google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

13 FILMES ENVOLVENDO ERUPÇÕES VULCÂNICAS

cinema-catastrofe-vulcao-no-cinema

O Cinema catástrofe sempre explorou as forças da natureza desde o cinema mudo. Hoje vou indicar 13 filmes que mostram erupções vulcânicas. O mais recorrente na história do cinema é sobre Pompéia. Como há diversas versões, coloquei apenas duas, sendo uma a mais importante e a outra, a que melhor utiliza as inovações tecnológicas para criar um espetáculo de fogo que enche os olhos.

Boa sessão:


Angela Chiaromonte (Lillian Gish) é a filha de um rico conde italiano o qual morre ao se acidentar de uma queda de cavalo. Embora Angela esteja para herdar uma grande propriedade, sua meia irmã queima o testamento deixado por seu pai com essa determinação e se apropria ela mesma dos bens, jogando Angela na pobreza. Por sorte, Angela se casa com um arrojado oficial, Capt. Giovanni Severin (Ronald Colman) mas ele é capturado por árabes em uma expedição à África. Dedicando sua vida a memória do noivo, Angela se torna uma freira, sem saber que ele escapou de seus captores e regressou a Itália! O clímax ocorre em um cenário de erupção do Monte Vesúvio.


Zabette de Chauvalons deixa um convento em Bruxelas para se juntar ao pai na ilha da Martinica, escoltada por Père Bénédict. Em St. Pierre ela descobre que seu pai morreu e sua viúva, que governa a sociedade francesa da ilha, acredita que Zabette seja filha de um belo mestiço com quem o pai de Zabette foi para a França. O clímax do filme é com uma trágica erupção vulcânica.

Marcus (Preston Foster) é um guerreiro que muitas vezes já recusou lutar na arena dos gladiadores por acreditar na paz e tolerância entre os homens. Mas quando a sua mulher morre por falta de cuidados médicos, sua vida muda completamente; e sua raiva o faz tornar-se um competidor. Sua vida como gladiador o corrompe, suas falcatruas e as suas vitórias na arena o tornam o homem mais rico de Pompéia. Seu filho, Flavius (John Wood), que era apenas um bebê quando a mãe morreu, conheceu Jesus em uma visita à Judéia.

Ele é um homem bom e honesto, e seu caráter lembra muito o do homem que seu pai um dia havia sido. Seus caminhos se cruzam, e ambos constantemente entram em conflito. Mas suas divergências serão abaladas quando começa a erupção do Monte Vesúvio, e toda a cidade, invadida e destruída por lava, fogo e lama, entra em um colapso em que não se sabe quem conseguirá sobreviver...


Os prisioneiros Harry, Marcel e Charlie são enviados para cumprir pena numa pequena ilha tropical, onde têm que ficar a serviço do Padre Doonan, que faz eles trabalharem numa clínica de saúde para crianças, localizada no alto da montanha. Quando um vulcão entra em erupção, o velho padre oferece libertar os convictos que o ajudarem a salvar as crianças, que estavam presas no hospital, enquanto o resto da população abandonava a ilha.


Convidado para a integrar a corte do Imperador Titus Flavius, o tribuno Marcus Tiberius conhece Livia, uma escrava cristã e se apaixona. Quando é hora de perseguir os cristãos ele se recusa, assim, é condenado à morte. Em 79 dC a cidade romana de Herculaneum foi destruída pela erupção do Vesúvio.


No fim do século 19, no Pacífico, na região conhecida com Índias Ocidentais Holandesas, o navio Batavia Queen, comandado pelo capitão Hanson, está saindo para procurar uma fortuna que está num navio afundado. Mas tem problemas ao levar condenados e depois com a explosão do vulcão Krakatoa, que provoca um Tsunami, uma onda gigantesca e mortal.


Numa ilha paradisíaca da Polinésia, um explorador de petróleo e um magnata dono de hotel de luxo que será inaugurado na ilha, disputam o amor de uma mulher. É quando um vulcão inativo há décadas entra em erupção e ameaça a vida de todos na ilha.


Dramatização da erupção de 1980 do Monte. St. Helens. O filme começa com o despertar do vulcão em 20 de março e termina com sua erupção em 18 de maio de 1980. A produção estreou em 18 de maio de 1981, no primeiro aniversário da erupção. Ele teve uma estreia limitada nos cinemas já que foi uma produção feita para a TV.


O vulcanólogo Harry Dalton chega à cidade de Dante's Peak para uma investigação. Quatro anos antes, uma erupção em Colômbia vitimou sua parceira, Marianne. Harry acredita que o vulcão dormente está prestes a entrar em atividade, e seu único aliado na cidade é a prefeita, Rachel Wando, cuja família é uma das que estão em risco. Agora resta saber se o título de segundo melhor lugar do mundo para morar será prejudicado pela ameaça da natureza.


Um terremoto atinge Los Angeles, e o diretor da Defesa Civil Mike Roark interrompe suas férias para ajudar a cidade. A geóloga Amy Barnes alerta que um vulcão pode se formar nas redes de esgoto, mas não consegue apresentar evidências para que Roark faça algo. Pouco depois, um terremoto mais forte libera a lava do subterrâneo, derretendo e queimando tudo pelo caminho. Roark e Barnes tentam bolar um plano para conter a lava e dar fim à destruição que a erupção vulcânica está causando.


Milo é um escravo que se tornou um gladiador e se encontra em uma corrida contra o tempo. Após a erupção do Monte Vesúvio, ele precisa salvar seu grande amor, a bela Cassia, filha de um rico comerciante e que foi prometida a um corrupto senador romano, em meio a destruição da cidade.


Uma cientista culpa o chefe de uma grande empresa por causar um desastre ecológico na América do Sul. Mas quando um vulcão, dado como inativo, começa a apresentar sinais de erupção, eles devem unir forças para evitar um enorme desastre e salvar o mundo, apesar de suas diferenças ideológicas.


A Ilha Tianhuo é tão bonita quanto um paraíso. Quase faz as pessoas esquecerem que está localizado no "Anel de Fogo", o mundialmente famoso cinturão vulcânico da Orla do Pacífico. Após a morte de sua mãe, na erupção de um vulcão em uma ilha, a jovem Meng volta ao lugar 20 anos depois para trabalhar em um resort que explorava visitas ao vulcão. Quando seu pai vai buscá-la, o vulcão volta à ativa e aí começa o desespero.

Tecnologia do Blogger.