google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PAUL NEWMAN - 10 FILMES ESSENCIAIS

paul-newman-essenciais

7 dos 10 filmes selecionados para o post de hoje estão na lista dos filmes que mais assisto fazendo de Paul Newman um dos atores que mais admiro na história do cinema. Com seu olhar cativante e um talento monstruoso, Newman conquistou o mundo.

Newman teve sua primeira experiência como ator enquanto fazia peças na escola, mas não foi seu primeiro amor na época. No colégio, ele jogou futebol e esperava ser um atleta profissional. Depois de ser expulso do time de futebol na faculdade, Newman começou a atuar fazendo sua estreia na Broadway em 1953 e começando a fazer televisão e filmes. Ele estudou com Lee Strasberg no famoso Actor's Studio ao lado de Marlon Brando, James Dean e Geraldine Page.


Paralelo à profissão, ele exercia o hobbie. Newman conquistou sua primeira vitória em uma pista de Connecticut em 1972. Ele ganhou o título nacional do Sports Car Club of América quatro anos depois. Em 1977, Newman deu o salto e se tornou um piloto profissional. Em 1995, Newman fez parte da equipe vencedora do Rolex 24 em Daytona. Com sua vitória, Newman se tornou o piloto mais velho a vencer. 

Newman abriu sua própria empresa de alimentos no início dos anos 1980, a Newman's Own, que doa todos os lucros para instituições de caridade. Outras fundações de caridade de Newman incluem o Scott Newman Center, que ele fundou em 1978, depois que seu único filho morreu de uma overdose acidental de álcool e medicamentos prescritos.

Foi indicado a 10 Óscares, vencendo 1 por "A cor do dinheiro".

Newman morreu de câncer em 26 de setembro de 2008.


Enquanto relembrava seus momentos gloriosos no esporte escolar, Brick Pollitt acaba se machucando por estar bêbado; ele e sua esposa geniosa, Maggie, estão visitando sua família para o aniversário de 65 anos de seu pai, Big Daddy. Rabugento, mesmo com a saúde ruim, Big Daddy exige saber por que Brick e Maggie ainda não lhe deram um neto, ao contrário do irmão de Brick, Gooper e sua esposa fértil, Mae.


Eddie Felson é um talentoso jogador de sinuca, mas de personalidade autodestrutiva. Desafia o grande jogador Minnesota Fats em aposta de alta soma de dinheiro mas é derrotado após horas seguidas de jogo. Sem dinheiro e sem agente, procura reencontrar a confiança em si e em seu jogo. Envolve-se com Sarah e na tentativa de desafiar Minnesota Fats novamente, junta-se ao agente sem escrúpulos Bert Gordon.


O inconsequente Hud Bannon (Paul Newman) vive para beber, brigar e seduzir. Idolatrado por seu sobrinho adolescente, Lonnie (Brandon De Wilde), vive em conflito com o pai, Homer (Melvyn Douglas), um conservador fazendeiro. Charmoso, porém cínico e rebelde, ele tenta ainda conquistar a empregada Alma (Patricia Neal).


O rebelde inconsequente Luke é preso, mas se recusa a obedecer as regras do local e ganha o respeito dos demais presidiários por sua valentia e malandragem. Insiste em fugir, mas a cada nova recaptura as punições são mais severas. Nem assim ele desiste e, enquanto o ódio dos guardas aumenta, Luke torna-se um exemplo para os prisioneiros.


O filme conta a verdadeira história de embates e passeios selvagens, batalhas com posses, trem e assaltos a banco, um caso de amor tórrido e um novo sentido da vida fora da lei na Bolívia. É também um estudo de personagem de uma amizade notável entre Butch, possivelmente o bandido mais simpático da história da fronteira, e seu associado mais próximo, o lendário e sempre perigoso Sundance Kid.


Após o assassinato de um amigo em comum, o aspirante a vigarista Johnny Hooker junta-se ao velho Henry Gondorff para se vingar de Doyle Lonnega, o cruel chefe responsável pelo crime. Hooker e Gondorff implementam um plano elaborado para que Lonnegan não descubra que está sendo enganado. O grande golpe começa a se desenrolar, mas as coisas não saem como planejaram e a destemida dupla faz improvisações de última hora.


Um incêndio começa em um arranha-céu de São Francisco durante a cerimônia de sue abertura, com a presença de uma série de convidados importantes. Um chefe dos bombeiros com excesso de trabalho e o arquiteto do edifício devem cooperar na luta, para salvar vidas e dominar o pânico, enquanto um corrupto empreiteiro tenta fugir da responsabilidade pelo desastre.


Advogado alcoólatra e decadente vê a chance de recuperar a sua auto-estima quando lhe é dado um caso sobre um erro médico. Mesmo quando uma quantia razoável é oferecida para se chegar a um acordo e o caso não ir a julgamento, ele não concorda e decide enfrentar um poderoso grupo, que é defendido por um renomado e ardiloso advogado.


Eddie Felson (Paul Newman) é um ex-campeão de sinuca que decide passar os seus ensinamentos para Vincent (Tom Cruise), um novo talento, segundo sua intuição. Porém, a amizade entre os dois não será tão simples, cada um é fruto de uma geração diferente e o conflito entre jogar por prazer ou simplesmente pelo dinheiro surgirá a todo instante.


Ele não deveria estar lá. Mas no momento em que Michael Sullivan Jr. presencia um brutal assassinato, as vidas desse menino de 12 anos e do gangster que é seu pai são destruídas para sempre e seus destinos unidos para sempre. Agora, perseguido pela Máfia a quem devotou sua vida, Sullivan e seu filho não têm para onde fugir ou como escapar à perseguição incansável de um sádico assassino. É nessa luta feroz e instintiva pela sobrevivência e para proteger seu filho, que este gangster profissional irá descobrir a honra e a redenção.

Menções honrosas:  O Indomável - Assim É Minha Vida (1994), Ausência de Malícia (1981), 41ª DP: Inferno no Bronx (1981),  A Piscina Mortal (1975), O Emissário de MacKintosh (1973), Roy Bean - O Homem da Lei! (1972), Hombre (1967), Cortina Rasgada (1966), O Caçador de Aventuras (1966), Paris Vive à Noite (1961), Um de Nós Morrerá (1958), O Mercador de Almas (1958).








Classicline lançou alguns filmes das menções honrosas em DVD, que podem ser adquiridos no site da empresa ou nas lojas parceiras. Para comprar, só clicar no link acima. 


Tecnologia do Blogger.