google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

IVAN REITMAN - 10 FILMES ESSENCIAIS


"Nossa família lamenta a perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia na vida", afirma comunicado assinado pelos filhos do diretor, Jason, Catherine e Caroline Reitman. Desta forma, se encerrou uma das vidas e carreiras mais marcantes do cinema, principalmente, entre os anos 80 e 90. 

Nascido na Eslováquia, foi radicado no Canadá. Os pais de Reitman eram judeus. Sua mãe sobreviveu ao Campo de Concentração de Auschwitz e seu pai era um combatente da resistência subterrânea. Sua família veio para o Canadá como refugiados em 1950.

A carreira cinematográfica foi eclética na produção, com diversos filmes interessantes e que muitos nem se dão conta que ele está produzindo. (como Mata-me de Prazer de 2002 e  Hitchcock, de 2012), mas de maneira geral seu nome está relacionado ao gênero da comédia. Ele quase deu alguns passos em direções incertas, como dirigir Batman (e com Bill Murray) ou Mulher Maravilha. O que parecia ser um erro, não se tornou realidade. 


À partir de meados dos anos 90, passou a fazer filmes menos populares, ainda que de maneira geral sejam todos bons. Ao longo dos últimos anos, a atenção ficou mais voltada para o filho, Jason Reitman, cuja carreira foi para um caminho mais autoral. E com isto, o Reitman pai ficava por conta da produção. 

Recentemente, fizeram juntos Caça fantasmas: Mais Além, uma ótima homenagem ao filme mais popular do diretor. 

Ivan faleceu dia  12 de Fevereiro de 2022, aos 75 e com um projeto engatilhado, prometido há décadas: a continuação de Irmãos gêmeos.

Fica nossa homenagem:

O filme se passa num acampamento de verão infanto-juvenil canadense chamado North Star. O gerente é o distraído Morty Melnick (a quem todos chamam de "Micky", numa provável alusão ao primeiro nome dado por Walt Disney ao Mickey Mouse) mas toda a equipe de monitores segue a liderança "politicamente incorreta" do anárquico Tripper Harrison.


Dois amigos insatisfeitos com a vida, John Winger (Bill Murray), que acaba de abandonar o emprego, perder a namorada e ter o carro roubado, e Russel Ziske (Harold Ramis), convencido pelo companheiro, decidem se alistar no exército. No quartel, ambos se divertem ao mesmo tempo em que aproveitam as oportunidades que surgem, crescendo na carreira.


Em Nova York Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas "Ghostbusters". Inicialmente eles só têm despesas e nenhum cliente, mas eis que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora em seu apartamento.


Um assistente do ministério público é nomeado para processar a filha de um famoso artista, que é acusada de ter roubado uma das pinturas do seu falecido pai. Mas ele defronta-se com uma excêntrica advogada, que não utiliza métodos tradicionais, mas sim ortodoxos para vencer os casos em que participa. Em virtude de determinados factos, o advogado inicial passa a atuar na defesa.


Resultados de uma experiência genética, os gêmeos fraternos Julius e Vincent são separados ao nascer. Mary Ann, a mãe, acha que eles estão mortos. Agora, Vincent é um vendedor de rua sem escrúpulos em Los Angeles. Julius, criado por um cientista, cresce humilde, inteligente e forte, mas muito ingênuo sobre o mundo. Quando Julius fica sabendo sobre sua mãe e irmão, ele vai para Los Angeles para encontrar sua família.


Após uma agitada guerra viscosa, que custou milhões a cidade de Nova York, os Caça-Fantasmas encontram-se sem trabalho. Enquanto isso um antigo tirano prepara sua volta para dominar a Terra, usando seu retrato que está no Museu de Arte de Manhattan e possuindo o bebê de Dana Barrett como lar de sua maligna alma! Com a ajuda do enfeitiçado curador do museu, ele planeja tornar Nova York um assustador lugar para se viver! Usando seus equipamentos contra pestes paranormais, apenas os Caça Fantasmas podem salvar a cidade!


Os detetives John Kimble e Phoebe O'Hara perseguem Cullen Crisp, um conhecido traficante de drogas. John descobre que Cullen está atrás de sua ex-esposa e do filho deles, acreditando que ela tenha três milhões de dólares provenientes da venda de drogas. Então, John e Phoebe vão até Astoria, Oregon, onde acreditam que o filho de Cullen esteja estudando. O detetive passa a dar aulas no jardim de infância para crianças de seis anos, tentando descobrir qual das mães pode ser a ex-esposa de Cullen.

Dave Kovic (Kevin Kline) é um homem simples com um ótimo coração, que trabalha em uma agência de empregos e faz tudo pelos seus clientes. Mas sua vida sofre uma mudança brusca, pois Dave é um sósia praticamente perfeito de Bill Mitchell, o presidente dos Estados Unidos, e o serviço secreto pediu que Dave faça uma rápida aparição pública enquanto o presidente resolve "importantes assuntos" com Randi (Laura Linney), sua secretária. Porém, durante esta "reunião", Mitchell sofre um forte ataque, que o deixa clinicamente morto.

Dois pesquisadores, o grandalhão Dr. Hasse (Arnold Schwarzenegger) e o pequeno e malandro Dr. Arbogast (Danny DeVito), desenvolvem uma droga para auxiliar a gravidez. Impedidos de continuar o projeto, a dupla rouba um óvulo e o implanta na barriga do Dr. Hasse. E assim passam a testar a droga, a partir das reações do grandalhão durante os 9 meses de gestação.


A equipe de futebol americano Cleveland Browns está tendo uma péssima temporada, e o gerente do time, Sonny Weaver Jr. (Kevin Costner), está ameaçado de demissão. No tradicional dia de contratação de novos talentos, Sonny deve provar ao mundo dos esportes que é capaz de trazer os melhores nomes para a sua equipe.



“Meu pai não tem saído muito de casa por causa da pandemia do Coronavírus. Mas ele fez o teste, colocou uma máscara e foi até o estúdio da Sony para assistir ao filme. Depois, ele chorou e me disse: ‘Estou tão orgulhoso de ser seu pai’. Esse foi um dos grandes momentos da minha vida.”

Jason Reitman



Tecnologia do Blogger.