google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

NICOLAS CAGE - 10 FILMES ESSENCIAIS



Adorado por muitos, zoado por outros tantos, Cage é um dos atores mais cools, que vão do céu ao inferno na carreira com o passar dos anos, mas mesmo assim, o pessoal acompanha sua carreira na esperança de que um "Mandy" seja feito. Nos últimos anos foi um festival de bombas que parecia interminável. Mas lhes garanto: os 10 filmes abaixo apenas representam sua carreira, pois há mais de 10 filmes imperdíveis do ator.

Vindo de uma família de italianos e alemães, Nicolas Cage é filho de um professor de literatura e de uma dançarina/coreógrafa. Os pais se separaram desde cedo e Cage foi morar com o pai, haja vista, que sua mãe possuía problemas psicológicos e ficava em hospitais psiquiátricos se tratando. O ator é tido por muitos como um cara de personalidade difícil de ser compreendida, porém, muito envolvente. Ele possui mais dois irmão e teria mais um terceiro que seria gêmeo dele, mas morreu momentos após nascer depois de Nicolas.


Aos 17 anos ele abandonou o colégio para ser ator e, ainda creditado como Nicholas Coppola, teve pequenas participações num filme para a televisão (1981) e em Picardias Estudantis. Para não se beneficiar do sobrenome famoso (é sobrinho do diretor Francis Ford Coppola), ele adotou uma nova assinatura, tirada do personagem de quadrinhos Luke Cage. Ainda incerto sobre sua carreira, ele chegou a trabalhar como pipoqueiro num cinema, mas o sucesso de Valley Girl (1983) abriu a perspectiva de um futuro promissor nas telas

Um ator intenso (às vezes exagerado) e com preferência por papéis excêntricos, Nicolas Cage é conhecido por suas improvisações e dedicação, embora há quem considere engolir uma barata viva (em Um Estranho Vampiro) dedicação demais. Nenhuma destas interpretações, entretanto, conquistou tanta admiração quanto a do alcoólatra de Despedida em Las Vegas, filme que lhe deu, entre outros prêmios, o Oscar de melhor ator.

Confiram seus 10 filmes essenciais...


Sinopse:

Em algum lugar próximo das Montanhas Shadow, nos idos de 1980, Red Miller (Nicolas Cage) se apaixona perdidamente pela inocente Mandy Bloom (Andrea Riseborough). Entretanto a vida pacífica que Red construiu para si desmorona abruptamente quando um bando devastador de idólatras e criaturas sobrenaturais penetra seu paraíso idílico com uma fúria descontrolada. Transtornado, Red possui apenas um motivo para viver, caçar e exterminar os maníacos que mataram sua amada e exercer sua justa vingança.


Sinopse:

Dave (Aaron Johnson) é um adolescente viciado em quadrinhos cansado de apanhar ou ser ameaçado. Até o dia em que ele resolve virar o super herói Kick Ass e mudar esta rotina. Como? Nem ele sabia, mas ao defender fantasiado de herói (e apanhando mais ainda) um cara que levava uma surra, o vídeo com as imagens dele enfrentando os bandidos foi parar na internet e ele virou um fenômeno. Dave só não contava que a sua fama iria envolvê-lo no meio de um plano de vingança de Big Daddy (Nicolas Cage) e Hit Girl (Chloe Moretz) contra Frank D'Amico (Mark Strong), um mafioso da cidade, vivendo uma verdadeira e violenta aventura que mudaria para sempre a sua vida.

Curiosidades:

Kick Ass - Quebrando Tudo é a adaptação dos quadrinhos de Mark Millar & John Romita Jr. para o cinema.
➥ Mark Millar conheceu Matthew Vaughn num evento social, mas só começaram a trabalhar juntos no projeto Thor (2011). Mais tarde, Matthew Vaughn queria saber se Mark Millar teria alguma ideia interessante para um filme batizado American Jesus que ele pretendia realizar. Enquanto conversavam, surgiu a ideia de fazer Kick Ass - Quebrando Tudo.
➥ Depois de ter sido rejeitado por vários estúdios, Matthew Vaughn decidiu bancar o projeto através de um jantar de arrecadação. Depois de pronto, vendeu para a Universal por um valor maior do que tinha pedido anteriormente.
➥ O ator Joseph Gilgun chegou a ser convidado para o filme, mas teve que recusar por seu compromisso com a novela britânica "Emmerdale". Para o papel de Big Daddy, antes de Nicolas Cage pegar o papel, Daniel Craig e Mark Wahlberg foram cogitados.
Nicolas Cage disse que pegou o jeitão do personagem inspirado no Batman de Adam West, da famosa série de televisão.
➥ Em cena, quando Kick Ass encontra pela primeira vez Hit Girl, é possível ver Big Daddy próximo a uma propaganda com Claudia Schiffer, modelo casada com o diretor do filme, Matthew Vaughn.
Stan Lee, criador de diversos heróis da Marvel, aparece em uma pequena ponta, olhando as notícias do dia.
➥ Por coincidência, no elenco duas pessoas fazem aniversário em 7 de janeiro: Nicolas Cage (Damon Macready) e Lyndsy Fonseca (Katie Deauxma).


Sinopse:

1959. Um grupo de alunos faz alguns desenhos sobre como imaginam que será o futuro. Eles serão guardados em uma cápsula do tempo, que apenas será aberta daqui a 50 anos. Um deles, feito por uma garota, traz uma série de números aleatórios, que ela alega terem sido ditos por alguém que não vê. Meio século depois a cápsula é aberta e este desenho chega às mãos de Caleb Koestler (Chandler Canterbury). O pai dele, o professor de astrofísica John Koestler (Nicolas Cage), percebe que trata-se de uma mensagem codificada que prediz as datas e os números de mortos de cada uma das grandes tragédias ocorridas nos últimos 50 anos. John passa a investigar melhor o desenho e descobre que ele prevê mais três catástrofes ainda não ocorridas, a última delas de proporções globais.

Curiosidades:

➥ Originalmente, Richard Kelly seria o responsável pelo roteiro e direção do filme.
➥ Alex Proyas levou três meses para filmar o longa. Ele afirma que o uso de tecnologias digitais possibilitou essa rápida, e eficiente, filmagem.
➥ A capacidade de prever um futuro desastre, enquanto teme que ninguém acredite, é chamado de Complexo de Cassandra. Esse nome é referente a um mito grego.
➥ No filme aparece um anel de óleo pegando fogo no Golfo do México. Um ano depois, no dia 20 de abril de 2010, ocorreu um verdadeiro vazamento de óleo no Golfo.


Sinopse:

11 de setembro de 2001. Will Jimeno (Michael Pena), integrante do Departamento da Polícia Portuária, parte para mais um dia de trabalho. O sargento John McLoughlin (Nicolas Cage), veterano do Departamento, já estava acordado há algumas horas, em decorrência de sua ronda diária de uma hora e meia até a cidade. Jimeno, McLoughlin e seus colegas partem para o centro de Manhattan, como se fosse um dia qualquer. Até que um ataque terrorista ao World Trade Center muda completamente a situação, fazendo com que toda a equipe do Departamento seja convocada com urgência ao local do ataque. A 1ª equipe a entrar na torre não-atingida é composta por 5 homens, entre eles Jimeno e McLoughlin. Porém enquanto eles estão dentro do prédio, tentando ajudar os sobreviventes da torre em chamas, um 2º ataque terrorista atinge o World Trade Center, exatamente no prédio que ainda não tinha sido atingido.

Curiosidades:

➥ O diretor Oliver Stone utilizou vários cadastrados no site www.policeactors.com, que interpretaram policiais em As Torres Gêmeas. Todos os integrantes do site estão na ativa ou são aposentados do serviço policial, sendo também membros da Screen Actors Guild, a associação de atores dos Estados Unidos.
➥ Oliver Stone pensou em escalar Kevin Costner para intepretar o sargento John McLoughlin, com quem já havia trabalhado anteriormente em JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar (1991). A idéia não foi aceita pela Paramount Pictures, que temia que a parceria fizesse com que uma teoria conspiratória sobre os atentados fosse usada pelo diretor no filme. No mesmo ano, Costner havia narrado o documentário On Native Soil, sobre questões supostamente não esclarecidas à respeito do atentado.
➥ Hilary Swank esteve ligada a As Torres Gêmeas no período em que Kevin Costner esteve cotado para protagonizar o filme. Ela interpretaria Donna McLoughlin, mas decidiu deixar o projeto pouco após o veto da Paramount a Costner.
➥ Andrea Berloff declarou que escreveu o roteiro de As Torres Gêmeas pensando em Mel Gibson como intérprete ideal de John McLoughlin. A ideia agradava ao próprio Gibson, que elogiou muito o roteiro, e também à Paramount, pelo apelo comercial do ator. Entretanto Gibson não aceitou o projeto para poder dirigir Apocalypto (2006).
➥ George Clooney foi convidado a interpretar John McLoughlin, mas recusou o papel.
➥ John Travolta esteve em negociações com a Paramount para interpretar John McLoughlin, mas recusou o papel por considerá-lo parecido com o que havia interpretado em Brigada 49 (2004). Foi o próprio Travolta quem indicou a contratação de Nicolas Cage, com quem havia trabalhado em A Outra Face (1997).
➥ Nicolas Cage buscou adquirir o sotaque novaiorquino para interpretar John McLoughlin, durante sua preparação para as filmagens. O ator também passou horas em um tanque na California, na intenção de capturar o medo e a claustrofobia sofridas pelo personagem durante o filme.
➥ Como parte de sua preparação para o personagem, Michael Peña se mudou temporariamente para a casa do verdadeiro William Jimeno em Nova Jersey.
➥ A contratação de Michael Peña para interpretar William Jimeno ocorreu por sugestão da atriz Maggie Gyllenhaal, que ficou impressionada com seu desempenho em Crash - No Limite (2004).
Nicolas Cage foi o primeiro ator a ler o roteiro escrito por Andrea Berloff para As Torres Gêmeas. Isto porque os produtores Michael Shamberg e Stacey Sher deixaram o roteiro com a Creative Artists Agency, que o repassou a Oliver Stone e ao próprio ator.
➥ Três semanas antes do lançamento de As Torres Gêmeas nos Estados Unidos o produtor Michael Shamberg e o diretor Oliver Stone realizaram exibições fechadas do filme para bombeiros e oficiais do Departamento da Polícia Portuária, que arriscaram suas vidas no World Trade Center


Sinopse:

Nicolas Cage interpreta Yuri Orlov, um homem que deixa a União Soviética e vai para os Estados Unidos com sua família se passando por judeu. Após se tornar um membro das Nações Unidas, ele percebe que pode ser lucrativo o negócio de vender armas ilegais para estrangeiros. Com o fim da Guerra Fria, ele e seu irmão, Vitaly (Jared Leto de "Réquiem Para um Sonho"), passam a fornecer todo tipo de armamento para o apático exército russo. Eventualmente, Orlov deve pagar por seus atos, podendo ser a sua família a vítima. Enquanto isso, Orlov também passa a ser perseguido por Jack Valentine (Ethan Hawke de "Assalto a 13ª DP"), um cruel agente da Interpol.


Sinopse:

Roy Walker (Nicolas Cage) é um especialista na arte do crime. Juntamente com seu sócio Frank (Sam Rockwell), ele pensa duas vezes em enganar pessoas em busca de dinheiro fácil. Na sua vida particular, no entanto, Roy padece de vários distúrbios: é hipocondríaco (a falta dos remédios provoca gagueira e piscadelas), não sai de casa e tem obsessão por limpeza e organização. Ele prepara-se para dar um último golpe, quando surge Angela (Alison Lohman), sua filha de 14 anos, que nunca chegou a conhecer. A partir daí, diversas reviravoltas advém deste encontro.

Curiosidades:

➥ Alison Lohman fez o teste para o filme agindo como uma garota de 14 anos. Na vida real, a atriz tinha 22 anos durante a produção.
➥ As cenas do aeroporto foram filmadas em um centro de convenções perto da Disneyland.
➥ O personagem Frank Mercer recebeu este nome como uma referência aos músicos Frank Sinatra e Johnny Mercer. O personagem Roy Waller aparece tocando canções de ambos.


Sinopse:

Tom Welles (Nicolas Cage) é um detetive particular e foi contratado por uma rica viúva, cujo marido faleceu recentemente. Sua missão é descobrir se o filme onde uma jovem é assassinada encontrado no cofre do finado é um autêntico snuff movie. Se for verdadeiro, ela quer saber o nome da vítima para se redimir em parte pelo crime que seu marido encomendou. Welles chega até a mãe da jovem e segue para Hollywood onde conhece um produtor de filmes pornográficos. Sua obsessão em resolver o caso o afasta da própria família e ele acaba se envolvendo numa situação de extremo perigo.


Sinopse:

Sean Archer (John Travolta), um agente especial do FBI, vê seu filho ser morto por balas destinadas a ele, disparadas por Castor Troy (Nicolas Cage), um terrorista psicopata. Por seis anos o agente tentou capturá-lo e, quando consegue, descobre que uma grande explosão está para acontecer em Los Angeles por obra do criminoso, que, logo depois, devido a um acidente, entra em coma profundo. Assim, Sean Archer, utilizando uma técnica revolucionária, troca de rosto com Castor Troy, para conseguir com o irmão (Alessandro Nivola) deste a localização da bomba. Mas o criminoso sai do coma, e agora ele tem o rosto do agente do FBI Sean Archer.

Curiosidades:

➥ O roteiro original de A Outra Face previa que a história se passaria no futuro. Foi o próprio John Woo quem sugeriu que a trama fosse adaptada para os dias atuais, a fim de inserir novos elementos psicológicos e dramáticos aos personagens.
➥ A cena de ação na lancha, que aparece no fim do filme, foi originalmente desenvolvida pelo diretor John Woo para O Alvo (1993), primeiro filme dele em Hollywood.
➥ É o terceiro filme de John Woo nos Estados Unidos. Antes ele apenas havia dirigido O Alvo (1993) e A Última Ameaça (1995).


Sinopse:

Em Los Angeles, Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que, após ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde planeja beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta que também morou em Los Angeles, por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa dela, sendo que ela respeita o fato dele ser alcoólatra e ele respeita seu modo de ganhar a vida. No entanto, a deterioração dele entrou em um processo irreversível.

Curiosidades:

➥ John O'Brien, autor da autobiografia a qual Despedida em Las Vegas foi baseado, se suicidou apenas 2 semanas após o filme ter entrado em produção. O diretor Mike Figgis chegou a cogitar a possibilidade de abandonar o projeto, mas resolveu levá-lo adiante e transformar um filme em uma homenagem ao autor.
➥ Para pesquisar sobre seu personagem, o ator Nicolas Cage visitou vários alcóolatras hospitalizados devido a excesso de bebida. Já Elisabeth Shue entrevistou várias prostitutas e dançarinas em boates de striptease de Las Vegas.
➥ A modelo Naomi Campbell chegou a gravar uma pequena participação especial em Despedida em Las Vegas, que acabou sendo retirada na edição final do filme.
➥ Além de ter composto a trilha sonora de Despedida em Las Vegas , o diretor Mike Figgis ainda tocou trompete e teclado na gravação da trilha sonora. 
➥ A versão em laserdisc de Despedida em Las Vegas contém mais cenas explícitas de sexo, que ficaram de fora da versão do filme que foi levada aos cinemas. Tais cenas estiveram também presentes nas primeiras versões em VHS do filme, mas foram retiradas posteriormente.


Sinopse:

O ex-presidiário H.I. McDonnough (Nicolas Cage) e a policial Edwina (Holly Hunter) se casam e descobrem que não podem ter filhos. Sem conseguir sequer adotar uma criança, o casal resolve roubar um dos bebês do magnata Nathan Arizona (Trey Wilson). Logo eles descobrem que criar um filho é uma tarefa nada fácil, ainda mais quando bandidos loucos pela recompensa desejam recuperar a criança.

Curiosidades:

➥ Os irmãos Coen escreveram a personagem Edwina 'Ed' McDunnough para a atriz Holly Hunter.
Kevin Costner não aceitou protagonizar o filme.
➥ Quinze bebês interpretaram os gêmeos Arizona no filme e uma das crianças foi demitida após aprender a andar.
➥ O diretor Barry Sonnenfeld, de A Família Addams e Homens de Preto, trabalhou em Arizona Nunca Mais como o responsável pela fotografia do filme.

Menções honrosas:



Sinopse:

Cameron Poe (Nicolas Cage) conquistou a liberdade condicional e pega carona em um voo que transporta diversos criminosos do país, entre eles, o psicopata Cyrus (John Malkovich). Mas o que era para ser apenas uma viagem torna-se um grande pesadelo porque os bandidos assumem o controle do avião para sair do país e dão início a um insano plano de fuga. Agora, Poe terá que fingir que está de acordo com eles para se manter vivo e depois tentar reverter a situação.


Sinopse:

O General Francis X. Hummel (Ed Harris), herói na Guerra do Vietnã, apoiado por um grupo de ex-soldados, se apodera de poderosas armas químicas e se instala na prisão de Alcatraz, fazendo 81 reféns. De lá, eles ameaçam disparar as armas sobre São Francisco se 100 milhões de dólares não forem pagos. Para combatê-los, um grupo de elite é mandado para a ilha. Entre eles, Stanley Goodspeed (Nicolas Cage), um jovem especialista em armas bioquímicas e John Patrick Mason (Sean Connery), o único homem que conseguiu escapar com vida do presídio.

Curiosidades:

➥ O ator Sean Connery exigiu dos produtores de A Rocha que fosse instalada uma cabine apenas para ele na prisão de Alcatraz, para evitar que tivesse que viajar todo dia da ilha onde a prisão se localiza até o continente;
➥ A Rocha é dedicado ao produtor Don Simpson, que morreu de overdose durante a produção do filme.





Tecnologia do Blogger.