google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 BUDDY COPS MOVIES DOS ANOS 80 QUE MARCARAM MEU CINEMA


Sempre faço listas de indicações de filmes. Toda semana. Considero uma forma interessante de indicar filmes de qualidade semelhante sobre um mesmo tema.
Mas curiosamente, a que menos faço são as listas pessoais, tipo 10 filmes da minha vida ou os 10 filmes de terror que mais gosto, por uma razão simples: a percepção de cinema altera com o passar dos anos, então uma lista pode ficar defasada rapidamente. Alguns casos, claro, tenho liberdade de fazer por se tratar apenas do passado, como o caso desta lista abaixo, com "buddy cop movies", que para quem não sabe, são aqueles filmes em que a dupla de policiais vai resolver um crime, normalmente são obrigados a trabalharem juntos e sempre se estranham no início. Alguns filmes conseguem explorar esta relação com mais profundidade, como a série Máquina Mortífera, que se passam muito anos entre o primeiro e o quarto filme, mostrando a evolução da amizade dos policiais.


A lista abaixo foi feita sem planejamento prévio. Poderia ter tido 9 filmes ou 30. Não havia regras. Mas depois de pronta, reparei várias coincidências, mostrando minha afinidade com elementos da época.

Por exemplo:

  1. Walter Hill, Roger Spottiswoode e Jack Sholder dirigem 2 filmes cada.
  2. Roger Spottiswoode roteirizou 48 horas, dirigido por Walter Hill.
  3. Eddie Murphy está em dois filmes (Um tira da pesada e 48 horas)
  4. Gregory Hines está também em dois filmes (Dois policiais em apuros e Saigon)
  5. Dois filmes onde o parceiro é um cachorro são do mesmo ano.
  6. Steven E. de Souza, roteirista de 48 horas, trabalhou nas continuações de dois filmes da lista: K-9 (o segundo) e Um tira da pesada (o terceiro)
  7. O ator Brion James trabalhou em três filmes (48 horas, Inferno vermelho eTango e Cash)
  8. A lista começa e encerra com Stallone.

Boa sessão:


Falcões da noite

Dois policiais embarcam em uma missão quase impossível: localizar um dos terroristas mais temidos da Europa que acaba de chegar em Nova York. Depois de provocar uma explosão na cidade de Londres, o terrorista internacional pretende fazer o mesmo na cidade americana e a tarefa dos policiais é encontrá-lo antes que ele ataque novamente. Com muita ação e suspense, a perseguição leva a um confronto mortal entre policial e terrorista.


48 horas

O renegado policial Jack Cates liberta o assaltante de banco Reggie Hammond de uma prisão federal por 48 horas para ajudá-lo a capturar o antigo parceiro de Hammond, Albert Ganz. Tendo escapado da prisão, Ganz leva seu espírito matador por toda São Francisco, em busca dos desaparecidos meio milhão de dólares de um de seus assaltos. O pretensioso Reggie sabe onde o dinheiro está, mas engana Jack, se divertindo com sua liberdade temporária.


Um tira da pesada

Poucas horas depois de chegar em Detroit Mikey Tandino (James Russo) foi morto. Axel Foley (Eddie Murphy), policial e seu melhor amigo, viaja para Los Angeles, pois tinha sido o último lugar onde Mikey trabalhara. O emprego de Mikey tinha sido conseguido por Jenny Summers (Lisa Eilbacher), amiga de ambos, que administra uma famosa galeria de arte em Beverly Hills. Porém Foley tem de fazer tudo informalmente, pois está fora do caso, e pretende seguir a pista do possível mandante do crime, Victor Maitland (Steven Berkoff), o chefe de Jenny e dono da galeria.


Dois policiais em apuros

Ray Hughes (Hines) e Danny Costanzo (Crystal) são dois policiais de Chicago, conhecidos pelo mal temperamento e métodos pouco ortodoxos, mas  que obtém resultados em seus vários casos.  Num desses casos, eles trombam com um enorme cartel de drogas, depois de prender Snake (Joe Pantoliano), um associado do revendedor Julio Gonzales ( Jimmy Smits). Eles acabam descobrindo que Gonzales adquiriu uma grande quantidade de submetralhadoras Uzi e partem para desbaratar a quadrilha.


Tocaia

Dois policiais, Chris (Richard Dreyfuss) e Bill (Emilio Estevez) estão convencidos de que um perigoso bandido e foragido da prisão está determinado a ir visitar sua ex-namorada Maria (Madeleine Stowe). Eles então passam a vigiar a casa dela, à espreita do fugitivo, só que um dos detetives se apaixona por essa mulher, e pode colocar tudo a perder. Uma missão que seria rotineira se transforma não só em um risco para suas vidas, como uma ameaça para a amizade dos policiais.


O escondido

Nas ruas de Los Angeles, um terrível assassino fã de rock pesado, carros velozes e armas enormes está deixando uma trilha de sangue inocente. A polícia tenta detê-lo antes que faça a sua próxima vítima. É quando surge o misterioso agente do FBI Gallagher com a terrível verdade: o assassino é um alienígena capaz de trocar de corpo sempre que necessita de um novo hospedeiro, e que pode estar em qualquer lugar e ser qualquer um.


Máquina Mortífera

Após a morte de sua esposa, o detetive da polícia de Los Angeles, Martin Riggs, torna-se temerário e suicida. Ele é transferido e imediatamente entra em choque com o novo parceiro, Roger Murtaugh, o mais antigo funcionário do departamento. Juntos, eles descobrem um cartel do tráfico de drogas. As situações cada vez mais perigosas formam um vínculo entre os dois, mas o envolvimento de ambos deixará a família de Roger em perigo.


Inferno vermelho

Ivan Danko (Arnold Schwarzenegger) é um duro policial russo que é obrigado a trabalhar ao lado de um extrovertido detetive Art Ridzik (James Belushi), de Chicago. A dupla investigará um importante criminoso internacional envolvido com tráfico de drogas que fugiu da Rússia em direção dos Estados Unidos.
O filme é dedicado ao coordenador de dublês Bennie E. Dobbins, que faleceu durante as gravações.


Cores da violência

Trava-se uma verdadeira guerra em Los Angeles entre os Bloods e os Crips, as duas gangues que controlam o tráfico de crack, um derivado da cocaína mais barato e mais nocivo. Em meio a essa onda de violência, dois policiais da divisão especial CRASH fazem a ronda. Bob Hodges, experiente (está à beira da aposentadoria), procura contemporizar, dialogando com os criminosos, enquanto seu parceiro Danny McGavin, um jovem intempestivo prefere métodos mais diretos e brutais.


Saigon - império da violência

O Sargento Buck McGriff ( Willem Dafoe ) e o Albaby Perkins ( Gregory Hines ) são dois agentes de Divisão de Investigação Criminal  em serviço em Saigon.Quando uma prostituta é encontrada assassinada, descobrem que os principais suspeitos são altos oficiais do Exército dos EUA. Enquanto investigam, descobrem que houve uma sequência de pelo menos seis assassinatos no ano anterior, mas a investigação prévia foi encerrada misteriosamente. O que começa como uma investigação sem maiores desdobramentos logo se revela bem mais complexa do que se imaginava. Baseado em fatos reais.


Atirando para matar

Quando um assassino e ladrão de diamantes escapa com joias roubadas, Warren Stantin, agente do FBI, dá início à perseguição, indo atrás dele até o noroeste do Pacífico. Ele descobre que o fugitivo tomou a guia de turismo, Sarah, como refém. Stantin recruta o namorado de Sarah, Jonathan, para ajudá-lo. Agora, Stantin e Jonathan têm de correr contra o tempo para capturar o ladrão antes que ele chegue à fronteira canadense.. 


K-9 Um policial bom pra cachorro

Michael Dooley (James Belushi) é um policial extravagante que necessita de alguma ajuda para lutar contra Lyman (Kevin Tighe), um traficante de drogas que tem tentado matá-lo. Um conhecido lhe dá Jerry Lee, um pastor alemão que foi treinado para cheirar drogas. Com sua ajuda Dooley espera colocar seu inimigo atrás das grades, mas Jerry Lee tem uma personalidade bem própria e trabalha apenas quando quer. Por sua vez, o cachorro é ótimo para destruir o carro, a casa e a vida sexual de Dooley. Além disto, Tracy (Mel Harris), a namorada de Michael Dooley, é sequestrada por Lyman, que assim pretende deter Dooley, pois Lyman está prestes a entregar um carregamento de drogas que vale alguns milhões de dólares.


Renegados pela justiça

Quando o policial da Filadélfia Buster McHenry (Kiefer Sutherland) se disfarça para investigar uma gangue liderada pelo cruel Marino (Robert Knepper), ele acaba sendo forçado a participar de um assalto que termina com o roubo de um artefato Lakota sagrado e a morte de várias testemunhas. Após o incidente, Hank Storm (Lou Diamond Phillips), cujo irmão foi morto durante o assalto, se junta a Buster para recuperar o artefato e vingar a morte de seu irmão.


Uma dupla quase perfeita

Scott Turner (Tom Hanks), um investigador de polícia obcecado por ordem e limpeza, adquire Hooch (Beasley o Cão), um grande e babão Dogue de Bordéus, após o assassinato de Amos Reed (John McIntire), dono de um ferro velho local que era um amigo de Turner e proprietário anterior de Hooch. Turner está entediado com pouco trabalho da polícia na cidade fictícia de Cypress Beach, Califórnia, em Norte da Califórnia e está sendo transferido para um emprego melhor em Sacramento, enquanto seu colega investigador David Sutton (Reginald VelJohnson) vem para ser seu substituto.


Tango & Cash - os Vingadores

Ray Tango (Sylvester Stallone) e Gabriel Cash (Kurt Russell) são detetives do departamento de narcóticos. Ambos são extremamente bem sucedidos na carreira mas, no entanto, não se "cruzam" muito. Enquanto isso Yves Perret (Jack Palance), um chefão do crime, está furioso por estar perdendo muito dinheiro, pois sempre Tango e Cash atrapalham seus "negócios". Assim, Perret articula um plano no qual os dois detetives são incriminados pela morte de um agente, em que além de estarem ao lado da vítima quando foram presos a arma do crime era o revólver de Cash, que foi achado no local do assassinato. Eles são condenados e têm de cumprir 18 meses em uma prisão de segurança mínima . 


Tecnologia do Blogger.