google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MARTIN RITT - 10 FILMES ESSENCIAIS

martin-ritt-10-filmes-essenciais

Conheci o cinema de Martin Ritt através de um filme com uma das traduções mais loucas do cinema nacional: "Um Homem tem três metros de altura". Nascido em Nova York, seus filmes abordam temas de consciência social com personagens solitários ou oprimidos, cujos escrúpulos éticos os colocam em conflito com os valores duvidosos da sociedade. 

Filho de imigrantes judeus, em 1935, Ritt começou a atuar em produções do Federal Theatre Project e também do Theatre of Action na cidade de Nova York. Depois de ser recomendado por Elia Kazan, Ritt juntou-se ao Grupo de Teatro em 1937, atuando em uma série de produções durante os próximos cinco anos. Após a Segunda Guerra, fez alguns trabalhos na TV até estrear com diretor em... Um Homem tem três metros de altura.

De uma carreira singular, Ritt morreu logo após sua conclusão do seu último filme, Stanley & Iris, aos 76 anos. Confira seus 10 filmes essenciais:


Nas docas de Nova York a corrupção e o racismo são coisas rotineiras. Neste ambiente floresce a amizade entre um branco, Axel Nordmann (John Cassavetes), que desertou do exército e poderá ser preso a qualquer momento, e Tommy Tyler (Sidney Poitier), um negro casado que trabalha no cais. Esta amizade será palco de uma grande tragédia.


Ben Quick (Paul Newman) deixa uma cidade após suspeitarem, sem provas, que é um incendiário. Ele põe o pé na estrada e consegue carona com Eula Varner (Lee Remick) e Clara Varner (Joanne Woodward). Eula é casada com Jody Varner (Anthony Franciosa), cujo pai, Will Varner (Orson Welles), é "dono" de Frenchman's Bend, uma pequena cidade do Mississípi. 

Já Clara, a filha solteira de Will, trabalha como professora. Ben se estabelece lá e logo consegue um ascensão meteórica, indo morar na casa do seu patrão, Will. Ele se torna um sério candidato para casar-se com Clara, pois Will não tolera a idéia que ela não lhe deixe herdeiros.


Hud Bannon é um jovem rebelde que está sempre entrando em conflito com o pai, Homer, um velho e respeitado fazendeiro, ao mesmo tempo que tenta seduzir a empregada da casa, Alma. Seu sobrinho Lonnie - filho de um irmão mais velho, falecido tragicamente, em parte por causa da irresponsabilidade de Hud - de início simpatiza com ele, mas depressa dá-se conta de sua falta de caráter e de princípios. 

A perda de todo o rebanho bovino de Homer com aftosa, contaminado com gado comprado barato do México, e o avanço sexual de Hud sobre Alma, depois de uma noite de bebedeira, conduzem a história para seu dramático final.


Em plena era da Guerra Fria, o espião britânico Alec Leamas é enviado à Alemanha Oriental para servir como agente duplo. Mas à medida que vão surgindo informações, o espião começa perceber que seus companheiros estão desconfiando de seu trabalho. Adaptação do romance escrito por John Le Carré.


No Velho Oeste, John Russell é um branco criado pelos apaches que fica sabendo que seu pai morreu e lhe deixou uma pensão como herança. Ele resolve vender a propriedade por não se sentir muito à vontade no mundo dos brancos, e toma a última diligência de um ponto de trocas prestes a fechar, junto com outros passageiros que parecem esconder suas verdadeiras intenções. Quando bandidos atacam a diligência, deixando os viajantes perdidos no deserto, Russell pode ser sua única esperança de sobrevivência.


Na Pensilvânia em 1876 James McParlan (Richard Harris), um agente de polícia, é enviado para uma comunidade mineira de irlandeses para se infiltrar entre os "Molly Maguires", uma sociedade secreta que combate o capitalismo selvagem dos patrões com sabotagem. McParlan se emprega nas minas e se torna amigo de Jack Kehoe (Sean Connery), o líder dos Maguires, porém ele reluta na sua missão de informante quando se apaixona por Mary (Samantha Eggar) e trava contato com a terrível situação dos mineiros.


No início do século XX Jack Jefferson (James Earl Jones) torna-se o primeiro boxeador negro a se tornar campeão. Entretanto ao namorar Eleanor (Jane Alexander), uma branca, é vítima de um racismo tão forte que se cria uma artimanha para prendê-lo. Jack foge para a Europa, mas por onde vai é perseguido, já que vários negros não aceitam ele ter uma relação inter-racial.


Em 1933, os Morgans, uma amável e unida família de negros arrendatários que vivem na Louisiana, enfrentam uma crise familiar: o patriarca, Nathan Lee Morgan (Paul Winfield), é condenado por um crime insignificante e vai preso. Depois de um certo tempo, sua esposa envia o filho mais velho, com 11 anos, para visitá-lo. A viagem é como uma odisséia para o garoto, que passa algum tempo com um dedicado professor negro.Indicado á 4 Oscar's 1973(melhor filme, roteiro, atriz e ator)


Como muitos dos integrantes de sua família antes dela, Norma Rae trabalha numa fábrica têxtil local por um salário que não condiz com as longas horas e as péssimas condições de trabalho. Depois de ouvir um discurso de um defensor dos direitos trabalhistas, a jovem é inspirada a convencer seus colegas de trabalho a lutar pela criação de um sindicato.


Claudia Draper (Barbra Streisand) é uma prostituta de luxo que mata Allen Green (Leslie Nielsen), um "cliente", para se defender. A defesa alega insanidade, com o apoio da família dela, pois acreditam que só assim ela terá chance de escapar da condenação. 

Entretanto, isto também significa que será mandada para um instituição para doentes mentais por tempo indeterminado. Assim, entrega seu caso a Aaron Levinsky (Richard Dreyfuss), um advogado que tem como função não provar que ela é inocente mas sim sua sanidade, pois assim poderá ser julgada em tribunal e então tentar provar sua inocência.

➤Menções honrosas: Paris vive à noite (1961),  Conrack (1974), Testa-de-ferro por acaso (1976), O romance de Murphy (1985).


Classicline lançou alguns filmes das menções honrosas em DVD, que podem ser adquiridos no site da empresa ou nas lojas parceiras. Para comprar, só clicar no link acima. 


Tecnologia do Blogger.