google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

BURT LANCASTER - 10 FILMES ESSENCIAIS

burt-lancaster-10-filmes-essenciais

Milton Warden, Wyatt Earp, Ernst Janning, Robert Franklin Stroud, Dr. Matthew Clark, Don Fabrizio Salina, Ned Merrill, Dolworth, Valdez, Alfredo Berlinghieri. 

Nomes marcantes de personagens do cinema, que tem apenas um nome em comum: Burt Lancaster.

Burton Stephen Lancaster foi um ator e produtor de cinema dos Estados Unidos. Viveu a sua infância no Spanish Harlem, um bairro pobre da cidade de Nova York e os seus pais eram descendentes de protestantes irlandeses. Começou no cinema em 1946, trabalhando com o diretor Robert Siodmak, com quem faria ao todo três filmes. Atuando em filmes de ação, thrillers e westerns, movendo-se gradualmente para papéis mais exigentes e sérios e para o cinema europeu, à medida que ia ganhando prestígio. 


Confesso que escolher 10 filmes do Burt foi desumano. Para ter uma ideia, leitor, deixei de fora um dos maiores filmes dos anos 60 e da história: Os profissionais. Isto acontece quando uma pessoa como ele tem uma carreira excepcional. No final das contas, a lista de menções honrosas, logo abaixo dos 10 essenciais, é formada por vários filmes que se encaixam perfeitamente entre os 10. 

Então, não é uma lista injusta. Injusto é conhecer apenas 10 filmes deste magnífico ator. Boa sessão:

Direção: Jules Dassin

Na penitenciária de Westgate, reina o medo e a brutalidade entre os presos, com mortes constantes e descaso policial. Joe Collins, um dos presos, odeia o Capitão Munsey, a quem considera uma espécie de ditador dentro da instituição. Após mais uma infração e uma severa punição, Joe e seus companheiros de cela resolvem pôr em prática um plano de fuga que poderá também acabar em muito sangue.

Direção: Fred Zinnemann

Em 1941, Robert E. Lee Prewitt (Montgomery Cliff) pede transferência do exército e vai parar na base militar de Schofield, no Havaí. Seu novo capitão, sabendo que ele é um exímio boxeador, deseja que ele faça parte da equipe de boxe, mas ele se recusa terminantemente. Irritado, o capitão consegue que seus subordinados transformem a vida do novo recruta em um inferno. Paralelamente, o Sargento Warden (Burt Lancaster), ouvindo histórias que a esposa do capitão procura relações extra-conjugais por ter sérios problemas no casamento, começa a se interessar por ela e acaba sendo correspondido. 

Direção: Alexander Mackendrick

J.J. Hunsecker (Burt Lancaster) é um influente colunista de Nova York. Sidney Falco (Tony Curtis) é um inescrupuloso assessor de imprensa disposto a tudo para alavancar sua carreira. Determinado a impedir que sua irmã case-se com um músico, Hunsecker convence o bajulador Falco a destruir o relacionamento da jovem.

Direção: Richard Brooks

Elmer Gantry (Burt Lancaster) é um caixeiro-viajante oportunista, imoral e alcoólatra que é convertido pela Irmã Sharon Falconer (Jean Simmons) e passa a viajar em sua companhia pelos Estados Unidos pregando e explorando novos fiéis. Ricos e famosos, eles constroem um templo, mas Gantry é abalado pelo reencontro com um antigo amor.

Direção: Stanley Kramer

Tinham se passado três anos desde que os mais importantes líderes nazistas tinham sido julgados em Nuremberg. Dan Haywwod (Spencer Tracy), um juiz aposentado americano, tem uma árdua tarefa, pois preside o julgamento de quatro juízes que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial. À medida em que surgem no tribunal as provas de esterilização e assassinato a pressão política é enorme, pois a Guerra Fria está chegando e ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disto os governos aliados querem esquecer o passado, mas a coisa certa que deve se fazer é a questão que este tribunal tentará responder.

Direção: Luchino Visconti

1860, Sicília. Durante o período do "Risorgimento", o conturbado processo de unificação italiana, o príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia. Num cenário caótico de fortes contradições políticas, ele luta para manter seus valores.

Direção: John Frankenheimer

Passado no contexto da Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha os esforços do chefe de estação Labiche (Burt Lancaster) de impedir que o Coronel Franz (Paul Scofield) parta de trem carregando preciosas obras de artes francesas enquanto as forças aliadas se aproximam de Paris. Ademais, tanto o retardo do trem quanto o combate esperado devem atender a uma demanda peculiar: nenhum dos quadros pode ser danificado no processo.  

Direção: Frank Perry

Em um bairro de classe média de Nova York, Ned Merrill (Burt Lancaster) surge na piscina de um amigo sem ser convidado. Bem recebido, ele decide seguir visitando as piscinas de toda a vizinhança. Ele chega, nada e conta uma parte de sua história para os donos da casa. Aos pouco as recepções calorosas desaparecem e uma tempestade o alcança.

 Direção:Bernardo Bertolucci

 Na Itália, a vida de dois amigos de infância separados por seus destinos. Olmo Dalcò (Gérard Depardieu), filho bastardo de um camponês, é um trabalhador consciente politicamente. Alfredo Berlinghieri (Robert De Niro), filho de um proprietário de terras, vive do dinheiro da família, sem maiores preocupações. De classes opostas, os dois compartilham um contexto: o crescimento do fascismo e do comunismo.

Direção: Louis Malle

Em Atlantic City, Lou (Burt Lancaster), um gângster decadente, conhece Sally (Susan Sarandon), uma crupiê iniciante. Apaixonado, ele aceita fazer negócios com o marido dela, Dave (Robert Joy), que surge com um misterioso carregamento de cocaína. Dave acaba assassinado e Lou descobre que as drogas pertenciam à máfia, que agora cobra o prejuízo de Sally.

Menções honrosas: Assassinos (1946), Baixeza (1949), Sem lei e sem alma (1957), O Homem de Alcatraz (1962), Os Profissionais (1966), Momento Inesquecível (1983)
Tecnologia do Blogger.