google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES SCI-FI ESSENCIAIS LANÇADOS NOS ANOS 60


Os anos 60 deram cores às conspirações constantes no cinema do gênero da década anterior. "Filmes denúncia" também começaram a ganhar projeção, mostrando sociedades utópicas capazes de aprisionar a democracia. E no final da década, duas obras em particular podem ser consideradas "fora da curva". O filme de Kubrick e a bombástica viagem de Taylor ao seu destino, o Planeta dos macacos, dois dos maiores filmes do gênero do cinema.

São 10 filmes que funcionam como parâmetro da evolução do cinema de ficção.

Boa sessão:


Final do século XIX. George (Rod Taylor) é um cientista que, cansado da ignorância de seu tempo, decide construir uma máquina do tempo. Ele sonha em conhecer o futuro, onde acredita que encontrará a paz entre os homens. Porém, ao conseguir realizar a viagem, George se surpreende com o que encontra. A raça humana está dividida em duas, sendo que na superfície as pessoas são pacíficas e nos subterrâneos elas são deformadas e canibais. Para retornar à sua época George precisa ir até os subterrâneos, já que sua máquina do tempo está com o povo que lá vive.


Baseado no livro The Midwich Cukkoos, de John Wyndham, o filme trata de um conflito insólito na cidade interiorana de Midwitch, na Inglaterra, onde certo dia, de maneira súbita, todos os moradores desmaiam ao mesmo tempo e ficam assim por algumas horas, até que estranhamente todos despertam. Meses depois, doze mulheres dão à luz, ao mesmo tempo, a crianças assustadoramente idênticas: inteligentes, platinadas e não demonstram sentimentos por ninguém, exalando frieza diante de seus olhares penetrantes e posturas manipuladoras.


O Capitão Cyrus Harding (Michael Craig) leva consigo três soldados da União numa arrojada fuga de um campo de prisioneiros da Confederação, num balão roubado. Uma forte tempestade força o balão a dirigir-se para uma ilha do Pacífico onde o grupo fica perdido. Duas náufragas partilham o perigoso encontro que eles têm com um grupo de bestas gigantescas. A sua luta pela sobrevivência é ajudada pelo misterioso Capitão Nemo (Herbert Lom), do submarino Nautilus que, numa tentativa de aumentar a oferta de alimentos do mundo, ajudara a criar os estranhos animais. Quando se dá a erupção de um vulcão que ameaça destruir todos...


Uma tripulação de astronautas composta por americanos, ingleses e russos finalmente chegam à Lua, mas lá irão encontrar algo totalmente diferente do esperado: uma bandeira britânica e uma declaração, datada do século anterior, mencionando a Rainha Vitória. Imediatamente, cientistas passam a buscar quem teria ido para o satélite terrestre antes deles e, com isso, acharão o velho Bedford, cheio de histórias.


A cidade de Alphaville é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos em seus habitantes. Lemmy Caution (Eddie Constantine) é um agente enviado ao local, com a missão de encontrar o professor von Braun, criador de Alpha 60. Seu objetivo é convence-lo a destruir a máquina. o percurso Natacha (Anna Karina), a filha do professor, lhe ajuda como guia.


Durante os anos da Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética também se enfrentaram no campo científico. Jan Benes (Jean Del Val), um importante pesquisador, descobre uma fórmula científica que pode miniaturizar qualquer coisa. No entanto, ele sofre um atentado e acaba entrando em coma. Para salvá-lo, um grupo de cientistas americanos usa a fórmula em um submarino para transformar o veículo em uma miniatura pequena o suficiente para inspecionar o corpo de Benes por dentro, via corrente sanguínea.


Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os "bombeiros" têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.


Um misterioso artefato é descoberto em Londres e o famoso cientista Bernard Quatermass é posto na missão para adivinhar suas origens e explicar seus efeitos estranhos nas pessoas. Ao escavar uma nova linha de metrô em Londres, uma equipe de construção descobre, em primeiro lugar: um esqueleto... então, o que eles acham que seria um míssil alemão velho da II Guerra Mundial. Após um exame mais detalhado, o tal "míssil" não parece ser desta terra! Este filme examina a questão da velhice de como chegamos a ser neste planeta. É surpreendentemente assustador.


Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.


O astronauta americano George Taylor vai parar por acidente em um planeta habitado por macacos. Os animais dominam o lugar, escravizando os seres humanos, inclusive George e os tripulantes da nave. Agora, o astronauta terá que lutar pela sua liberdade e os outros.


Classicline lançou Coleção Malditos: Digipack Duplo (A Aldeia dos Amaldiçoados + A Estirpe dos Malditos)  Veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 

A Aldeia dos Amaldiçoados  (1960)

👉Informações:

Elenco: George Sanders, Barbara Shelley, Martin Stephens, Michael Gwynn, Jenny Laird, Laurence Naismith
Direção: Wolf Rilla
Produtor: Ronald Kinnoch
Roteiro: Stirling Silliphant, George Barclay
Fotografia: Geoffrey Faithfull
Direção de Arte: Ivan King
Ano de produção: 1960
Pais de Produção: Reino Unido
Cor: Preto e Branco
Duração Aprox.: 77 min.
Idioma: Inglês, Português 
Legendas: Português


A Estirpe dos Malditos (1964)

Uma pesquisa da Unesco identifica seis crianças, com a mesma idade e de países diferentes, com grandes semelhanças físicas e intelectuais. Levadas à Londres para serem estudadas por cientistas, elas demonstram ter inteligência fora do comum e inexplicáveis poderes telepáticos. Nenhuma delas tem pai e ninguém sabe de onde vieram.

👉Informações:

Elenco: Ian Hendry, Alan Badel, Barbara Ferris, Alfred Burke, Sheila Allen, Ralph Michael, Patrick Wymark 
Direção: Anton M. Leader
Produtor: Ben Arbeid, Lawrence P. Bachmann
Roteiro: John Briley
Fotografia: Davis Boulton
Direção de Arte: Elliot Scott
Ano de produção: 1981
Pais de Produção: Reino Unido
Cor: Preto e Banco
Duração Aprox.: 90 min.
Idioma: Inglês, Português
Legendas: Português


 

Tecnologia do Blogger.