google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JOHN LE CARRÉ - 10 MELHORES ADAPTAÇÕES

john-le-carre-10-melhores-adaptacoes

John Le Carré estudou na universidade de Berna na Suíça, e na Universidade de Oxford em Inglaterra, tornando-se depois professor em Eton College antes de se juntar ao corpo diplomático britânico entre 1960 e 1964.

A sua experiência nos serviços secretos terminou repentinamente, quando o agente duplo britânico Kim Philby denunciou a identidade de dezenas de espiões compatriotas ao KGB. No entanto o seu primeiro livro ainda seria publicado enquanto estava no (MI6).

John le Carré é autor de numerosos livros de espionagem, muitos dos quais apresentam um enredo que se desenvolve no contexto da Guerra Fria. No entanto, o fim da Guerra Fria levou-o a modernizar as temáticas que serviam como pano de fundo aos seus romances, assim, introduziu na sua obra temas como o terrorismo islâmico, a problemática causada pelo desmembramento da União Soviética, a política dos Estados Unidos da América no Panamá e as manobras obscuras da indústria farmacêutica no continente africano.

Em 1998, ele recebeu o título de Doutor em Letras honoris causa da Universidade de Bath. Em 2008, o The Times classificou-o 22º lugar em sua lista de "Os 50 maiores escritores britânicos desde 1945". Em 2011, ele recebeu a Medalha Goethe do Instituto Goethe. Em 2012, ele foi premiado com o grau de Doutor em Letras, honoris causa pela Universidade de Oxford.

Confiram abaixo as 10 melhores adaptações da sua obra para o cinema

➤Sinopse:

Em uma viagem ao Marrocos, Perry Makepeace (Ewan McGregor) e Gail Perkins (Naomie Harris), conhecem Dima (Stellan Skarsgård), um membro do alto escalão da máfia russa. Para tentar preservar sua vida e de sua família, Dima pede ajuda aos dois para conseguir asilo político na Inglaterra, via MI6 (o serviço britânico de inteligência). Em troca, promete nomes de políticos, advogados e banqueiros britânicos envolvidos em um esquema internacional de lavagem de dinheiro.

Curiosidade:

O ator Stellan Skarsgård acabou ficando com o papel de Dima, que era de Ralph Fiennes, que acabou saindo do projeto. Para dar um tom mais natural às interpretações dos atores, o diretor de fotografia Anthony Dod Mantle decidiu deixar algumas câmeras escondidas durante as gravações para captar ângulos inusitados e ter seus atores sempre na expectativa de onde seriam filmados.

➤Sinopse:

Depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origem chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, tentando resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. A chegada deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Enquanto a investigação avança, todos fazem a mesma pergunta sobre o imigrante: seria ele apenas uma vítima ou um extremista com um plano muito bem elaborado?

Curiosidade:

Último filme feito por Philip Seymour Hoffman. Um dos produtores do filme é Stephen Cornwell, filho de John Le Carré.

➤Sinopse:

Passado em 1973, em plena Guerra Fria, o longa gira em torno de George Smiley (Gary Oldman), um veterano da divisão de elite do serviço secreto inglês conhecida como Circo. Após a morte de seu ex-chefe e de alguns fracassos em missões internacionais, ele é chamado para desvendar um mistério sobre a identidade do agente duplo que, durante anos, trabalhou também para os soviéticos. Todos à sua volta são suspeitos, mas, como bons espiões que são, foram treinados para dissimular e trabalhar em condições de extrema tensão.

Curiosidade:

É o primeiro filme em língua inglesa dirigido por Tomas Alfredson. O filme é dedicado à roteirista Bridget O'Connor, que faleceu de câncer pouco após o término de seu trabalho no filme.

➤Sinopse:

Uma ativista (Rachel Weisz) é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa, iniciando uma viagem que o levará por três continentes.

Curiosidade:

Inicialmente o diretor de O Jardineiro Fiel seria Mike Newell, que deixou o projeto para dirigir Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005). Nicole Kidman chegou a ser cotada para interpretar a personagem Tessa, mas Fernando Meirelles a recusou por considerá-la velha demais para o papel.

➤Sinopse:

Após se envolver com apostas e mulheres casadas, o agente britânico Andy Osnard (Pierce Brosnan) é afastado de sua missão em Madrid por seus chefes no MI6, a agência britânica de espionagem, e enviado para o Panamá. Lá ele conhece o alfaiate Harry Pendel (Geoffrey Rush), que possui contatos com as pessoas mais importantes do país e esconde para todos seu passado como ex-presidiário e seus problemas financeiros.

➤Sinopse:

Katya (Michelle Pfeiffer), amiga e ex-amante de Dante (Klaus Maria Brandauer), um famoso cientista soviético, tenta entregar importantes obras do seu amigo a Bartholomew Blair (Sean Connery), um editor inglês, para estas serem publicadas no Ocidente. Mas o material é interceptado e vários espiões ocidentais mandam Blair ao encontro de Katya para descobrir quem é o autor destas obras e se há veracidade nas informações. Porém, a paixão de Blair por Katya pode criar situações imprevisíveis.

Curiosidade:

A Casa da Rússia foi a estréia do diretor Ken Russell como ator.

➤Sinopse:

Um casal de terroristas palestinos mata com uma bomba um diplomata israelense, sua mulher e seu pequeno filho. A Mosad, a agência de inteligência israelita, convoca Charlie (Diane Keaton), uma atriz americana, para personificar a namorada do irmão do terrorista que matou o diplomata. O irmão do terrorista não pode desmascará-la, pois foi morto pelos israelenses. Charlie é colocada em um mundo onde começa a ser uma atriz e logo se torna uma espiã, sendo então treinada pelo palestinos como um guerrilheira e, finalmente, sendo enviada para entregar uma bomba.


Curiosidade:

Em 2018 foi produzida uma nova versão do filme, com  Alexander Skarsgård, Michael Shannon, Florence Pugh e sob a direção de ninguém menos que  Park Chan-wook, de Old Boy. A minissérie, com 6 episódios, é de longe a adaptação mais empolgante de Carré.

➤Sinopse:

Esse thriller sobre a Guerra Fria fala sobre dois veteranos da Inteligência britânica, Leclerc (Ralph Richardson) and Haldane (Paul Rogers) que recrutam um jovem desertor polonês (Christopher Jones) para verificar alguns mísseis na Alemanha Oriental. Avery (Anthony Hopkins) é o agente britânico designado para acompanhá-lo na travessia da fronteira germânica. Uma vez transposta a Costina de Ferro, o rapaz conhece uma bela alemã (Pia Degermark) que o ajuda a entrar na polícia secreta e finalizar o plano.

➤Sinopse:

Quando o oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros Samuel Fennan e a sua mulher (Simone Signoret) são anonimamente acusados de terem ligações com o partido comunista, o seu mundo vira-se de pernas para o ar. Samuel Fennan é encontrado morto e aparenta ter cometido suicídio, apesar do agente dos serviços secretos, Charles Dobbs (James Mason), desconfiar do contrário. Quando as suspeitas de Dobbs entram em conflito com o seu superior, o veterano agente decide demitir-se da sua função no governo e aliar-se ao reformado inspetor da CID Mendel (Harry Andrews). À medida que os dois homens buscam a verdade, a sua investigação revela um círculo de espionagem muito mais complexo do que alguma vez poderiam suspeitar.

➤Sinopse:

Durante a Guerra Fria, o espião britânico Alec Leamas é enviado à Alemanha Oriental para servir como agente duplo. Mas à medida que ele avança no círculo de espionagem alemão, começa a suspeitar que está sendo manipulado pelos companheiros.

Existem 4 adaptações de Carré para a tv em forma de minissérie que são excepcionais. Melhores até que um ou dois filmes desta lista. Mas optei por privilegiar apenas filmes.


A Versátil lançou "O Cinema de Sidney Lumet", caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 4 filmes inéditos do mestre Sidney Lumet (“Serpico”, “Um Dia de Cão”), um dos maiores diretores norte-americanos do Pós-Guerra, incluindo a versão integral do cultuado “O Príncipe da Cidade”. Uma hora e meia de vídeos extras, com especiais e análises. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1

☛ O PRÍNCIPE DA CIDADE
(Prince of the City, 1981, 167 min.)
Com Treat Williams, Jerry Orbach, Richard Foronjy.

Um policial corrupto de Nova York se torna agente infiltrado do governo. Sua decisão acabará por destruir a vida de seus amigos. Com a mesma pungência dramática de Serpico e com uma atuação soberba de Treat Williams no papel principal, Lumet constrói mais uma obra-prima sobre a corrupção policial e suas trágicas consequências morais e pessoais. Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Disco 2

☛ CHAMADA PARA UM MORTO
(The Deadly Affair, 1967, 107 min.)
Com James Mason, Maximilian Schell, Simone Signoret, Harriet Andersson.

Um agente secreto investiga os fatos ocultos por trás do suicídio de um funcionário do governo britânico. Adaptação do primeiro romance de John Le Carré, este excelente filme de espionagem realizado na Inglaterra por Lumet conta com grande elenco.

☛ BRINCADEIRA DE CRIANÇA
(Child’s Play, 1972, 100 min.)
Com James Mason, Robert Preston, Beau Bridges.

Jovem professor ingressa em escola tradicional e se surpreende com a violência entre os alunos. Desconfiado que algum docente os incentiva, ele decide investigar. Com toques de horror gótico, esse esquecido filme atmosférico de Lumet merece ser redescoberto.


Disco 3

☛ O GRUPO
(The Group, 1966, 153 min.)
Com Candice Bergen, Joan Hackett, Elizabeth Hartman, Shirley Knight.
Grande Depressão, início dos anos 1930. Oito amigas que foram criadas em um colégio interno se formam na universidade, alimentando grandes sonhos e objetivos na vida. Baseando no aclamado best-seller de Mary McCarthy, Lumet realiza um fascinante e amargo drama feminino com agudo comentário social.

Informações da edição:

Títulos em português: O Príncipe da Cidade, Chamada para um Morto, Brincadeira de Criança, O Grupo
Títulos originais: Prince of the City, The Deadly Affair, Child’s Play, The Group
País de produção: Estados Unidos, Inglaterra
Ano de produção: 1966-1981
Gênero: Drama, Policial, Terror
Direção: Sidney Lumet
Elenco: Anton Walbrook, Simone Signoret, Serge Reggiani, Daniel Gélin, Edwige Feuillère, George Rigaud, Daniel Lecourtois, Jean Gabin, Danielle Darrieux, Simone Simon, Pierre Richard-Willm, Sessue Hayakawa, Michiko Tanaka.
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widecreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração:  527 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 14 anos

Extras:

Making of de “O Príncipe da Cidade” (28 min.), Especiais sobre “Chamada para um Morto” (9 min.), Depoimentos sobre Sidney Lumet e “Chamada para um Morto” (43 min.), Análise de “O Grupo” (20 min.), Trailers da coleção (5 min.).

”Versátil


A Versátil lançou também “12 Homens e uma Sentença”, a obra-prima de Sidney Lumet e o maior filme de tribunal de todos os tempos em Edição Definitiva Limitada, que traz esse clássico em inédita versão restaurada em alta definição em um disco Blu-ray (50Gb de dupla camada) e outro disco DVD com mais de quatro horas de vídeos extras legendados, incluindo especiais e documentários, além de um pôster e 2 cards exclusivos para colecionadores!!!

Disco 1 – BLU-RAY

- Versão restaurada (96 min.)
- Making of (23 min.)
- Especial (15 min.)

Disco 2 – DVD

Versão para TV dirigida por Frank Schaffner (51 min.), Apresentação da versão de TV (15 min.), Especial sobre a adaptação para o cinema (26 min.), Entrevistas de Sidney Lumet (23 min.), Especial sobre Sidney Lumet (10 min.), Especial sobre o autor Reginald Rose (15 min.), Análise sobre a fotografia do filme (38 min.), “Tragédia numa cidade Temporária”, episódio de TV dirigido por Sidney Lumet (55 min.), Trailer de cinema (2 min.).



Informações da edição:

Título: 12 Homens e uma Sentença
Título original: 12 Angry Men
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1957
Gênero: Drama
Direção: Sidney Lumet
Elenco: Henry Fonda, Lee J. Cobb, Ed Begley, E.G. Marshall, John Fiedler, Jack Klugman, Edward Binns, Joseph Sweeney, George Voskovec, Robert Webber
Resolução: 1080p High Definition
Idioma: Inglês
Áudio: LPCM 1.0 (filme de 1957) / Opção dublada
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.66:1
Tempo de duração: 96 min.
Região: A
Preto e Branco
Faixa etária: 14 anos

Extras:

Versão para TV dirigida por Frank Schaffner (51 min.), Apresentação da versão de TV (15 min.), Especial sobre a adaptação para o cinema (26 min.), Entrevistas de Sidney Lumet (23 min.), Especial sobre Sidney Lumet (10 min.), Especial sobre o autor Reginald Rose (15 min.), Análise sobre a fotografia do filme (38 min.), “Tragédia numa cidade Temporária”, episódio de TV dirigido por Sidney Lumet (55 min.), Trailer de cinema (2 min.).

”Versátil
Tecnologia do Blogger.