google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ZOMBIE - A CONFUSÃO DOS TÍTULOS


O mercado de Home Video dificultou muito a vida dos cinéfilos desbravadores das locadoras.  Em uma época em que a informação era reduzida, éramos constantemente confundidos com lançamentos com títulos oportunistas e relançamentos com nomes e capas diferentes. Hoje vou falar do caso Zombie, Zumbi 2, Zumbi 3 e  a Confusão dos Títulos.

Zombie, de 1979, foi dirigido por Lucio Fulci. Com duração de 91 minutos e com o elenco formado por Al Cliver (Brian Hull) Auretta Gay (Susan Barett)Ian McCulloch (Peter West) Lucio Fulci (Editor-Chefe) Olga Karlatos (Paola Menard) Otaviano Dall'Acqua (Zumbi) Richard Johnson  (Dr. David Menard) Roberto Dall'Acqua (Zumbi) Stefania D'AmarioTisa Farrow (Ann Bowles), a obra começa com um barco à deriva abordado na baía de Nova York e um dos policiais é atacado por seu único tripulante, um morto-vivo que é rapidamente abatido. 


O barco pertence ao pai da jovem Anne, que está desaparecido numa ilha do Caribe. Ajudada por um repórter, Anne contrata os serviços de outro barco, comandado por um casal em férias, e vai à procura do pai. O que eles não sabem é que, na ilha, uma epidemia devastadora transformou a maior parte dos habitantes em zumbis sedentos por carne humana, cujos poucos sobreviventes estão sob os cuidados do Dr. Menard.

O filme é imperdível para os fãs, que encontrarão os principais conteúdos de um verdadeiro filme de terror: atmosfera perturbadora, sustos, boas atuações e cenas memoráveis. Zombie foi lançado no ano de 1979. Sem ser sequência de filme algum, teve como título original ”Zombi 2” (?), para dar a impressão de que estivesse dizendo, ou melhor, gritando: ‘’Ei pessoal! Aqui! O novo filme de Lucio Fulci é a sequência de Zombie – o despertar dos Mortos de George Romero!’’.  


Zombie teve o título original escolhido pela equipe de marketing que de forma bem picareta, induziu a locação do filme. E funcionou!  Zombie foi um sucesso de bilheteria e hoje é um clássico do cinema gore italiano; na verdade foi o filme que deu a Lucio Fulci a coroa de pai do gore, e em minha opinião, é o melhor filme sobre “mortos vivos” já feito. 

O filme tem muitos momentos sombrios e perturbadores, dando maior destaque para a cena em que um dos personagens está mergulhando no fundo do mar e o zumbi aparece do nada e ataca. E na sequênciia o zumbi ataca um tubarão. A maquiagem do filme é excelente e tem um tom realista pouco visto no cinema graças ao trabalho muito  bem feito, comparado ao de Tom Savini, maquiador mais conhecido do cinema de terror,


Mas e o título?

Tente entender a "dança dos títulos nacionais" e os cruzamentos e associações com outras franquias que eles inventaram.

ZOMBIE - DESPERTAR DOS MORTOS (1978) - clássico de George Romero, e talvez o melhor e mais cultuado filme de zumbis já feito.

ZOMBIE - (1979) - Excepcional filme de Lucio Fulci, com o título oportunista buscando confundir o locatário desavisado.

ZUMBI 2 - A VOLTA DOS MORTOS (1979) - Título nacional igualmente oportunista, dando ideia de que o filme continua a história do clássico de Romero.

ZUMBI 3 ( de 1974 ??) - Este caso é o cúmulo do absurdo. O Zumbi 3 vem antes do 2? Esta pérola de Jorge Grau foi lançada no Brasil pela Versátil com o nome original: Não se deve profanar o sono dos mortos.


Agora piora. 

REVANCHE DOS MORTOS VIVOS (1987) - Bom filme francês, tido como primeiro gore dos franceses e que não tem relação nenhuma com qualquer filme acima.

REVANCHE DOS MORTOS VIVOS 2 (1974) – Este nada mais é que o Zumbi 3, que já era um nome oportunista. Agora imagina só a cabeça do cinéfilo da época: o filme de 74, supostamente continua outro lançado 13 anos depois. Porém, na realidade, ele é o 3 de uma linha do tempo também equivocada, sendo que o segundo é de 5 anos depois. Inacreditável.

ZOMBIE 3 (1988) - Aqui dá para fundir a cabeça, pois já existe um Zumbi 3. Mas este é a continuação do filme de Lucio Fulci. Ou seja, o 3º continua o 1º, já que ele seria supostamente o 2º (e nesse caso, não há o primeiro filme). O filme é dirigido por Fulci também.

Mas nada é tão ruim que não possa ser reiniciado, formando uma nova linha do tempo confusa...


ZOMBIE FLESH EATERS - (1979).  Para quem achar este título e tiver intenção de assistir, ele nada mais é que o Zumbi 2, de Fulci.

ZOMBIE FLESH EATERS 2  (1988) – Já este, o  Zumbi 3, de Fulci

Difícil não?

Cinéfilo sofria nos anos 80/90 tentando colocar em ordem estes filmes. 




Tecnologia do Blogger.