google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 PRODUÇÕES DOS ANOS 60 NO ESTILO DOS FILMES JAMES BOND


James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953.O personagem foi apresentado ao público em livros de bolso na década de 1950, com o romance Casino Royale, tornando-se um sucesso de venda e popularidade entre os britânicos e, logo a seguir, entre os países de língua inglesa. Na década seguinte, os livros viraram uma grande franquia no cinema, a mais duradora e bem sucedida financeiramente, que começou com O Satânico Dr. No, em 1962.

E como tal, influenciou muito o gênero no cinema e na Tv. Então, preparei uma lista com dicas de produções que se assemelham ao personagem (não necessariamente copiam, pois algumas foram feitas antes). E a lista contém somente filmes dos anos 60 por que foi a década que James Bond se apresentou ao mundo...

Confiram...


Os Vingadores surgiu com a ideia de abordar as aventuras do Dr. David Keel, que resolve entrar no mundo da espionagem por vingança, daí o nome da série. O ator Ian Hendry, vindo da série Police Surgeon, foi o escolhido para estrelar o programa. Quando a primeira temporada teve uma interrupção por greve, Ian Hendry resolveu sair da produção, deixando para Patrick Macnee (John Steed) o papel principal, que foi associado a uma sucessão de assistentes. As mais famosas eram mulheres elegantes como Cathy Gale (Honor Blackman), Venus Smith (Julie Stevens), Emma Peel (Diana Rigg) e mais tarde Tara King (Linda Thorson). A série foi transmitida de 1961 a 1969. O primeiro episódio, "Hot Snow", foi transmitido em 7 de janeiro de 1961. O episódio final, "Bizarre", foi transmitido em 21 de maio de 1969.


  • The Avengers foi produzido pela Associated British Corporation (ABC), uma cadeia dentro da rede ITV. Após uma fusão em julho de 1968, o ABC tornou-se a Thames Television, que continuou a produção da série, embora ainda fosse transmitida sob o nome ABC. Em 1969, os Vingadores foram transmitidos em mais de 90 países.
  • Foi feito uma sequencia, entre 1976 e 1977 chamada "The New Avengers", com Patrick Macnee retornando como John Steed e ladeado por Purdey (Joanna Lumley) e Mike Gambit (Gareth Hunt). Em 1998 foi feito um filme com as personagens Emma Peel e John Steed interpretadas por Uma Thurman e Ralph Fiennes.


Um agente americano desaparece depois de uma missão de reconhecimento na Córsega. O Serviço secreto envia um agente de codinome OSS 117 para investigar. Ao contrário do que alguns sites alardeiam, este não é o primeiro filme da série, mas o segundo, ainda que a maioria tenha sido feita mesmo nos aos 60.



  • OSS 117 é o codinome de Hubert Bonisseur de La Bath , um agente secreto fictício. Bonisseur é descrito como sendo um coronel americano da Louisiana de ascendência francesa. Após o serviço no Escritório de Serviços Estratégicos (OSS), de La Bath trabalhou para a Agência Central de Inteligência (CIA) e depois para o Conselho de Segurança Nacional (NSC).
  • O primeiro teve o nome de : O agente secreto OSS  117 não está morto (1956)
  • E na sequência do citado acima, seguiram: Pânico em Bangkok (1964), O Agente OSS 117 (1965), OSS 117: Terror em Tokyo (1966), Assassinos de aluguel (1968), Verão de fogo (1970), OSS 117 : O assassinato no elevado (1971).
  • E já nos anos 2000, o grande  Michel Hazanavicius levou às telas duas novas aventuras: Agente 117: Uma Aventura no Cairo (2006), Agente 117: Rio Não Responde Mais (2009).


A série acompanha as aventuras de dois agentes da U.N.C.L.E. (Rede de Comandos Unidos de Lei e Aplicação), uma agência de espionagem fictícia. São eles: o americano e criativo Napoleon Solo (Robert Vaughn) e o enigmático agente soviético IllyaKuryakin (David McCallum).Os dois são supervisionados pelo britânico Alexander Waverly (Leo G. Carroll) e lutam contra a organização criminosa THRUSH. Na quarta temporada Lisa Rogers, protagonizada por (Barbara Moore se une ao elenco como uma presença feminina na quarta temporada.



  • O Agente da U.N.C.L.E. era uma série de TV norte-americana que foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC, entre 22 de setembro de 1964 a 15 de janeiro de 1968, num total de 105 episódios, de 60 minutos cada, em 4 temporadas.  
  • A esta organização deu o nome de UNCLE, a princípio uma sigla sem sentido, mas que fazia referência ao Tio Sam (Uncle Sam). U.N.C.L.E. era abreviatura de "United Network Command for Law en Enforcement". A série, que contou com a colaboração de Ian Fleming, nos primeiros episódios, ironizava os romances de espiões, então em moda, com recursos e instrumentos mirabolantes, caracterizava-se pelo recrutamento de pessoas comuns para cada missão como forma de fazer com que a audiência se identificasse com as histórias.


Um Renomado Cientista é sequestrado de um trem em Londres, seu guarda-costas morto. O Governo britânico envia Harry Palmer para descobrir o paradeiro do cientista e o por que de sua captura, o mesmo não sabe que esta preste a descobrir uma grande conspiração.



  • Ipcress é, na verdade, um acrônimo para Induction of Psycho-neuroses by Conditioned Reflex under strESS. Ele foi aclamado pela crítica e ganhou um prêmio BAFTA de melhor filme britânico. Em 1999, ele foi incluído na 59ª colocação da lista do Instituto Britânico de Cinema dos 100 melhores filmes britânicos do século 20. O filme faz parte da lista dos 1000 melhores filmes de todos os tempos do The New York Times.
  • Harry Palmer é o protagonista de vários filmes baseados no personagem principal dos romances de espionagem escritos por Len Deighton . Michael Caine interpretou Harry Palmer em três dos quatro filmes baseados nos quatro romances publicados com esse personagem. Caine também atuou em outros dois outros filmes não baseados diretamente nos romances de Deighton e feitos para a Tv 3 décadas depois.
  • Os filmes são: Funeral em Berlim (1966), O Cérebro de um Bilhão de Dólares (1967), Expresso Para Pequim (1995), Meia-Noite em Moscou (1996) .E "A história de um espião" (1976) com o ator  Michael Petrovitch.


Modesty Blaise (Monica Vitti) é uma extravagante agente secreta que está servindo ao governo britânico como isca para impedir um roubo de diamantes. Os federais bem que a tentam passar para trás, mas a bela é precavida e chama seu parceiro Willie Garvin (Terence Stamp) para despistá-los. Enquanto isso, em sua ilha particular, Gabriel (Dirk Bogarde), o ladrão de diamantes traça seus próprios planos para Blaise e Garvin.


Quando uma organização criminosa mundial quer ter poder sobre o clima e atividades tectônicas, o agente secreto Derek Flint (James Coburn) aceita o trabalho de impedir que o grupo atinja seus objetivos. Enquanto ele estuda como atuará para impedir os criminosos ele quase não consegue escapar de uma tentativa de assassinato, mas o comandante da agência de espionagem chamado Cramden (Lee J. Cobb), é quase mortalmente ferido.



  • O filme teve uma continuação no ano seguinte, chamado Flint: perigo supremo e 10 anos depois, um terceiro filme chamado Flint: na mira do crime,  feito para a TV, que nada mais era que o piloto de série não aprovada.


A trama de “Missão: Impossível” girava em torno de um grupo de agentes particulares recrutado para realizar missões as quais a CIA e o FBI, ou outros órgãos do governo, não poderiam se envolver. Inicialmente, a equipe era composta por Albert Ney, especialista em comércio; Jack Smith, um playboy; Barney Collier, formado em engenharia química, matemática e microssistemas; Willy Armitage, um homem extremamente forte; Terry Targo, assassino profissional; e Martin Land, um mágico, ladrão, especialista em disfarces, capaz de falar 15 idiomas. O grupo era comandado por David Briggs, especialista em psicologia. Recebendo suas ordens em mensagens pré-gravadas, o grupo realizava qualquer tipo de tarefa que lhe fosse incumbida, sem seguir padrões morais ou sofrer crises de consciência.



  • Foi para o ar de 1966 até 1973 pela rede CBS. Entre 1988 e 1990, a Paramount produziu uma nova versão de “Missão: Impossível”, também estrelada por Peter Graves, interpretando Jim Phelps.
  • Nos cinemas, a série faz grande sucesso, desde Missão: Impossível (1996) , com Tom Cruise no papel principal..Atualmente, está no sexto título e aparentemente, sem previsão de terminar.


O agente secreto Matt Helm está aposentado de suas missões pela ICE e curte a vida ao lado de sua assistente sensual, Lovey Kravezit, como fotógrafo de beldades, mas o chefe da agencia de espiões Mr MacDonald, tem uma missão urgente para ele, uma vez que o gênio do mal, Tung-Tzé, a frente da organização criminosa BIG O, planeja jogar uma bomba atômica no Novo México e desencadear uma guerra nuclear entre as potências do mundo. Para evitar o desastre, Matt Helm irá contar com suas armas e apetrechos especiais de espião, além da ajuda de duas agentes, uma do tipo fatal, "Tina" e outra, a desastrada, graciosa e amalucada Gail Hendricks.


  • Seguido por: "Matt Helm Contra o Mundo do Crime" (1966), "Emboscada para Matt Helm" (1967), "Arma Secreta contra Matt Helm" (1968).


O sindicato do crime Thanatos está determinado a dominar o mundo, usando um gerador de ondas magnéticas que fará com que todas as máquinas feitas de de metal parem de funcionar aos poucos. Porém, o conhecido agente britânico normalmente designado para tais tarefas não está disponível, então seu irmão civil, Neil, é contratado para ajudar. Neil, interpretado por Neil Connery , é um cirurgião conhecido mundialmente, hipnotizador, leitor de lábios, que resulta ter as habilidades necessárias para frustrar os planos de Thanatos.


Este filme de espionagem dos anos 60 é uma das mais interessantes inspirações nascidas dos filmes de James Bond. O inteligente e sagaz humor britânico complementa as ótimas cenas de ação quando o detetive Hugh Drummond (Richard Johnson) passa a perseguir duas das maiores e mais belas assassinas de Londres até as mais belas praias do Mediterrâneo, seguindo as pistas de mortes muito suspeitas.



  • O agente secreto Capitão Hugh Drummond, criado por Herman Cyril McNeile (1888-1937) sob o pseudônimo de Sapper. Filmes:  Bulldog Drummond (1923) com Carlyle Blackwell.  Bulldog’s Drummond Third Round (1925) com Jack Buchanan. Amante de Emoções / Bulldog Drummond com Ronald Colman (1929). Temple Tower (1930) com Kenneth MacKenna. The Return of Bulldog Drummond (1934) com Ralph Richardson. A Volta de Bulldog Drummond / Bullddog Drummond Strikes Back com Ronald Colman. 1937 – Evasão de Bulldog Drummond / Bulldog Drummond Escapes (1937) com Ray Milland. Bulldog Drummond Reaparece / Bulldog Drummond Comes Back (1937). A Vingança de Bulldog Drummond / Bulldog’s Drummond Revenge (1937). Bulldog Drummond em Perigo / Bulldog’s Drummond Peril (1938). Bulldog Drummond na África / Bulldog Drummond in Africa (1938). Rende-te Drummond! / Arrest Bulldog Drummond (1938). O Tesouro de Bulldog Drummond / Bulldog’s Secret Police (1939). O Casamento de Bulldog Drummond / Bulldog’s Drummond Bride (1939), todos com John Howard. Bulldog Drummond Detetive / Bulldog Drummond at Bay (1947). Bulldog Drummond Ataca / Bulldog Drummond Strikes Back, ambos com Ron Randell (1947). O Desafio / The Challenge (1948). 13 Soldadinhos de Chumbo / 13 Lead Soldiers, ambos com Tom Conway. Londres a Meia-Noite / Calling Bulldog Drummond (1951) com Walter Pidgeon. Bulldog Drummond (1952) com Robert Beatty. 
  • Este, tratado no post, teve uma continuação em 1969 chamada "Some Girls Do", com o mesmo Richard Johnson.


Tecnologia do Blogger.