google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MOGAMBO (1953) - FILM REVIEW

Mogambo é um dos raros remakes com a estrela do filme original. Ele é refilmagem de Terra de Paixões (1932), no qual Clark Gable também atuou.  O roteiro também foi do mesmo escritor, John Lee Mahin. Na primeira versão, o papel de Gardner foi interpretado pela loira bombástica Jean Harlow. 

Enquanto o filme original se passa na Indochina e foi rodado nos estúdios MGM, boa parte do remake foi filmado em locações na África. Mogambo se destacou pelas atuações de Gardner e Kelly, ambos indicados ao Oscar.

Na história, o caçador Victor Marswell (Clark Gable) se envolve com Eloise Y. Kelly (Ava Gardner), uma mulher que se desencontrou de um marajá. Após a partida dela, Victor recebe Linda (Grace Kelly), a esposa do antropólogo Donald Nordley (Donald Sinden), que contratou seus serviços. 

As duas nunca deveriam ter se encontrado, mas, após a chegada dos Nordley, um acidente faz com que Eloise seja obrigada a voltar para o acampamento, que logo é fechado, pois Donald quer ir para a região dos gorilas. Assim fica combinado que Eloise irá com eles e, em determinado ponto, seguirá seu próprio caminho. Porém no caminho de ambas está Victor.

Apesar dos personagens de Gable e Ava se "atracarem" já nos primeiros minutos, Clark Gable teve um caso na vida real com a outra estrela,  Grace Kelly. E este affair ficou famoso. Grace Kelly se apaixonou perdidamente por Clark Gable, que parecia mais interessado na África. Eles tiveram um caso ardente, e ela queria se casar com ele. 

Afinal de contas, Clark foi um ator que sintetizou o ideal americano de masculinidade e virilidade por três décadas. Uma estrela extremamente popular durante sua vida, Gable foi apelidado de "Rei de Hollywood". Ele encantava as mulheres instintivamente, mas fugia delas quando a coisa ficava séria...

Não demorou muito para que a bela jovem loira chamasse a atenção de Clark. Durante a longa sessão de fotos na África.  Eles tinham uma diferença de idade de 28 anos. Para terem uma ideia, ela o chamava de “Ba”, que em suaíli significa “pai”. Eles passavam o tempo ocioso entre as fotos em suas cadeiras um ao lado do outro, conversando e jogando cartas. Ele a ensinou a pescar e eles costumavam acordar às 4 da manhã e fugir juntos antes do início das filmagens. Grace admitiu para um amigo que eles nadaram nus no Lago Vitória.

"Ambos eram solteiros na época, e é muito normal para qualquer mulher estar apaixonada por Clark.", disse Ava na época. Quando a produção se mudou da África para os estúdios da MGM em Londres, Clark e Grace passaram a maior parte do tempo em seu quarto de hotel. 

Quando a "sogra" ficou sabendo do caso, partiu para o encontro do casal com muita satisfação, pois o admirava. Foi aí que Clark viu que não queria se "amarrar". Dizem que ele rapidamente encerrou o caso, ignorou os telefonemas de Grace e esnobou-a no estúdio. Grace ficou arrasada.

Como é de conhecimento de todos, Grace desistiu de Hollywood em 1956, quando ela se casou com o famoso príncipe Rainier e se tornou princesa de Mônaco. Eles tiveram três filhos. Grace morreu em um acidente de carro em 1982, aos 52 anos, exata idade que Gable tinha quando começaram as filmagens de Mogambo, em junho de ... 1952. 

O Furacão Ava

Gardner rendia tantas histórias que não sabemos quando termina a verdade e começa a ficção. Muitos a consideravam a mulher mais bonita do mundo. Numa dessas "lendas", ela nadou nua  na piscina de Ernest Hemingway e ele ordenou que a água nunca fosse trocada. Bom, eu faria o mesmo.

Nudez não era problema para a atriz. Após cada dia de filmagem de locações, Ava Gardner se banhava em uma banheira de lona montada pelo nativo designado a ela. Quando o governo colonial britânico reclamou que ela ficava nua diante dos nativos durante o banho, ela riu, tirou a roupa e desfilou nua pelo acampamento.

Hormônios a mil? Talvez. Ava Gardner estava grávida no início das filmagens e, conforme sua gravidez progredia, ela começou a sofrer muito com o calor. Finalmente, ela fez uma pausa na Inglaterra, onde acabou no hospital. Flagrantes de publicidade, que não divulgaram notícias de sua gravidez, disseram que ela estava sofrendo de anemia. 

Alguns anos depois, ela diria que havia sofrido um aborto espontâneo, mas em particular disse à esposa do cineasta Robert Surtees que ela havia feito um aborto. Nesse ponto de seu relacionamento com Frank Sinatra, ela o odiava tanto que não queria ter um filho. 

E a cena mais icônica foi dela mesma, contracenando com um rinoceronte e um elefante. Enquanto a atriz estava filmando a cena em que ela os alimenta, o elefante bebê a empurrou em um buraco (raso) com lama dentro.  Ela gritou por socorro, mas John Ford fez sinal para que a equipe ficasse quieta e continuasse filmando. E de novo, ela acabou caindo, desta vez, ficando toda suja de lama. A sequência é completamente espontânea, porque foi toda em função da ação do elefante. E ficou bem divertido desta forma. 

Mas afinal, o que é Mogambo? 

Embora o trailer original do filme explique que "Mogambo" significa "o maior", na verdade, a palavra "Mogambo" não tem nenhum significado. O produtor Sam Zimbalist criou o título alterando o nome do Mocambo, um famoso clube noturno de Hollywood.

Na produção, centenas de tribos nativas participaram no filme, incluindo algumas tribos que eram inimigas tradicionais. A comitiva incluiu 68 membros da tribo Wagenia, contratados para filmar um passeio de barco pelas corredeiras. Quando eles decidiram que seus deuses não estavam presentes no rio, o produtor Sam Zimbalist levou três chefes de Leopoldville (Congo) para abençoar a sequência.

John Ford nunca tinha visto Terra de Paixões (1932), mas gostou do roteiro desta versão e ficou intrigado com a oportunidade de filmar em locações na África. Clark Gable não se impressionou com o roteiro e teve medo de reprisar seu papel. Ele só concordou em fazer o filme depois que Assim são os Fortes (1951) e Estrela do Destino (1952) fracassaram nas bilheterias.

Durante as filmagens no Quênia, a MGM contratou guardas armados para proteger o elenco e a equipe no caso de um ataque Mau Mau. Mesmo assim,  os envolvidos nas filmagens receberam armas para se defender. Durante a produção, o diretor assistente John Hancock morreu em um acidente com seu jipe. John Ford originalmente planejou escalar seu irmão Francis Ford como o Capitão John. Mas Francis morreu alguns meses antes do início da produção, e Ford escolheu Laurence Naismith .

Alguns episódios do filme foram baseados em eventos ocorridos durante as filmagens. Assim como com a chita no filme, um leopardo entrou na tenda de Ava Gardner uma noite. Ela também tentou cozinhar para toda a equipe, assim como sua personagem faz na tela.

Por estas e outras histórias, Mogambo é um filme para ver, rever e ter na coleção, mesmo sendo um "Ford" menos reconhecido entre suas melhores obras. Mas talvez seja porque o nível era alto demais, com filmes como Homem que matou o facínora, Rastros de ódio e Paixão dos fortes.

Ainda assim, é um belo filme.


Classicline lançou este filme imperdível em DVD, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Clark Gable, Ava Gardner, Grace Kelly, Donald Sinden, Philip Stainton, Eric Pohlmann, Laurence Naismith, Denis O’Dea, Samburu, Wagenia
Direção: John Ford
Produtor: Sam Zimbalist
Roteiro: John Lee Mahin
Fotografia: Robert Surtees, Freddie Young
Direção de Arte: Alfred Junge
Ano de produção: 1953
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Letterbox
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 115 min. aprox.
Idioma: Inglês , Português
Legendas: Espanhol , Português
Extras: Cartazes,Galeria de Fotos.
Quantidade de discos: 1


Tecnologia do Blogger.