google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MORREM STANLEY DONEN, BRUNO GANZ, MORGAN WOODWARD E VINNY VELLA

morrem-stanley-donen-bruno-ganz

Como de costume, prestamos nosso tributo semanal aos que se foram nesta semana ligados ao mundo cinematográfico: 

Stanley Donen

Stanley Donen não precisaria ter dirigido 28 filmes de sua carreira para ser considerado um dos maiores realizadores da história. Apenas um poderia ser contado para o feito: Cantando na chuva, considerado por muitos, o maior filme já feito. Entre os musicais, disputa com Amor sublime amor o posto de melhor musical já feito. 

O filme apresenta uma das sequências mais memoráveis da história do cinema americano - Kelly cantando a música tema, carregando um guarda-chuva e dançando enquanto a água caía, em uma rua, com uma performance virtuosa e acrobática.

Donen nasceu em Columbia (Carolina do Sul) em 13 de abril de 1924, mas dizia que na verdade viu a luz quando, com nove anos, viu Fred Astaire e Dolores del Río dançarem em Voando para o Rio: “Para mim, parecia que a vida valia a pena ser vivida graças a Fred Astaire”.

Donen, que ganhou o prêmio honorário do Oscar pelo conjunto da obra em 1998 e impressionou a plateia com uma apresentação imprevista, morreu de ataque cardíaco. 


Bruno Ganz

Como esquecer de "Asas do Desejo", "O Amigo Americano ", "Nosferatu: O Vampiro da Noite" ou "A Queda! As Últimas Horas de Hitler" ?  Estes filmes memoráveis tem em comum uma figura ímpar chamada Bruno Ganz. 

Ele nasceu em Zurique, filho de um mecânico suíço e uma italiana. Ganz resolveu tentar a carreira de ator ao entrar na faculdade de artes, atuando inicialmente no palco e depois indo para televisão e cinema. 

Ele foi reconhecido como um dos maiores atores entre os países de língua alemã. Em 1996, Ganz recebeu o prestigioso prêmio Iffland-Ring, tradicionalmente concedido aos melhores atores de teatro alemães.

Em 2018, Ganz tornou público que ele estava acometido de câncer colorretal e imediatamente começou a quimioterapia. Mas infelizmente, não resistiu...


Morgan Woodward

Thomas Morgan Woodward é um ator americano. Ele é mais conhecido por seu papel recorrente na novela Dallas como Marvin "Punk" Anderson. Ele trabalhou em inúmeras produções para a tv, como Star trek e Arquivo X.

Ele nasceu em Fort Worth, Texas. Ele foi educado nas escolas públicas de Arlington, Texas, e se formou na faculdade em 1944.  Depois de se formar, ele se alistou no Programa de treinamento pilotos do corpo aéreo do exército americano. . Isso era natural, já que ele estava voando desde os dezesseis anos.

Após a Segunda Guerra Mundial, Woodward ingressou no Arlington State College, onde se formou em música e teatro. Durante este período, Woodward começou sua carreira profissional.

Faleceu aos 93 anos de causa não informada.


Vinny Vella

Vincent Frank Vella foi um ator americano, apresentador de talk show e comediante. Ele já atuou em mais de quarenta filmes no papel de gangster.

Em “Cassino”, de 1995, Vella interpretou Artie Piscano, um chefe da máfia que mandava em Las Vegas nos anos 70. Também ao lado de Robert DeNiro, ele participou do filme “A Máfia Volta ao Divã”, de 2002. Outro papel memorável foi o de Jimmy Petrille na série “Família Soprano”. Seu personagem apareceu nas temporadas de 1999 a 2004.

Sem dúvidas, era um rosto mais conhecido do público que acompanha mais de perto o cinema de máfia. Ele faleceu aos 71 anos, depois de uma batalha contra um câncer de fígado.


                                                   
Tecnologia do Blogger.