google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES NEO NOIR ESSENCIAIS

Afinal, o que foi o Noir?

Em 1946, o crítico francês Nino Frank identificou semelhanças estéticas em filmes norte-americanos dos anos 1930 e 1940 e os batizou de filmes Noir (do francês, filme preto). Estes filmes teriam surgido no final da década de 30, pouco tempo depois da crise da bolsa em 1929, como um reflexo da recessão que assolava os EUA e criava um ambiente propicio para o crime. Os jovens críticos franceses da revista Cahiers du Cinema (entre eles Godard e Truffaut) adoraram o termo e passaram a utilizá-lo com frequência, levando o conceito de film Noir para os EUA, onde eram muito respeitados.

Com forte influência do expressionismo alemão, o filme Noir apresenta uma estética formalista que subverte a realidade para expressar visualmente os sentimentos de autores e/ou personagens, neste caso através dos ambientes sombrios, que, paradoxalmente, situavam-se em lugares realistas, normalmente em grandes cidades, mas sempre num submundo repleto de sujeira e cinismo. Personagens ambíguos e de caráter duvidoso, como os detetives e as femmes fatales, são típicos do universo Noir.


Com seus longos sobretudos cinzentos, chapéus, cigarros no canto da boca e copo de uísque na escrivaninha, os detetives são marca registrada do gênero, mas ventiladores que circulam o ar nos escritórios, femme fatales, policiais corruptos e gatos caminhando entre latas de lixo também são elementos visuais que remetem à estética Noir.

E o Neo Noir?

Com características comuns aos Noir como anti-heróis protagonizando, femme fatales, Iluminação claro-escuro de alto contraste, ambiente urbano, muitas vezes com influências asiáticas, violência crua e sem glamour, o Neo Noir é definido por como "qualquer filme vindo após o período Noir clássico que contenha temas noir e sensibilidade noir. Portanto, o período do Noir foi mais concentrado (e com um número de produções tendendo ao infinito), enquanto o Neo Noir abrange um periodo bem maior, porém, com produções apenas representativas do que foi o sub-gênero clássico.

Hoje vamos lembrar 10 filmes Neo Noir para assistir hoje:



Los Angeles, 1937. O detetive particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) recebe a visita de uma mulher que acredita que seu marido, engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia, tem uma amante. Gittes logo descobre que a mulher era uma farsante e encontra a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway), filha de Noah Cross (John Huston), um dos homens mais poderosos da cidade. O engenheiro aparece morto e Gittes, envolvido com Evelyn, se vê no meio de um perigoso jogo de poder, com muitos segredos e mistérios.


Juliet Forrest (Rachel Ward) está certa de que a morte do seu pai, John Kay Forrest (George Gaynes), em um desastre de automóvel nas montanhas não foi nenhum acidente. Seu pai era um proeminente cientista e fabricante de queijos, que estava trabalhando em uma receita secreta. Para provar que foi assassinato, ela contrata os serviços de Rigby Reardon (Steve Martin), um detetive particular. Apesar dele cobrar dez dólares por dia mais despesas, ela lhe oferece duzentos dólares de adiantamento. Procurando respostas, Rigby encontra homens e mulheres perigosos, que foram diretamente extraídos de filmes dos anos 40 e 50. A pista principal que ele encontra são folhas de papel (que estavam no escritório de John Kay Forrest) dizendo quem são os "amigos e inimigos de Carlotta".


No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.


Nova Iorque, 1955. Harry Angel (Mickey Rourke), um detective particular, é contratado por Louis Cyphre (Robert De Niro), um misterioso cliente para encontrar um cantor. Entretanto, quanto mais Angel se aprofunda na investigação, mais distante fica da verdade. Envolve-se com figuras estranhas, que morrem violentamente, e penetra num mundo místico obscuro o qual não compreende: as pessoas com quem se relaciona ou investiga morrem. Até que em determinado momento Harry Angel descobre que ele próprio é o desaparecido Johnny Favorite, que fez pacto com Lúcifer em troca de fama e sucesso, mas tentou quebrar o acordo e enganar o contratado através de magia negra.


O ano é 1947 em Hollywood e Eddie Valiant (Bob Hoskins), um detetive sem sorte, é contratado para encontrar provas de que Marvin Acme, o magnata da fábrica de piadas e dono da Toontown, está envolvido com a mulher fatal Jessica Rabbit, esposa de Roger Rabbit, o superastro da Marron Cartoon. Quando Acme é assassinado, todos apontam para Roger, que implora ao detetive Valiant para encontrar o verdadeiro malfeitor.


1929. Leo (Albert Finney) é um veterano gângster irlandês, que detém o controle do lado leste da cidade. Para cuidar dos afazeres corriqueiros ele conta com Tom Reagan (Gabriel Byrne), seu braço direito. Johnny Caspar (Jon Polito), que anda sempre com seu capanga Eddie (J.E. Freeman), é o grande rival de Leo pelo controle da cidade. O império de Leo começa a ruir ao descobrir que Tom está envolvido com Verna (Marcia Gay Harden), sua mulher.


No início dos anos 50 em Los Angeles, três detetives que usam métodos distintos de trabalho defrontam-se com teoria de conspiração e corrupção policial, que atinge até os mais altos escalões, estando ligados a um esquema de prostitutas de luxo, no qual cada uma delas personifica uma estrela de cinema.


Em Santa Rosa, Califórnia, meados de 1949, Ed Crane é um barbeiro taciturno e melancólico do subúrbio, casado com a infiel contadora Doris. Ed fica sabendo por um cliente de um novo negócio, a "lavagem a seco", e resolve chantagear o patrão de Doris, que desconfia ser o amante dela, para conseguir o dinheiro e investir naquilo. A chantagem leva a assassinatos e Doris é presa e, embora Ed saiba que ela é inocente, teme não conseguir impedir que a esposa seja condenada à morte.


Sin City é uma cidade que seduz as pessoas. Nela vivem policiais trapaceiros, mulheres sedutoras e vigilantes desesperados, com alguns estando em busca de vingança e outros em busca de redenção. Um deles é Marv (Mickey Rourke), um lutador de rua durão que sempre levou sua vida a seu modo. Após levar para casa a bela Goldie (Jaime King), ela aparece morta em sua cama. Isto faz com que Marv decida percorrer a cidade em uma jornada pessoal, em busca de vingança. Além dele há Dwight (Clive Owen), um detetive particular que tenta a todo custo deixar seus problemas para trás. Após o assassinato de um policial, Dwight se apresenta para proteger suas amigas, as damas da noite. Há também John Hartigan (Bruce Willis), o último policial honesto da cidade, que restando apenas uma hora para se aposentar se envolve na tentativa de salvar uma jovem de 11 anos das mãos do filho de um senador.


O filme segue o segundo ano de Bruce Wayne (Robert Pattinson) como o herói de Gotham, causando medo nos corações dos criminosos da sombria cidade. Com apenas alguns aliados de confiança entre a rede corrupta de funcionários e figuras importantes do distrito, o vigilante solitário se estabeleceu como a única personificação da vingança entre seus concidadãos. Durante uma de suas investigações, Bruce acaba envolvendo a si mesmo e Gordon em um jogo de gato e rato, ao investigar uma série de maquinações sádicas em uma trilha de pistas enigmáticas estabelecida pelo vilão Charada. Quando o trabalho acaba o levando a descobrir uma onda de corrupção que envolve o nome de sua família, põe em risco a própria integridade e as memórias que tinha sobre seu pai, Thomas Wayne.



Tecnologia do Blogger.