do filme aparecem referências ao presidente americano Abraham Lincoln, em alusão ao seu assassinato.
  • Refilmado como Sob o Domínio do Mal (2004).

Em Nova York, durante um blecaute, David Stillwell (Gregory Peck) está confuso ao descer os degraus de um arranha-céu, pois tem dúvidas sobre quem ele é e o que faz. Stillwell sabe que muitas das pessoas no edifício se familiarizam com ele e que ele está de alguma forma unido à morte de Charles Calvin (Walter Abel), o rico filantropo que caiu do 27º andar. Deste ponto em diante todos que Stillwell encontra estão conectados com a morte de Calvin ou de algum modo ameaça o bem-estar de Stillwell. Quando ele procura a ajuda de um psiquiatra e de Ted Caselle (Walter Matthau), um detetive particular, Stillwell relata que não sabe quem é e que há um vazio de 2 anos na sua vida. Os dois reagem de modo diverso, pois enquanto Caselle tenta ajudá-lo o médico o expulsa do consultório, dizendo que não há nenhum caso de amnésia que dure 2 anos e acusando Stillwell de ser um farsante.



  •  Refilmado como A Noite Convida o Crime (1968).

Após maltratar um rude marceneiro, uma milionária esnobe cai de seu iate e acaba perdendo a memória. O sujeito, ao perceber a amnésia da patroa, busca se vingar tentando convencê-la de que é seu marido. Agora, ela vai viver totalmente afastada do luxo, passando maus bocados com os quatro filhos dele.

A trama se centra no protagonista Harry Angel, um detetive particular, que é contratado por uma firma de advogados para atender a um cliente especial: o misterioso Louis Cyphre. A missão: descobrir o paradeiro de um cantor de guerra conhecido como Johnny Favorite, mas que o verdadeiro sobrenome é Liebling. O artista deve algo a Louis Cyphre e está desaparecido. Cabe a Angel seguir os seus passos para tentar entender o que aconteceu. Porém, a cada passo que ele dá, o caso fica mais confuso e mortes estranhas vão acontecendo. 




  • Baseado no livro "Coração Satânico" de William Hjortsberg.
  • O ator Marlon Brando foi considerado para interpretar Louis Cyphre.
  • O diretor Alan Parker ofereceu o personagem Harry Angel para Al Pacino, Jack Nicholson e para o próprio Robert De Niro antes de escalar Mickey Rourke.
  • O diretor Alan Parker afirmou que a performance de Robert De Niro era tão realística que deixou o ator dirigir a si mesmo em suas cenas.
  • Durante os créditos de Coração Satânico, há uma cena que mostra o personagem de Mickey Rourke indo até o inferno de elevador.

Em 1949, Margaret Strauss (Emma Thompson), a esposa de Roman Strauss (Kenneth Branagh), um compositor europeu, é assassinada. O marido é considerado culpado pelo crime e é condenado à morte. Quarenta anos depois, Grace (Emma Thompson), uma mulher assustada com amnésia e sem proferir uma palavra, tem sonhos que a remetem para a época do assassinato. É quando Gray Baker (Kenneth Branagh), um detetive, fica intrigado com algumas perguntas que ficaram sem respostas e começa a tentar entender quem é esta mulher e que mistério envolve sua vida. Mas quando ela é hipnotizada e começa a retroceder no tempo, a verdade passa a ser algo muito perigoso.

Um homem leva um tiro na cabeça. O filme retrocede: a bala volta ao revólver, a cabeça da vítima se refaz, a pessoa com a arma na mão ainda não é apenas um assassino, e sim um homem determinado a vingar a morte de sua esposa. Assim começa Amnésia, a história de Leonard (Guy Pearce), um rapaz que perde a memória depois que sua mulher é assassinada. Suas lembranças se restringem a um curto espaço de tempo. Para descobrir o assassino, ele recorre a anotações em papéis, a tatuagens em seu corpo e fotos Polaroid. Com a ajuda da misteriosa Natalie (Carrie-Anne Moss), Leonard irá descobrir verdades terríveis sobre sua identidade e sobre o assassinato.

Em plena década de 50, Peter Appleton (Jim Carrey) é um jovem e ambicioso roteirista de cinema que se torna, por engano, alvo do macarthismo. Acusado de seguir a doutrina comunista, ele perde seu emprego e acaba sofrendo um acidente em que seu carro cai em um rio. Sem memória e levado pela correnteza para perto de uma pequena cidade do interior da Califórnia, ele acaba sendo confundido com Luke Trimble, o filho do dono da sala de cinema local, que desapareceu em meio a 2ª Guerra Mundial. Após assumir a identidade de Trimble, ele então redescobre a magia do cinema ao iniciar a reforma da sala e prepará-la para sua reestreia.

Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.



  • Esse clássico de David Lynch voltou a ficar em cartaz nos cinemas em 2 de novembro de 2017.
  • Esta é a primeira vez que o diretor David Lynch e as atrizes Naomi Watts e Laura Harring trabalham juntos. O posterior foi Império dos Sonhos (2001).
  • Rebekah del Rio conheceu David Lynch pela primeira vez quando um agente a levou para um studio de gravação, onde, por coincidência, o cineasta estava.
  • A cena em que Adam Kesher quebra o pára-brisa do carro dos produtores no clube de golfe é uma referência ao incidente em que Jack Nicholson fez o mesmo, só que em 1994.
  • David Lynch escreveu a ideia básica para o filme nos anos 1990. Na época, o cineasta tinha em mente fazer um spin-off de Twin Peaks (1990).

Após ficar à beira da morte, por ter sido baleado, um desconhecido (Matt Damon) acorda sem memória em uma costa do Mar Mediterrâneo. Ele consegue se recuperar, com a ajuda de um médico aposentado, mas tem como única pista de sua identidade um chip que estava implantado em seu quadril, onde estava gravado o número da conta de um banco de Zurique, na Suíça. No cofre deste banco suíço ele descobre que se chama Jason Bourne e que mora em Paris, mas também acha alguns passaportes falsos (com sua fotografia, mas cada um com um nome diferente), uma arma e uma grande quantia em dinheiro. No entanto logo é perseguido, sem entender por qual razão, e demonstra possuir diversas habilidades em autodefesa e luta, além de saber vários idiomas. Ele oferece US$ 20 mil para Marie Helena Kreutz (Franka Potente), que está dificuldades financeiras, para levá-lo até Paris. Após relutar ela concorda, pois precisa do dinheiro. Mas eles não poderiam imaginar o que o futuro lhes reservava.

Todo dia um homem visita uma senhora com sérios problemas de saúde que prejudicaram irreversivelmente sua memória. Em cada uma destas visitas, ele lê para ela um capítulo de uma linda história de amor, que começa assim: "Noah era um jovem operário numa pequena cidade. Allie era uma garota rica e culta da capital. Eles se conheceram num parque de diversões e, apaixonados, viveram o mais intenso verão de suas vidas. Porém, por imposição da família de Allie, o jovem casal teve que se separar. Veio a 2ª Guerra Mundial e Allie conheceu um soldado de família tradicional que a pediu em casamento. Sete anos mais tarde, às vésperas de seu casamento, Allie reencontra Noah e tudo vem à tona outra vez, colocando a jovem em um terrível dilema, com o coração dividido entre seu primeiro amor e o belo rapaz que pode lhe oferecer a vida tranquila que sua família sempre sonhou."





  • Justin Timberlake e Tom Cruise estiveram cotados para o papel de Noah antes de Nick Cassavetes assumir a direção. Ryan Gosling foi a primeira e única escolha do cineasta.
  • Ashley Judd, Reese Witherspoon e Britney Spears foram sondadas para o papel de Allie, que acabou com Rachel McAdams.
  • Gosling se mudou para Charleston, na Carolina do Sul, para se preparar para o papel. A mesa da cozinha que aparece no filme foi construída pelo ator.
  • Ryan Gosling e Rachel McAdams iniciaram um relacionamento durante as filmagens do longa e ficaram juntos por mais de três anos.
  • Gena Rowlands, que interpreta Allie mais velha, é mãe do diretor Nick Cassavetes.
  • As filmagens aconteceram na cidades de Los Angeles, Charleston, Mount Pleasant e Edisto Island, nos Estados Unidos, e Montreal, no Canadá.
Henry Roth (Adam Sandler) é um veterinário paquerador, que vive no Havaí e é famoso pelo grande número de turistas que conquista. Seu novo alvo é Lucy Whitmore (Drew Barrymore), que mora no local e por quem Henry se apaixona perdidamente. Porém há um problema: Lucy sofre de falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela rapidamente se esqueça de fatos que acabaram de acontecer. Com isso Henry é obrigado a conquistá-la, dia após dia, para ficar ao seu lado.



  • Originalmente, o título do filme seria "50 First Kisses", mas foi alterado por conta da semelhança com o filme Nunca Fui Beijada (1998), estrelado por Drew Barrymore.
  • Diretor Cotado
  • Jay Roach esteve cotado para dirigir Como Se Fosse a Primeira Vez.
  • No roteiro original do filme os personagens viviam em Seattle, posteriormente foi alterado para o Havaí.
  • O livro que a personagem Lucy está lendo no café da manhã é "Still Life With Woodpecker - A Sort Of A Love Story" de Tom Robbins, uma história de amor no Havaí.
  • Spoiler
  • Durante o longa é revelado o final do filme O Sexto Sentido.
Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.


  • O diretor Michel Gondry teve a ideia de fazer um filme como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças após seu amigo artista plástico Pierre Bismuth sugerir a história de um personagem que encontra um cartão no caixa de correio com a mensagem "alguém que você conhece apagou você da memória".
  • O título do filme foi retirado do poema "Eloisa to Abelard", de autoria de Alexander Pope. O mesmo poema já havia sido usado pelo roteirista Charlie Kaufman em Quero ser John Malkovich (1999).

1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.






  • Os filmes de zumbi produzidos por Val Lewton na década de 1940 serviram de inspiração para Martin Scorsese criar o clima de Ilha do Medo.
  • Inicialmente o diretor seria Wolfgang Petersen, que tinha feito diversas modificações no livro de Dennis Lehane para que o filme se tornasse um blockbuster de ação.
  • Quando a Paramount Pictures passou a trabalhar em Ilha do Medo, a intenção era que David Fincher fosse o diretor e Brad Pitt o protagonista. Entretanto ambos deixaram o projeto devido a outros compromissos.
  • Para dar uma ideia de como o filme seria estilisticamente, Martin Scorsese passou Fuga do Passado e Um Corpo Que Cai (Vertigo) para todo o elenco e equipe.
  • Em sua primeira semana, Ilha do Medo faturou US$40.2 milhões nas bilheterias estadunidenses. Foi financeiramente, a melhor estreia de um filme de Martin Scorsese em todos os tempos. O longa faturou US$ 293 em todo o mundo, um recorde para a carreira do diretor.

Um ano depois dos eventos do primeiro filme, Dory começa a ter sonhos fragmentados e flashbacks de sua vida antes de conhecer Marlin e Nemo, particularmente seus pais. Depois de ouvir uma palestra do Tio Raia sobre a migração, em que animais marinhos usam o instinto de voltar para casa, as memórias de Dory são acionadas e ela tem a súbita vontade de encontrar seus pais, apenas vagamente lembrando que viviam na "Jóia de Morro Bay, Califórnia ". Marlin é relutante em permitir que Dory que viaje através do oceano, mas com a incitação de Nemo e lembrando a dor que ele sentiu quase perdendo Nemo, ele relutantemente concorda em acompanhar Dory.


Tecnologia do Blogger.