google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 FILMES IMPERDÍVEIS ENVOLVENDO VOYEURISMO


Afinal, o que é um voyeur? A palavra de origem francesa caracteriza a pessoa que tem prazer em observar a intimidade de outras pessoas. Não só atos sexuais como alguns pensam. Alguns entendem que é uma patologia. Voyeur significa "aquele que vê". Um caso pouco lembrado é dos realities. Há uns anos, o BBB utilizava a frase: Você gosta de olhar, não é? Ou seja, nós, que curtimos assistir, somos voyeurs.

Geralmente, o voyeur tira fotos ou filma, ainda que faça pouco proveito do material. Ele dificilmente se relaciona diretamente com quem é observado. Não é incomum, o voyeur desenvolver uma obsessão por um indivíduo específico e se tornar um stalker.

Listas de filmes sobre voyeurs não podem faltar títulos de diretores como Hitchcock, Tinto Brass, Brian de Palma, David Lynch e Paul Verhoeven, que exploram explicitamente em suas filmografias, o tema.

Boa sessão:


Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries, um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.


Mark Lewis (Karlheinz Böhm) é foquista num estúdio britânico. Obcecado em capturar a expressão de medo no rosto das pessoas, ele assassina mulheres para deixar tudo devidamente registrado em filme. Quando criança, Lewis foi usado pelo pai num estudo sobre psicologia do terror, sendo submetido a cruéis experiências. Agora ele planeja montar um documentário com as doentias imagens que vem produzindo durante os crimes.


Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane (Vanessa Redgrave) corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.


Depois de perder um papel e a namorada, o ator aspirante Jake Scully finalmente pode respirar quando lhe oferecem um bico cuidando de uma casa em Hollywood Hills. Pelo telescópio da linda casa, ele vê uma loura dançando na janela. Mas, ao testemunhar a morte da garota, ele se envolve no mundo da indústria pornográfica em busca de respostas, com a atriz pornô Holly Body como guia.


O advogado John Mullany (Peter Gallagher) enfrenta problemas de caráter sexual com sua mulher, Ann Bishop Mullany (Andie MacDowell), e, ao mesmo tempo, tem um caso com a cunhada, Cynthia Patrice Bishop (Laura San Giacomo). Sua vida sofre uma transformação com a chegada do amigo de infância, Graham Dalton (James Spader), que grava em vídeo o depoimento de mulheres falando sobre suas vidas sexuais.


Uma série de misteriosas mortes atinge um edifício de luxo em Manhattan enquanto uma nova moradora (Sharon Stone) se envolve com um dos vizinhos (William Baldwin), mas também é desejada por um outro (Tom Berenger) e gradativamente vai chegando a conclusão que um deles é o assassino.
O roteiro original de Invasão de Privacidade previa uma cena de nu frontal para o ator William Baldwin. A cena chegou a ser rodada, mas Baldwin posteriormente pediu que ela não fosse inserida na edição final do filme.


Numa faculdade em Roma, o professor Dodo sofre uma profunda depressão desde que foi deixado por sua bela mulher - que o trocou por outro homem. Ele a quer de volta e tem sonhos eróticos constantes com a ex. Mas várias coisas acontecem para que ele a esqueça. Primeiro, ele é seduzido por uma aluna que lhe pediu carona. Depois, visitando pai, conhece a sensual enfermeira que dá atenção a muitas outras coisas além da perna quebrada do velho.


Fred Madison (Bill Pullman) é um saxofonista de jazz vanguardista que é casado com Renee (Patricia Arquette). Fred suspeita que Renee pode ser infiel a ele, mas percebe que tem coisas maiores para se preocupar quando alguns vídeos aparecem na porta da sua casa, provando que alguém está observado a casa por fora e por dentro (um vídeo mostra ele e Renee dormindo). 
Quando Renee é encontrada morta, Fred é preso e condenado por homicídio em primeiro grau. Entretanto em uma manhã não está mais em sua cela e se transformou aparentemente em Pete Drayton (Balthazar Getty), um jovem mecânico de automóveis que é libertado mas tolamente se envolve com a mulher de Dick Laurent (Robert Loggia), um gangster, chamada Alice Wakefield (Patricia Arquette), uma loira bem sensual que é exatamente igual a Renee.


Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.


Lester Burham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da "aborrecente" Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).


Em um laboratório militar ultrassecreto, um grupo de cientistas descobre a fórmula da invisibilidade. Ansioso por analisar os efeitos em um ser humano, o líder da equipe, Sebastian Craine, testa em si mesmo. Entretanto, a equipe ainda não tinha descoberto o antídoto para a fórmula e precisa encontrar algo que impeça o cada vez mais rápido processo de invisibilidade pelo qual passa o corpo de Craine. Aos poucos a intoxicação o afeta e ele comece a acreditar que seus colegas são uma ameaça.


Uma mulher da Louisiana descobre que um vizinho de confiança instalou equipamento de vigilância por vídeo em sua casa para espionar sua família. 
Como resultado, a família Wilson da vida real fez lobby por uma lei estadual em 1999 aprovada também em nove outros estados desde que tornou o voyeurismo um crime.


O revelador de fotografias, Seymour "Sy" Parrish (Williams), é completamente apaixonado por sua profissão. Muito solitário, Sy é obcecado pela família de uma de suas clientes, Nina Yorkin (Connie Nielsen). Sy sempre revelou os filmes mais importantes dos Yorkin - o casamento, o nascimento do primeiro filho, os aniversários, a primeira aula na escola, as férias... Sy se considera parte da família e tenta, cada vez mais, aproximar-se dos Yorkin, até uma crise inesperada impulsioná-lo a ultrapassar os limites, colocando a vida de todos em perigo.


Kale (Shia LaBeouf) está sob prisão domiciliar por 3 meses, sendo que caso dê um passo além do perímetro de 30 metros irá para uma prisão de verdade. Desta forma ele vive em sua casa, jogando videogame, navegando pela internet, vendo TV e espionando as pessoas pela janela do seu quarto. Um dos seus alvos é Ashley (Sarah Roemer), sua linda vizinha que logo torna-se sua amiga e, para sua surpresa, também se interessa em espionar a vida alheia. Até que um dia eles passam a desconfiar que um dos vizinhos é na verdade um assassino.


Pippa (Sydney Sweeney) e seu namorado Thomas (Justice Smith) acabam de se mudar para um lindo apartamento com excelente vista para o centro de Montreal e para uma residência do outro lado da rua. O que inicia como uma curiosidade inocente logo se transforma em uma obsessão total quando eles começam a acompanhar cada vez mais a vida glamorosa e sexy do casal que mora lá. Depois de testemunharem seu vizinho (Ben Hardy) traindo sua fiel parceira Julia (Natasha Liu Bordizzo), Pippa e Thomas discordam se têm a responsabilidade de agir ou simplesmente cuidar da própria vida e parar de observá-los.

Tecnologia do Blogger.