google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 PRODUÇÕES EXTRAORDINÁRIAS AMBIENTADAS NA ÍNDIA


O cinema na Índia merece toda a nossa atenção. Visualmente confusa, com uma população que beira o caos, sua indústria de cinematográfica é maior que muita Hollywood por ai e quanto maior o número de produções realizadas, mas perto de assistirmos um RRR ficamos. Talvez o ponto de interseção, que distancia parte do público brasileiro, seja o fato de que qualquer produção tem um número musical. Tudo bem que, como visto em RRR, o número é cativante. Mas nem sempre funciona. Basta imaginar um número destes numa adaptação de A profecia ou Hereditário. 

As canções dos filmes da Bollywood são geralmente gravadas por um cantor profissional, e depois os atores fazem a sincronização labial. E uma rápida olhada no filme RRR para percebermos como é um trabalho que pode beirar o ridículo. Mas quem suportar os números inconvenientes e a longa duração de qualquer produção, pode descobrir um cinema vibrante, que faz do lixo um luxo de encher os olhos.

Hoje vamos recordar 15 produções voltadas para a índia, sejam produzidas lá ou como fundo de uma história. 

Boa sessão:


Tom Ransome (George Brent) é um eterno conquistador de mulheres que vive há anos tranquilo na Índia. Certo dia, numa festa, reencontra um antigo romance, a bela Edwina Esketh (Myrna Loy). Rica e materialista, ela vive um casamento complicado com o empresário Albert Esketh (Nigel Bruce). Tom não perde tempo e joga seu charme para reconquistá-la, mas Edwina está interessada no amigo de Tom, o Major Rama Safti (Tyrone Power). Rama é um jovem médico dedicado a ajudar os mais necessitados, o que para Edwina é perda de tempo. Um grande acontecimento irá mudar a forma da bela moça ver o mundo.


Recém-chegado a uma pequena cidade na Índia, o casal Edwina Esketh e Lorde Esketh devem enfrentar suas diferenças e a presença de antigos conhecidos para manterem seu suposto casamento. Além das crises conjugais, um forte terremoto devido às chuvas torrenciais complica sua estranha relação.


África do Sul, 1893. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

Ao tentar solucionar quem assassinou o agente 009 (Andy Bradford), James Bond (Roger Moore) resolve seguir uma pista de uma jóia Fabergé roubada do Kremlin, que aparece em uma famosa casa de leilões de Londres. O agente 007 acredita que esta jóia pode ser a chave para solucionar o mistério, pois o agente morto foi encontrado com um Fabergé falso.


No final dos anos 20 Adela Quested (Judy Davis), uma rica inglesa de idéias liberais, viaja para fora do país pela primeira vez, indo à Índia para encontrar seu noivo. O choque cultural acontece, mas quando tudo parecia facilitar a integração Adela acusa o jovem Dr. Aziz (Victor Banerjee) de tentativa de estupro durante um passeio até as cavernas de Marabar.


Em 1935, o professor, arqueólogo e aventureiro Indiana Jones (Harrison Ford) tem uma nova missão: resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro e libertar crianças escravizadas. Para tanto, enfrenta os poderes mágicos e o fanatismo de um culto que sacrifica seres humanos.


Em 1933, morre o décimo-terceiro Dalai Lama. Quatro anos depois, em uma remota área do Tibet, encontrado um menino de dois anos, que identificado como a reencarnação de Dalai Lama, o "Buda da Compaixão". Dois anos mais tarde, o garoto levado para Lhasa, onde educado como um monge e preparado para se tornar um chefe de estado. Quando tem 14 anos passa a enfrentar problemas com a China, que pretende tomar posse do Tibet.

Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman) são irmãos, mas não se falam há um ano. Eles, decidem realizar uma viagem de trem pela Índia, na intenção de acabar com a barreira existente entre eles e também para auto-conhecimento. Entretanto a viagem logo muda de rumo e faz com que o trio fique perdido no meio do deserto.


Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.


Os aposentados Muriel (Maggie Smith), Douglas (Bill Nighy), Evelyn (Judi Dench), Graham (Tom Wilkinson) e mais três amigos decidem curtir a aposentadoria em lugar diferente e o destino é a Índia. Encantados com o exotismo do local e com imagens do recém restaurado Hotel Marigold, a trupe parte para lá sem pestanejar e são recebidos pelo jovem sonhador Sonny (Dev Patel). O único detalhe é que nada era muito bem como parecia ser, mas as experiências que eles irão viver mudarão para sempre o futuro de todos.


Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

O filme conta a história do indiano Saroo (Dev Patel) que, quando tinha apenas cinco anos, se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá. Após isso, ele enfreta grandes desafios para sobreviver sozinho até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.


Em 2008, o grupo islâmico Lashkar-e-Taiba executou 12 ataques pela Índia, concentrados principalmente na cidade de Mumbai. Os tiroteios e explosões deixaram 164 mortos e mais de 300 feridos. Durante os ataques terroristas ao famoso hotel Taj Mahal em Mumbai, o renomado chef Hemant Oberoi e o garçom Arjun arriscam suas vidas para proteger as vítimas. Em meio ao caos, um casal de hóspedes se vê forçado a lutar por sobrevivência para salvar a vida de seu filho recém-nascido.


Kamala Khan (Iman Vellani), uma jovem de 16 anos que cresceu em Jersey City. De origem paquistanesa, a adolescente é uma estudante e jogadora exemplar. Em seu tempo livre, Kamala gosta de escrever fanfics e tem um fascínio especial por super-heróis, particularmente pelos Vingadores e a Capitã Marvel. Contudo, a jovem geek tem enfrentado problemas para se encaixar em casa e fazer amigos na escola, já que poucos dos adolescentes ali possuem os mesmo interesses que ela. 


Durante a era britânica Malli, uma pequena garota tribal é levada pelo governador britânico Scott Buxton e sua esposa Catherine contra a vontade de seus pais, índios revolucionários, mas o ocorrido nunca é creditado pelo governo britânico. O governo descobre que Komaram Bheem começou sua busca por ela e pode ser um obstáculo para o exército britânico. O governador e sua esposa anunciam um posto especial para qualquer oficial que possa trazer Bheem até eles.


Tecnologia do Blogger.