google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

FILMES SIMILARES LANÇADOS NA MESMA ÉPOCA

filmes-similares-lancados-na-mesma-epoca

Afinal, porque saem filmes muito parecidos, às vezes até no mesmo ano? Coincidência ou oportunismo? Recentemente vimos o filmaço Livro da Selva, do diretor Jon Favreau. Pouco depois entrou em produção... Livro da Selva, agora dirigido por Andy Serkis. Porque os estúdios acham que faz sentido lançar um filme parecido com outro?

No final da década de 80, quando vazou a informação de que James Cameron estava fazendo um filme sobre monstros submarinos ("O Segredo do Abismo"), Sean S. Cunningham e George Pan Cosmatos trataram de copiar o tema - Cosmatos fez "Leviathan" e Cunningham, "Abismo do Terror". 

Quem não se lembra de assistir Inferno de Dante e Volcano nos cinemas? Temas incomuns, mas que saíram no mesmo ano. Um dos casos mais marcantes foi Armageddon e Impacto profundo, dois casos de meteoros vindo destruir a Terra, mas com abordagens bem diferentes. São muitos exemplos. Até mesmo Priscilla, A Rainha do Deserto (1994) foi seguido por Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! Julie Newmar (1995), com grandes astros em papéis de drag queens.

Abaixo, relembre casos de filmes parecidos lançados em datas próximas.


Quem levou a melhor? Top Gun foi um sucesso arrebatador de bilheteria, enquanto Águia de aço foi um filme muito bem visto na era VHS. 


Quem levou a melhor? K-9 se tornou mais cult que o filme de Hanks, ainda que eles se equiparem em qualidade. Mas o carinho por K-9 é maior.


Quem levou a melhor? Os ótimos Leviathan e Abismo de terror foram fitas vendidas para seguir o rastro do sucesso do grande filme de James Cameron. No final, todos ganhamos.


Quem levou a melhor? Ghost, por ter sido premiado com Óscar e ter uma dupla central mais popular. Eu particularmente, prefiro o filme de Spielberg.


Quem levou a melhor? O Robin Hood de Kevin Costner foi um autêntico cinema espetáculo enquanto o outro seguiu o caminho intimista. O príncipe ganhou o mundo enquanto o herói ficou esquecido, o que é uma pena.


Quem levou a melhor? Deu empate, ainda que Tombstone seja mais falado hoje. Wyatt Earp foi feito para ser o filme do Oscar, o que não aconteceu. Neste sentido, Tombstone fez mais sucesso, ainda que eu ame os dois.


Quem levou a melhor? O sucesso do Titanic de 97 foi tão estrondoso, que fazia as pessoas buscarem pelo filme nas locadoras como loucos. Foi um recorde de vendas de VHS para o consumidor final. Não poderia deixar de ter um filme similar forçando o erro não é? Vários desavisados alugavam um pensando que era outro.


Quem levou a melhor? Mais uma vez, a disputa de escalas: Volcano era em maior escala, afinal o Vulcão era no centro de Los Angeles enquanto o outro era em uma cidade no canto da beirada. Ambos filmes são ótimos, mas Inferno de Dante ganhou mais fama ao longo dos anos. 


Quem levou a melhor? Duas obras primas do cinema de guerra. Uma reflexiva. A outra, mostrando o conflito de forma visceral. São os dois melhores filmes do ano. Só não foi para Academia de Artes Cênicas, que comprada por Harvey Weinstein, deu o prêmio a Shakespeare Apaixonado.


Quem se deu melhor? Em números Armagedon. O filme Impacto profundo é melhor, mas o diretor Michael Bay sabe fazer filmes caros e que rendem horrores nas bilheterias.


Quem se deu melhor? Com a Pixar e a Dreamworks começando suas carreiras de sucesso nas animações, esta dupla de filmes de insetos serviu para mostrar quem conseguiria atingir o pico e continuar nele.


Quem se deu melhor? Nesta disputa, Show de Truman ganhou protagonismo enquanto EDTV, do popular Ron Howard caiu no esquecimento.


Quem se deu melhor? Apesar dos ótimos elencos e diretores, são dois filmes esquecíveis. Planeta Vermelho ganhou a disputa porque Missão Marte foi dirigido pelo grande Brian de Palma. E fazer este filme é imperdoável.


Quem se deu melhor? Mais uma disputa direta entre Pixar e Dreamworks. Pixar leva a melhor sempre.


Quem se deu melhor? Apesar dos elencos que chamam atenção, o filme Capote ganhou presença nas premiações e com isto, levou a melhor, além de ser bem mais conhecido.


Quem se deu melhor?  Madagastar. Além de fazer rios de dinheiro, gerou continuações e spin off.


Quem se deu melhor?  Esta é a primeira das duas vezes em que o diretor Paul Greengrass está nesta lista. Ele perdeu as duas vezes, mas neste primeiro caso, seu filme foi melhor.


Qual filme levou a melhor? O grande truque. Mas O ilusionista é imperdível.


Qual filme levou a melhor? Deu empate. São dois filmes marcantes e bem vistos até hoje.


Qual filme levou a melhor? Quem imaginaria que a mocinha apagada de Crepúsculo levaria a melhor que Julia Roberts? Branca de Neve e o caçador ganhou continuação (sem a Branca de Neve, claro) enquanto Espelho, espelho meu caiu no esquecimento.


Qual filme levou a melhor? Dentro da perspectiva do cinema de ação, os dois são ótimos. O que faz a maior diferença é qual você viu primeiro. Mas o filme com Butler ganhou 2 continuações (ótimas também).


Qual filme levou a melhor? Mesmo Ashton Kutcher sendo a cópia de Steve Jobs, o filme com Fassbender foi para o Óscar e ganhou mais reconhecimento. Pessoalmente, acho o filme chato. 


Qual filme levou a melhor? São dois filmes no mesmo patamar, porém nenhum dos dois virou hit e são pouco lembrados hoje.


Qual filme levou a melhor? Ambos os filmes são fracos e esquecíveis. Para ver e deixar de lado.Nem mesmo as grandes sequências são memoráveis.


Qual filme levou a melhor? Dois bons filmes sobre o tema, mas O destino de uma nação ganhou importância por conta das premiações.


Qual filme levou a melhor? Como dito acima, Paul Greengrass levou a melhor no Voo United, mas neste perdeu feio. A tensão do primeiro filme é irrecuperável, até por ser filmado em plano sequência. 


Obras-Primas do Cinema apresenta, SESSÃO DE TERROR ANOS 80 - VOL.4. Sangue, mistério e os saudosos efeitos práticos. Os clássicos do terror dos anos 1980 estão de volta com mais 4 filmes, incluindo o cultuado A Noite dos Demônios, que deu origem à franquia. Todos remasterizados e acomodados em um digipak especial com 2 DVD’s, quatro cards e mais de 1 hora de extras!

Disco 01:

Sonho Mortal

(Bad Dreams | 1988 | 1.85:1 | Áudio: Inglês | Legendas: Português, Inglês| Colorido | 84 minutos)
Direção: Andrew Fleming. Elenco Principal: Jennifer Rubin, Bruce Abbott, Richard Lynch.

Uma jovem sobrevive ao suicídio coletivo de uma seita de fanáticos religiosos liderados pelo pastor Harris. Após 13 anos em coma ela acorda internada numa instituição psiquiátrica. Subitamente, é acometida por estranhas visões do pastor morto que espalham loucura e morte pelo hospital. Conhecido por trazer em sua trilha sonora a faixa "Sweet Child O' Mine", que posteriormente se tornaria um grande sucesso da banda Guns N' Roses.

Leviathan

(Leviathan | 1989 | 2.35:1 | Áudio: Inglês | Legendas: Português, Inglês| Colorido | 98 minutos)
Direção: George P. Cosmatos. Elenco Principal: Peter Weller, Richard Crenna, Amanda Pays.

Um grupo de mineiros que trabalha no fundo do mar encontra uma embarcação soviética naufragada. A equipe, liderada pelo geólogo Steven Beck, encontra uma misteriosa carga e terá de enfrentar uma estranha mutação genética fruto de um experimento malsucedido. Dirigido pelo greco-italiano George P. Cosmatos (Stallone Cobra), o filme foi considerado uma espécie de "'Alien' no fundo do mar".


Disco 02:

A Noite dos Demônios

(Night of the Demons | 1988 | 1.85:1 | Áudio: Inglês | Legendas: Português, Inglês| Colorido | 90 minutos)
Direção: Kevin Tenney. Elenco Principal: Cathy Podewell, Alvin Alexis, Hal Havins

Na noite de Halloween, Angela resolve promover uma festa em Hull House, uma mansão abandonada que, no passado, foi casa funerária e palco de um massacre. Durante a festa, os jovens convidados resolvem fazer uma sessão espírita por diversão e acabam despertando demônios que habitam o lugar. Cultuado Horror B oitentista que gerou duas sequências nos anos 90, além de um remake em 2009.

Witchtrap: A Noite das Bruxas
(Witchtrap | 1989 | 1.85:1 | Áudio: Inglês | Legendas: Português, Inglês| Colorido |91 minutos)

Direção: Kevin Tenney. Elenco Principal: James W. Quinn, Kathleen Bailey, Judy Tatum.
Uma parapsicóloga lidera um grupo designado a investigar acontecimentos estranhos envolvendo uma velha mansão. No local, irão se defrontar com o espírito maligno de um psiquiatra e satanista, que foi morto há dez anos por um policial. Também conhecido no Brasil como "Bem-Vindos à Casa de Lauter: A Morte os Espera".


EXTRAS:

• Entrevista com o director de Sonho Mortal (24 minutos)
• Entrevista com Hector Elizondo sobre o filme Leviathan (12 minutos)
• Entrevista com Amelia Kinkade sobre "A Noite dos Demônios" (22 min)
• Entrevista com Linnea Quigley sobre "Whitchtrap" (13 minutos)

MAIS INFORMAÇÕES DA EDIÇÃO:

Título: Sessão de Terror Anos 80 - Vol. 4
País de Produção: Estados Unidos
Ano de Produção: 1988 - 1989
Gênero: Terror
Direção: Andrew Fleming, George P. Cosmatos, Kevin Tenney.
Elenco: Jennifer Rubin, Peter Weller, Cathy Podewell, James W. Quinn, Bruce Abbott, Alvin Alexis, Richard Crenna, Kathleen Bailey, Richard Lynch, Amanda Pays, Hal Havins, Judy Tatum.
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: Inglês
Legendas: Português - Inglês.
Duração Aproximada: 363 minutos.
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Classificação Indicativa: 16 Anos. Contém: Violência, Morte.
Tecnologia do Blogger.