google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

LON CHANEY - 10 FILMES ESSENCIAIS

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Minha geração conheceu de perto um grande camaleão do cinema chamado Robert de Niro. Mas muito antes dele, havia um certo cara, que fazia as plateias aplaudirem de pé suas interpretações. Seu nome: Leonidas Frank Chaney, mais conhecido como Lon Chaney. Ele  foi um ator norte-americano, filho de pais surdos-mudos. 

Sua especialidade era representar personagens monstruosos, atormentados e grotescos, extremamente bem caracterizados, tendo ele próprio inventado uma técnica de maquiagem. Ficou sendo chamado pelos críticos de cinema da época de "O homem das mil faces ", que inclusive foi retratado em 1957, com o ator James Cagney. Seu filho,  ator Lon Chaney Jr seguiu seus passos com bastante competência, marcando também o cinema fantástico de seu tempo.

Chaney nasceu dia 1 de abril de 1883. Parece mentira, mas não é.  Alguns atribuem seu sucesso com pantomima a seus esforços iniciais de se comunicar com seus pais por meio da linguagem de sinais. Chaney abandonou a quarta série para passar vários anos cuidando de sua mãe depois de ficar doente, e no início da adolescência teve seu primeiro gostinho do teatro enquanto trabalhava como ajudante em teatro local. Ele passaria os próximos anos no circuito de vaudeville, aprimorando ainda mais suas habilidades como intérprete. 

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Durante suas viagens, ele conheceu uma jovem cantora chamada Cleva Creighton, com quem se casou em 1905. O casal teve um filho, Creighton, que mais tarde seria conhecido como Lon Chaney Jr. Sua união, no entanto, não foi feliz. Em 1913, Cleva tentou o suicídio bebendo veneno em um teatro onde Lon estava trabalhando. Ela sobreviveu ao incidente, mas o casamento deles não aconteceu, e Lon passou a criar o filho como pai solteiro. O gesto dramático de Cleva também prejudicou a carreira teatral de Lon, forçando-o a recorrer ao emergente mundo do cinema.

Quando sua carreira teatral começou a fracassar, Chaney já havia começado a trabalhar como figurante da Universal Studios e aparecido em inúmeros filmes. No entanto, seu papel inovador veio com o filme The Miracle Man ( 1919 ) , no qual ele interpretou um vigarista conhecido como o Sapo, que finge estar incapacitado. Naquele mesmo ano, Chaney trabalhou com o diretor Tod Browning em The Wicked Darling , o primeiro dos 10 filmes que o casal fariam juntos na próxima década.

Com quase todos os papéis, Chaney procurou usar sua habilidade com maquiagem e transformação física para tornar seus personagens únicos. 

Em 1930, Chaney usou cinco vozes diferentes para um remake de seu filme anterior, The Unholy Three. O filme seria seu único filme falado. Ele sofria de câncer brônquico e passou seus últimos dias no Hospital St. Vincent, em Los Angeles. Chaney morreu de uma hemorragia na garganta em 26 de agosto daquele ano. Ele tinha apenas 47 anos de idade. 

Grande parte dos seus filmes inciais foram perdidos (principalmente por conta de incêndios em estúdios). Mas seu legado permaneceu forte. Chaney é um melhores e mais famosos atores do cinema mudo. Essencial para quem curte o período.

Conheçam seus 10 filmes essenciais dentre os quase 170 filmes (documentados) que ele participou.

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Na infância, Blizzard sofreu um acidente e durante a cirurgia suas pernas foram, talvez desnecessariamente, amputadas. Crescendo transtornado com isto, ele se torna um criminoso cruel e líder da máfia de San Francisco. Agora ele tentará se vingar do cirurgião que realizou sua operação.

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Quasímodo, o sineiro responsável por badalar os sinos da Catedral de Notre-Dame de Paris, acabou desenvolvendo um sentimento que o fará sofrer mais ainda, além das recorrentes humilhações pela sua deformação na coluna: ele se apaixonou perdidamente pela cigana Esmeralda, e enfrentará o ódio e os maus-tratos de desaprovação do padre que o acolheu no templo.

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Paul Beaumont (Lon Chaney), cientista e humanista, depois de muitos anos de estudo, descobre uma revolucionária teoria, mas seu protetor rouba-o e, além disso, seduz sua esposa. A ofensa é selada como uma bofetada que provoca a gozação de toda a comunidade científica. Beaumont foge envergonhado e se refugia em um circo, onde fica famoso como o palhaço "que recebe bofetadas". Os caprichos do destino fazem com que em uma noite se encontre o público o seu pérfido benfeitor, que se mostra interessado bela bela Consuelo (Norma Shearer).

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Na majestosa Ópera de Paris, um fantasma que vive nas catacumbas do teatro se apaixona pela famosa cantora lírica, Carlotta (Mary Fabian). Ele tem ciúmes dela com outro homem e quer que ela desista do seu papel de Marguerite, em Fausto. Ela vai para incursões no submundo do teatro acompanhada pelo misterioso homem. Depois ele choca Carlotta quando tira sua máscara, e revela seu rosto de caveira pela primeira vez.

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Em 1924, "Skeet" Burns se esforça para se juntar ao Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos , mas apenas para obter uma viagem de trem gratuita para San Diego, Califórnia . Quando ele chega, ele escapa do veterano sargento da Marinha e embarca em outro trem para "Tijuana" , no México , para seu real objetivo: as corridas de cavalos. 

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Três artistas de circo abandonam suas vidas no trabalho após uma confusão causada por um deles (o anão) e formam uma quadrilha conhecida como "A Trindade Maldita". São eles  um espetacular ventríloquo, o anão, e um homem musculoso, que unem forças para cometer uma série de assaltos. Eles vão trabalhar num pet shop, onde aplicam golpes nos clientes. 

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Alonzo (Lon Chaney) é um atirador de facas em um circo, e faz muito sucesso por não ter os braços, e usar os pés para fazer suas façanhas. Ele se apaixona por Nanon (Joan Crawford), sua assistente que não suporta ser envolvida pelos braços de um homem, o que é uma vantagem de Alonzo em cima do rival Malabar (Norman Kerry). Entretanto, o pai de Nanon se enfurece quando descobre um grave segredo do homem sem braços. Para esconder esse segredo e também preservar o amor que sente pela assistente, Alonzo comete atos que vão destruir a vida de todos envolvidos.

lon-chaney-10-filmes-essenciais

O filme é considerado o primeiro filme norte-americano tendo o vampirismo como tema.  O corpo de um homem rico é encontrado no interior de sua casa e o laudo pericial aponta suicídio, porém cinco anos depois a residência do homem passa a receber estranhas presenças sobrenaturais que, ao que tudo indica, são vampiros.

lon-chaney-10-filmes-essenciais
Durante uma viagem, dois palhaços, Tito e Simon, encontram uma criança abandonada e passam a cuidar dela, dando-lhe o nome de Simonetta. Os anos passam e ela se torna uma bela mulher e um dia, quando está procurando por rosas, conhece o nobre Luigi, de quem se torna objeto de desejo. Na véspera de seu casamento com Luigi, Simonetta descobre que Tito a ama.

lon-chaney-10-filmes-essenciais

Phroso é um bem-sucedido mágico de espetáculos casado com Anna, mulher que também é objeto de desejo de outro homem, o comerciante de marfim Crane. Quando Anne deixa Phroso para ficar com Crane, começam as tragédias. Numa briga com Crane, Phroso fica paralítico. Alguns meses depois, Anna já não está com o amante e morre deixando uma criança. Com sua vida destruída, Phroso jura vingança contra o homem que tomou sua esposa e lhe deixou paralítico, e parte para África. Dezoito anos depois, ele se tornou o líder de uma tribo africana, parte de seu plano para liquidar Crane.


Tecnologia do Blogger.