google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

SERGIO CORBUCCI - 10 FILMES ESSENCIAIS

 sergio-corbucci-10-filmes-essenciais

Sergio Corbucci foi um diretor de cinema e roteirista italiano. É conhecido por seus westerns  spaghetti , e junto com Sergio Leone e Sergio Sollima, é considerado um dos grandes diretores do gênero. Os principais filmes de sua filmografia são ou westerns spaghettis ou comédias, sugerindo que a veia cômica do diretor imperava em suas obras. 

Seu filme mais conhecido (e explorado) foi Django, porém seu melhor filme e um dos mais bem avaliados do gênero é "O vingador silencioso". Corbucci, mesmo dirigindo filmes de baixo orçamento,  se tornou cult com o passar do tempo. 

Veja abaixo seus 10 filmes essenciais:

Na fronteira mexicana duas gangues rivais aterrorizam uma pequena cidade sem lei. Uma é liderada pelo Major Winchester Jack e a outra pelo General H. Rodrigues. De repente, os dois exércitos de bandidos são pegos de surpresa pelo mais temido pistoleiro do velho oeste, Django. 

Arrastando um misterioso caixão atrás de si, ele retorna para vingar a morte de sua esposa e banhar de sangue as ruas da cidade. Os tiroteios e confrontos são inevitáveis. Django está determinado em seu plano de vingança. Mas, o que será que ele carrega naquele caixão?

Mais uma pequena obra-prima do mestre Corbucci. O vigor da direção pode ser visto desde as primeiras cenas. Burt Reynolds (em um de seus primeiros papéis como protagonista) é o guerreiro Navajo que enfrenta sozinho o bando liderado por Duncan (Sambrell) após o massacre de sua aldeia. 

Nesse filme, Corbucci já da mostras de sua preocupação social colocando um índio como herói (que inclusive dá várias lições de moral nos brancos). Aldo Sambrell rouba a cena, um dos melhores (e mais cruéis) vilões do Spaghetti Western. Trilha sonora épica de Ennio Morricone.


Jonas (Joseph Cotten), um antigo oficial da Confederação, deseja reorganizar as suas antigas tropas no sudoeste para reavivar as lutas da Guerra Civil Americana. Com uma grande quantia de dinheiro roubado ele elabora uma rota para explorar o território inimigo. Enquanto isso, um de seus filos viaja com uma viúva contratada em direção à um novo começo.


Durante a revolução mexicana, uma cidade é controlada por um ganancioso proprietário de minas que conta com o apoio das forças militares do governo. Os camponeses locais são tratados como pessoas desprezíveis e os trabalhadores das minas como verdadeiros escravos. 

Sem nenhum lugar ou pessoa a quem recorrer, Paco, o líder dos rebeldes, contrata Sergei, um mercenário polonês que está disposto a ajudar os revolucionários em seu desejo de liberdade. Somente Curly, um cruel pistoleiro contratado pelo tirano da cidade permanece em seu caminho.


Bando de assassinos sanguinários liderado pelo perverso Loco (Klaus Kinski) esconde-se nas montanhas de Utah. Depois que o marido de Pauline se torna a última vítima de Loco ela contrata um matador de aluguel, Silence (Jean-Louis Trintignant), para se vingar do facínora. 

Com uma exuberante fotografia, trilha sonora do maestro Ennio Morricone, direção de Sergio Corbucci (Django), O Vingador Silencioso mostra com maestria a violência de um Oeste imoral e sem honra. Sem dúvida um dos mais influentes euro-westerns já feitos.


O contrabandista de armas Yolaf Peterson (Franco Nero) planeja fazer uma venda para o guerrilheiro Mongo (Francisco Bódalo), mas o dinheiro está trancado num cofre no banco e somente o Professor Xantos (Fernando Rey), um prisioneiro dos americanos, sabe a combinação. 

Yolaf concorda em soltar Xantos, acompanhado pelo relutante guerrilheiro Basco mais um antigo parceiro de negócios de Yolaf, John "Mão-de-Madeira" (Jack Palance), tem outras idéias. Este faroeste político feito por Corbucci foi considerado um dos melhores bangue-bangues feitos na Europa.


O filme conta a história de dois motoristas de caminhão, totalmente opostos em caráter e origens, que são funcionários da empresa CISA.  Lombard Sandro Colautti ( Michel Constantin) é reservado, enquanto o siciliano Nino Patrovita ( Giancarlo Giannini ) é mais atrevido.

Os dois se encontram pela primeira vez, e não tem uma primeira impressão boa. Nino perde seu parceiro de viagem e Colautti é forçado por sua empresa a trabalhar com Patrovita. Os dois são início a uma viagem que mudará suas vidas.


Belle Duke, a fim de se vingar de seu ex-amante Philip Bang, organiza sua fuga da prisão. Mas em vez de Philip está o italiano Felice Brianza, AKAS Felix, para escapar. Agora Felix é obrigado a ajudar Philip a escapar. Ele consegue e a partir desse momento os dois se juntam para enganar Belle. A trama da fraude se torna mais complicada quando Felix se apaixona pela filha de Philip.


Com o apoio de Johnny Firpo (Terence Hill), Amiral O’Connor declara guerra contra Parapolis, o Grego, líder de uma rede de jogos e apostas de Miami. O meio-irmão de Johnny, Charlie (Bud Spencer), é um ex-jogador que trabalhava para Parapolis e é agora um motorista de caminhão. 

Ele não pretende retornar ao submundo do jogo, mas Johnny o convence inventando que aquela é a única maneira de pagar uma operação para seu pai, que está ficando cego. Juntos eles vão lutar contra toda gangue de Parapolis para depois enfrentar um problema ainda maior: o que fazer com os milhões que conseguiram ganhar?


Um homem consegue recuperar um misterioso mapa do tesouro, que foi deixado para trás pelo exército japonês, em uma pequena ilha. Ele consegue carona em um barco de um aventureiro, que está dando a volta ao mundo. Sem que o navegador perceba, ele muda a rota da embarcação, rumo à ilha do tesouro.
 
Tudo parece correr bem, até que, chegando ao tão sonhado local, eles descobrem que a ilha não é tão deserta quanto pensavam. Lá estão, além dos nativos, um soldado japonês que ainda guarda o tesouro.


A Arte de Sergio Corbucci 
Edição Limitada Com 4 Cards (Caixa com 2 DVDs)

A Versátil lançou “A Arte de Sergio Corbucci”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que reúne três clássicos do diretor italiano Sergio Corbucci (“Django”), um dos mestres do faroeste spaghetti ao lado de Sergio Leone, em inéditas versões recentemente restauradas. Uma hora e meia de extras, incluindo um documentário sobre o gênero. Edição Limitada com 4 cards.

DISCO 1

O VINGADOR SILENCIOSO
(Il grande silenzio, 1968, 106 min.)
Com Jean-Louis Trintignant, Klaus Kinski, Frank Wolff. 

No intenso inverno de 1898, nas montanhas do Utah, um matador de aluguel mudo é contratado por um viúva para se vingar dos facínoras que mataram seu marido. Com sensacional trilha de Ennio Morricone e duelos antológicos, este é um dos melhores faroestes spaghetti de todos os tempos e uma prova do talento visual de Sergio Corbucci em sua estilizada releitura à italiana da grande tradição do faroeste hollywoodiano. Homenageado por Quentin Tarantino, um fã do filme, em “Os Oito Odiados”. Opção de dublagem clássica em português.

DISCO 2

OS CRUÉIS
(I crudeli, 1967, 92 min.)
Com Joseph Cotten, Norma Bengell, Julián Mateos.

Um ex-soldado confederado planeja, com os filhos, usar dinheiro roubado para ressuscitar a Confederação. Tenso, cruel e violento, este faroeste spaghetti é um dos melhores filmes de Corbucci. No elenco, a brasileira Norma Bengell.

O ESPECIALISTA – O VINGADOR DE TOMBSTONE
(Gli specialisti, 1969, 105 min.)
Com Johnny Hallyday, Gastone Moschin, Françoise Fabian.

Pistoleiro volta à sua cidade natal para investigar o linchamento do irmão. Com o roqueiro francês Johnny Hallyday como protagonista, esse faroeste bizarro traz todo o barroquismo e a criatividade visual de Corbucci.


Informações sobre a edição:

Títulos em português: O Vingador Silencioso, Os Cruéis, O Especialista – O Vingador de Tombstone
Títulos originais: Il grande silenzio, I crudeli, Gli specialisti
País de produção: Itália, França
Ano de produção: 1967-1969
Gênero: Faroeste
Direção: Sergio Corbucci
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Klaus Kinski, Frank Wolff, Joseph Cotten, Norma Bengell, Julián Mateos, Johnny Hallyday, Gastone Moschin, Françoise Fabian
Idioma: Italiano, Francês, Inglês, Português
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.85:1, Widescreen anamórfico 2.35:1
Tempo de duração: 303 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 16 anos

Extras: 

Documentário sobre faroeste spaghetti (38 min.), Depoimento sobre o diretor (15 min.), Finais alternativos de “O Vingador Silencioso” (6 min.), Análise de “O Especialista” (19 min.),  Trailers (12 min.)



Tecnologia do Blogger.