google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

FRED ZINNEMANN - 10 FILMES ESSENCIAIS


Zinnemann nasceu em Viena na Áustria. De família judia, ele queria se tornar um músico, mas passou a estudar Direito. Enquanto estava na Universidade de Viena, acabou se tornando cameraman. Trabalhou com outros iniciantes, como Billy Wilder e Robert Siodmak antes de ir para os Estados Unidos estudar cinema.
Um de seus primeiros trabalhos em Hollywood foi como extra em  Nada de novo no Front (1930), sendo demitido no meio do trabalho por Lewis Milestone. Após alguns curtas, graduou-se em 1942 e passou a produzir filmes tipo B. 
Dirigiu entre thrillers, westerns, noir e várias adaptações. Fred foi o primeiro diretor a dar a oportunidade a Marlon Brando em seu primeiro papel nas telas. Sua carreira durou seis décadas, dentre as quais ele dirigiu 22 longas e 19 curtas metragens, e ganhou quatro Oscars. 
E abaixo, os seus 10 filmes essenciais.



Ao descolonizar a Argélia, Charles De Gaulle provocou o descontentamento de uma organização clandestina, que contrata um assassino profissional conhecido apenas como Chacal. Ele começa então a planejar a morte do famoso presidente francês para o dia 25 de agosto de 1963 e implacavelmente vai eliminando tudo que possa interferir na sua missão.


Na Inglaterra do século XVI, Henrique VIII (Robert Shaw) planeja se separar de sua primeira esposa para se casar com Ana Bolena (Vanessa Redgrave), mas não recebe a aprovação de Thomas More (Paul Scofield), um fervoroso católico que se tornou Lord Chanceler, um altíssimo posto que ele preferiu renunciar a trair suas convicções. Entretanto, a importância de Sir Thomas é tão grande que mesmo após sua renúncia o rei continua lhe perseguindo. Até que surgem "provas" que o incriminam como alta traição, um crime punido com a morte.


O filme gira em torno de Manuel Artiguez (Gregory Peck), um guerrilheiro que se refugia na França quando as tropas do Generalíssimo Francisco Franco saem vitoriosas da Guerra Civil Espanhola, e de Viñolas (Anthony Quinn), um oficial da Guarda Civil franquista que colocou como uma das missões de sua vida, matá-lo. Ao saber que sua mãe está à beira da morte, Manuel resolve sair do exílio e entrar em segredo na Espanha para tentar visitá-la. O que ele não sabe, é que Viñolas está usando a condição de sua mãe para preparar-lhe uma armadilha.


Paddy (Robert Mitchum), Ida (Deborah Kerr) e Sean (Michael Anderson Jr.) são uma família que discorda em praticamente tudo, e está numa situação ainda mais complicada quando mãe e filho insistem em comprar uma nova fazenda, mas Paddy não gosta da ideia, já que é totalmente avesso à mudanças.


Em 1930, a jovem Gabrielle Van der Mal (Audrey Hepburn), filha de um famoso cirurgião, decide largar tudo e se tornar freira, fazendo votos de pobreza, obediência e castidade. Ela tem dificuldades para se adaptar as novas regras, mas se dedica ao máximo nos seus estudos de medicina. Seu maior desejo é ir trabalhar como enfermeira no Congo Belga, mas após a primeira prova é enviada a enfermaria de um sanatório. Depois de alguns anos lá, ela finalmente consegue ir para a África, onde conhece o cínico, ateu e brilhante médico Fortunati (Peter Finch).  


O recruta Prewitt (Montgomery Clift) é um soldado e ex-boxeador sendo manipulado pelos seus colegas e superiores. Seu amigo Maggio (Frank Sinatra) tenta ajuda-lo, mas já tem seus próprios problemas. O sargento Warden (Burt Lancaster) e Karen Holmes (Deborah Kerr) trilham o perigoso caminho dos amantes ilícitos. Cada uma das vidas será mudada quando suas histórias culminarem com o ataque japonês a Pearl Harbor. Dirigido por Fred Zinnemann (O Dia do Chacal, Matar ou Morrer), vencedor do Oscar, o filme ainda foi premiado nas categorias ator coadjuvante (Frank Sinatra) e atriz coadjuvante (Donna Reed), entre outros.


Will Kane (Gary Cooper) é um xerife que fica sabendo na hora de seu casamento que ao meio-dia chegará um trem trazendo Frank Miller (Ian MacDonald), um criminoso que mandou para a cadeia e planeja se vingar. Apesar de Amy (Grace Kelly), sua noiva quaker, argumentar que devem ir embora, ele acha que fugirá para sempre se não enfrentar a situação. A população (com raras exceções) se refugia sem ajudá-lo, apesar dele pedir aos cidadãos para enfrentarem o pistoleiro e seus cúmplices.


O Ex-soldado Ken (Marlon Brando) está paraplégico por causa da guerra. De volta aos EUA, ele passa por um período de depressão, e é ajudado pelo solidário Dr. Brock, sua esposa Ellen (Teresa Wright), e alguns companheiros também pacientes do hospital. Ken passa por um longo período de reabilitação e casa-se com Ellen. A nova situação do casal é assustadora para ambos, e o medo de Ellen faz com que Ken se torne amargo e cheio de auto piedade. Ele volta ao hospital após uma briga com Ellen, mas o Dr. Brock mostrará a este soldado que a verdadeira batalha de sua vida está apenas começando…


O pequeno Karel, de apenas 9 anos de idade, é um sobrevivente de Auschwitz que passou vários dias vagando sozinho até finalmente encontrar abrigo em um campo de refugiados. O que ele não imagina é que, longe dali, sua mãe também está em uma busca alucinante para descobrir o paradeiro do filho, que também não vai desistir de encontrá-la e vai contar com a ajuda de um jovem soldado americano.


Em 1936, na Alemanha nazista, sete homens escapam de um campo de concentração. O comandante do campo coloca sete cruzes e a Gestapo retorna com cada fugitivo e o coloca morto debaixo da cruz. Mas na sétima cruz não há ninguém e quem deveria estar ali luta desesperadamente para conseguir liberdade na Holanda.


Tecnologia do Blogger.