google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

20 FILMES ESSENCIAIS SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

20-filmes-filmes-sobre-a-primeira-guerra-mundial

Guerra pode ser definida por um leigo, como um País, que quer sugar algo de outro, encontra dificuldades e entra em guerra. Parece estúpido definir assim, já que há muitas motivações por trás de uma guerra, mas basicamente, é isto. Guerra dos mundos, o clássico de ficção, já mostrava uma situação assim. E isto não foi uma coincidência.

No caso da primeira guerra, a insatisfação da Itália e da Alemanha foi uma das causas da Grande Guerra. Eles queriam uma fatia do bolo da Ásia e da África. Mas todo conflito, ainda mais este tão grandioso, vem de inúmeras ramificações. O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.

As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. Assim como na Segunda Guerra, houve uma divisão de grupos: Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia) e Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro Húngaro e Itália).

A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a mais terrível das guerras. Por este motivo, tornou-se conhecida durante muito tempo como “A Grande Guerra” (título, inclusive, de um dos filmes da lista abaixo).

Hoje vamos viajar direto para aqueles terríveis anos, através de 20 filmes fantásticos. Bora?


Direção: Abel Gance
➤Sinopse: 

Jean Diaz é um ex-combatente da Primeira Guerra Mundial que entra em parafuso quando seu invento, uma máquina que impediria a guerra, é roubado pelo governo e começa a ser usado para outros fins. Na iminência da Segunda Guerra Mundial, ele invoca os fantasmas de soldados mortos em outras batalhas para marcharem contra o conflito.

Direção: King Vidor
➤Sinopse:

Baseado em uma história de Laurence Stallings, que escreveu o sucesso da Broadway What Price Glory?, o épico cinematográfico de King Vidor sobre a experiência americana na Primeira Guerra Mundial acompanha a aventura de três soldados de origens diferentes que vão parar na França.

Direção: William A. Wellman
➤Sinopse: 

Jack Powell (Charles Rogers) e David Armstrong (Richard Arlen) são dois homens que vivem numa mesma cidadezinha americana e se tornam rivais quando passam a disputar o  amor da mesma mulher, a bela Sylvia Lewis (Jobyna Ralston). O que Jack não sabia era que a inocente Mary Preston, uma moça para quem ele nunca deu muita atenção, está perdidamente apaixonada por ele. Os dois se alistam no serviço militar e se tornam aviadores durante a Primeira Guerra Mundial, tendo que combater os alemães na França. Disposta a ajudar Jack, Mary decide arriscar sua vida e sua carreira como enfermeira viajando para a Europa em busca de seu amado.

Direção: Lewis Milestone
➤Sinopse: 

Um grupo de jovens alemães é convencido por um professor a se alistar no exército. Eles ficam muito entusiasmados com a ideia de lutar por seu país durante a Primeira Guerra Mundial, pois parece uma chance de viver novas experiências e provar para a sociedade o quanto são corajosos e patriotas. Paul (Lew Ayres) é um dos mais animados, porém, ao chegar no front o rapaz percebe que não há nada de honroso em matar seres humanos. Assim, a guerra transforma aqueles jovens idealistas em pessoas marcadas pelo horror.

Direção:Howard Hughes
➤Sinopse:

Quando a Primeira Guerra Mundial estoura, os irmão Monte (Ben Lyon) e Roy Rutledge (James Hall) deixam Osford para a Royal Flying Corps (RAF). Roy, um homem com forte moral, ama Helen (Jean Harlow), mas ela tem um caso com o irmão dele, Monte, um mulherengo. Antes de deixarem a cidade e seguir para a missão deles na Alemanha eles encontram Helen no braço de outro homem.

Direção: Frank Borzage
➤Sinopse

O americano Frederick Henry (Gary Cooper) acabou chegar na Itália para lutar na Primeira Guerra Mundial. Após ser ferido, ele é tratado pela enfermeira Catherine Barkley (Helen Hayes) e os dois se apaixonam. Só que o tórrido romance que eles vivem logo incomoda muitas pessoas, inclusive o Major Rinaldi (Adolphe Menjou), que acredita que Catherine escolheu o homem errado. Circunstâncias fazem com que Fraderick tenha que se afastar, e quando Rinaldi impede que as cartas do soldado cheguem à enfermeira, a moça passa a acreditar que seu amado a esqueceu.

Direção: John Ford
➤Sinopse:

Um sargento da Cavalaria Britânica e seu pelotão ficam isolados no deserto da Mesopotâmia, durante a Primeira Guerra Mundial. O oficial comandante é morto por um árabe, obrigando o sargento a assumir o comando, contra sua vontade. Um a um, os seus comandados estão sendo apanhados e mortos; no ápice da pressão, se desesperam e não conseguem aguardar os reforços, para resgatá-los.

Direção: Jean Renoir
➤Sinopse:

O filme passado durante I Guerra Mundial, conta a história de dois soldados franceses são capturados pelas tropas alemãs. O Capitão Boeldieu (Pierre Fresnay), antes um aristocrata, e o Tenente Marechal (Jean Gabin), que era um simples mecânico quando ainda civil. Eles conhecem outros prisioneiros de diversas origens e fazem amizade com um companheiro chamado Rosenthal (Marcel Dalio). Após tentarem fugir por diversas vezes, eles são separados do novo amigo e enviados para um fortaleza. É lá que Boeldieu faz amizade com um oficial alemão chamado Van Rauffenstein (Erich von Stroheim), também de origem aristocrática.

Direção: Edmund Goulding
➤Sinopse:

O Major Brand, comandante de um esquadrão da Força Aérea Britânica, vive atormentado por ter de mandar seus homens em perigosas missões. Por isso, é chamado de "carniceiro" por Dick Courtney, seu principal piloto. Quando o major é transferido, Dick assume seu lugar e passa a ser o "carniceiro" que é desprezado pelos colegas. As coisas se precipitam quando Dick envia Gordon Scott, irmão de Douglas, seu melhor amigo, em uma missão suicida. Gordon é morto, o que põe fim à amizade. Dick, então, embebeda Douglas a fim de substituí-lo na missão seguinte, mas também é abatido. Douglas, agora mais maduro, é o novo comandante.

Direção: Stanley Kubrick
➤Sinopse:

Durante a Primeira Guerra Mundial, o General Comandante Broulard ordena que seu subordinado, o general Mireau, ataque a trincheira alemã, oferecendo-lhe uma promoção como incentivo. Embora a missão seja imprudente ao ponto de suicídio, Mireau manda seu próprio subordinado, o coronel Dax, planejar o ataque. Quando o plano termina em desastre, o General Mireau exige a corte marcial de três soldados, aleatoriamente escolhidos para manter as aparências.

Direção: Mario Monicelli
➤Sinopse:

Itália, 1916. Oreste Jacovacci e Giovanni Busacca são recrutados para servir o exército e defender o país na Grande Guerra. Os dois tentam de todas as formas fugir do serviço, mas o destino os força a lutar no front, liderando a tropa e se tornando responsáveis por decisivas missões.

Direção: David Lean
➤Sinopse: 

Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O'Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.

Direção: Joseph Losey
➤Sinopse:

Durante a Primeira Guerra Mundial, um soldado é acusado de deserção. O oficial designado para defendê-lo na corte marcial passa a investigar a situação e descobre que existem muitos fatores obscuros no caso.

Direção: John Guillermin
➤Sinopse: 

O tenente Bruno Stachel, um ousado piloto alemão da Primeira Guerra Mundial, é instruído a abater 20 aviões inimigos para ganhar a Blue Max, uma medalha cobiçada. Seu superior, Count von Klugermann, sabe que ele não vai desistir enquanto receber a condecoração, e admira sua tenacidade e persistência. O sobrinho de seu superior, Willi, é o maior competidor de Bruno. Mas Bruno está disposto a superar seu adversário para assegurar a medalha.

Direção: Dalton Trumbo
➤Sinopse: 

Um soldado americano é atingindo no último dia da I Guerra Mundial. Joe (Timothy Bottoms) está deitado em uma cama de hospital e se dá conta que perdeu seus braços, pernas, olhos, nariz e boca. Ele relembra momentos de sua vida, mas não pode distinguir se está em um sonho ou se está acordado. Um dia ele encontrar uma alternativa para se comunicar com as pessoas que cuidam dele.

Direção: Peter Weir
➤Sinopse: 

Archie Hamilton (Mark Lee) é uma das maiores promessas das pistas de corrida da Austrália. Durante uma competição ele faz amizade com Frank Dunne (Mel Gibson). Unidos pelo idealismo, os dois se alistam no exército, em 1915, sem ter a mínima noção do horror que enfrentariam na luta contra os turcos, na trágica e lendária batalha de Gallipoli, durante a Primeira Guerra Mundial.

Direção: M.J. Bassett
➤Sinopse: 

1917, mais de um milhão de soldados aliados e alemães enfrentam-se no norte da Europa. Os campos estão cobertos de lama e sangue, o ar fede. Centenas de milhares de jovens morrem aqui, e milhares de outros padecerão antes que a guerra termine. Neste cenário, um rapaz de 16 anos enfrenta seus medos mais profundos. A morte está em toda parte. Ele e os poucos homens que restaram da Companhia estão perdidos em território inimigo. Seu único refúgio é uma trincheira alemã abandonada, um labirinto de becos e túneis escuros, cheio de cadáveres e ratos. Débeis e aterrorizados, eles esperam resgate, mas ninguém vem buscá-los. Um a um, os soldados começam a morrer. 

Direção: Jean-Pierre Jeunet
➤Sinopse:

Após o término da 1ª Guerra Mundial, a jovem Mathilde (Audrey Tautou) aguarda notícias sobre Maneth (Gaspard Ulliel), seu noivo. Mathilde fica sabendo que Maneth fez parte de um grupo de cinco soldados que, individualmente, provocaram sua própria mutilação, para que deixassem a frente de batalha da guerra. Os cinco são condenados à morte pela Corte Marcial e, após serem levados a uma trincheira francesa, são deixados à morte no território existente entre o local em que estavam e a trincheira alemã. Apesar de todos serem considerados mortos pelo exército francês, Mathilde acredita que Maneth está vivo e inicia, por conta própria, uma busca por pistas que confirmem isto.

Direção: Steven Spielberg
➤Sinopse: 

Em Devon, Inglaterra, enquanto a Primeira Guerra Mundial eclodia, "Joey", o cavalo de Albert Narracott, é vendido para a Cavalaria do Exército e enviado para França. Joey serviu nas Forças Armadas do Reino Unido e da Alemanha, e é pego por fogo inimigo; morte, doenças e o destino levam-no a uma verdadeira odisseia, servindo em ambos os lados do conflito antes de parar sozinho no meio da Terra de ninguém. Mas Albert não se esqueceu de Joey e, ainda jovem demais para se alistar no Exército, ele embarca em uma perigosa missão para encontrar seu cavalo e trazê-lo de volta para casa em Devon.

Direção: Sam Mendes
➤Sinopse: 

Os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar cerca de 1600 colegas de batalhão.


Tecnologia do Blogger.