google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JOSEPH LOSEY - 10 FILMES ESSENCIAIS

joseph-losey-10-filmes-essenciais

Joseph Walton Losey foi um diretor norte-americano nascido a 14 de janeiro de 1909, na pequena cidade de La Crosse. Muitos pensam que ele era Inglês, mas na realidade, ele faleceu na Inglaterra (em 1984). O fato, obviamente, se deve por seus notórios filmes ingleses.

Ele fez  Medicina na Universidade de Dartmouth e Literatura Inglesa na Universidade de Harvard.  Em 1938, fez alguns curtas-metragens documentais para a Fundação Rockefeller, cuja qualidade motivou um convite para trabalhar em Hollywood.

Na célebre época da "caça as bruxas" perpetrada pelo senador McCarthy, Losey foi denunciado pelo argumentista Leo Townsend como sendo comunista. Colocado na Lista Negra, refugiou-se com a sua mulher em Inglaterra aonde viria a assinar os trabalhos mais importantes da sua carreira.

Confira abaixo seus 10 filmes essenciais, além das tradicionais menções honrosas:

➤Sinopse:

Em uma cidade grande, uma série de assassinatos de jovens meninas aterroriza os cidadãos e deixa os policiais perplexos. Um jovem, Martin Harrow, segue várias crianças, e logo se concentra em uma menina brincando sozinha. Martin compra um balão de um vendedor ambulante cego, então sai com a garota, assobiando uma música. Mais tarde, depois que descobriu o corpo da menina, o chefe de polícia faz um anúncio na televisão, revelando que as provas reunidas no caso indicam o mesmo modus operandi de crimes anteriores: a morte por estrangulamento e o roubo dos sapatos da vítima. Depois que a polícia adverte o público a tomar cuidado e informar qualquer comportamento suspeito, provoca uma histeria geral, e os criminosos da cidade também passam a caçar o assassino de crianças.

 ➤Sinopse:

Atendendo ao chamado de uma bela garota que assustou-se com a presença de um invasor (prowler) no quintal de sua casa, o policial Webb Garwood se apaixona pela vítima. Mas Susan, a mulher em questão, é casada com um rico radialista. Cego de amor, Webb arma um plano diabólico para livrar-se do marido e ficar com a amada, iniciando uma reação em cadeia que provocará uma tragédia.

➤Sinopse:

Um casal tenta escapar de uma gang de delinquentes quando se depara com cientistas trabalhando num projeto secreto do governo: um experimento com um grupo de crianças com estranhos poderes. Produzido pela Hammer, o filme é um fascinante parábola de Losey sobre paranoia atômica.

 ➤Sinopse:

Tony, um jovem aristocrata, acaba de comprar uma casa numa afluente área de Londres, onde pretende morar com sua futura esposa, Susan. Contrata, logo em seguida, um tipo bastante polido e deferente para seu criado pessoal. O tipo, Barret, logo chama a atenção do patrão por ser extremamente eficiente e prendado. Tudo parece ir muito bem. No entanto, logo se percebe que a relação patrão-empregado não há de ser das mais convencionais...

➤Sinopse:

Durante a Primeira Guerra Mundial em 1917, nas trincheiras britânicas de Passchendaele, o soldado Arthur Hamp (Tom Courtenay) é acusado de deserção . Ele  é defendido em seu julgamento pelo capitão Hargreaves (Dirk Bogarde). Hamp fora voluntário no início da guerra e era o único sobrevivente de sua companhia. No meio do horror, ele resolve voltar para a casa, caminhando até  Londres, mas depois de mais de 24 horas na estrada, ele é capturado e preso.

 ➤Sinopse:

Um conceituado professor de Filosofia de Oxford escuta um acidente acontecendo próximo a sua casa e quando vai investigar descobre que eram seus dois alunos que estavam no veículo. O professor resgata a aluna que sobreviveu ao acidente e a esconde em casa, finge que apenas o rapaz estava no carro. O filme conta então os eventos que se sucederam até o momento do acidente.

 ➤Sinopse:

Leonora (Elizabeth Taylor) é uma velha prostituta que fica convencida que Cenci (Mia Farrow) é sua filha, que supostamente morreu quando ainda era criança. Cenci sabe que ela é de fato a sobrinha de Leonora, mas Leonora não dissuade a ilusão de que seus laços de família são mais fortes. A chegada de Albert (Robert Mitchum), o padrasto incestuoso de Cenci, deixa a situação ainda mais tensa.

➤Sinopse:

O filme começa com dois homens correndo pela praia ao amanhecer e com suas mãos amarradas. Eles são fugitivos de um sistema carcerário tentam escapar por um país não-identificado da América Latina. São perseguidos incessantemente por um helicóptero das autoridades, o que só aumenta as tensões entre os personagens.

 ➤Sinopse:

O jovem Leo é convidado para a casa do seu colega de classe Marcus, durante as férias de verão. Ele faz amizade com a irmã de Marcus, Marian (Julie Christie) e quando Marcus adoece com sarampo, Leo acaba por passar mais tempo com ela, e eventualmente, é confiado a entregar mensagens dela para um fazendeiro local chamado Ted (Alan Bates). Logo fica claro que estas são mensagens românticas secretas. Alimentando uma paixão por Marian, Leo tenta manter segredo, tentando também resolver os seus próprios sentimentos.

➤Sinopse:

Em 1942, na França de Vichy, Robert Klein é um negociante de arte de origem alsaciana que se aproveita da perseguição aos judeus para comprar deles valiosas obras a preços muito baixos. Certo dia, sua tranquilidade é quebrada ao encontrar na porta de casa um exemplar do jornal “Informações Judaicas”, com seu nome e endereço na etiqueta, como destinatário da assinatura. O receio de ser tomado por judeu logo se transforma na busca obsessiva de Klein para encontrar o homem que age sob a sua identidade visando comprometê-lo. E a situação se complica com a suspeita da polícia de que tal homem não existe.

Menções honrosas:

Don Giovanni (1969), Armadilha a sangue frio (1960), Entrevista com a morte (1959), A sombra da forca (1957), Noite inolvidável (1951).
Tecnologia do Blogger.