GARY SHERMAN - RESPONDE ÀS 7 PERGUNTAS CAPITAIS
Gary Sherman é um diretor de cinema e roteirista britânico. Ele nasceu em 2 de novembro de 1945, em Sutton, Surrey, Inglaterra. Sherman é conhecido por seu trabalho nos gêneros de terror e suspense. Um dos filmes notáveis de Gary Sherman é “O Metrô da Morte” (1972). O filme conta a história de uma criatura canibal que vive no metrô de Londres. Ele se tornou cult ao longo dos anos e é considerada uma das obras mais significativas de Sherman.
Outro filme conhecido dirigido por Sherman é “Os Mortos Vivos” (1981), um filme de terror ambientado em uma pequena cidade costeira. O longa explora temas de ressurreição e identidade.
Além de dirigir, Gary Sherman trabalhou como roteirista e produtor em diversos projetos. Eu particularmente sou fã do filme Procurado Vivo ou Morto (1986) e Poltergeist III (1988), apesar dos diversos problemas que surgiram na pós-produção deste último, roubando um ponto do brilho de diversos momentos.
E hoje, com vocês, o diretor Gary Sherman
Boa sessão:
Boa sessão:
1) É comum lembrarmos com carinho do início da nossa relação com o cinema. Os filmes ruins que nos marcaram, os cinemas frequentados (que hoje, provavelmente, estão fechados), as extintas locadoras de VHS e DVD que faziam parte do nosso cotidiano. Você é um apaixonado por cinema? Conte um pouco de como é sua relação com a 7ª arte.
G.S.: Eu amo o cinema! Eu literalmente cresci nos cinemas. Criado por dois pais viciados em trabalho no setor de varejo, todos os sábados, eu e meu irmão mais velho, e nossos dois primos que moravam no andar de baixo, fomos "jogados" no cinema local, onde administravam uma matinê durante todo o dia para crianças. Vimos todos os episódios de Flash Gordon, Os Três Patetas, Gene Autry, Roy Rogers e Tarzan que já foram filmadas. Assim como todos os desenhos animados da Disney e Looney Tunes. E todos os filmes da Disney.
Mas o único filme que realmente se destaca em minha memória foi "Museu de Cera", em 3D, estrelado por Vincent Price. Eu tinha uns 8 anos. Meu irmão tinha 14 anos. Ele me levou. Eu penso que ele achou engraçado me assustar. O que ele não sabia era que estava moldando o resto da minha vida. Algumas das minhas melhores lembranças transpiraram na escuridão de um cinema.
2) Com relação às suas preferências cinematográficas, há uma lista dos filmes de sua vida? Um Top 10 ou mesmo, o filme mais importante?
G.S.: Psicose de Hitchcock! Bem... talvez... O Bebê de Rosemary de Polanski! Ou... eu não sei... que tal... All That Jazz -de Fosse! (Aposto que esta opção te surpreendeu!!!
M.V.: Definitivamente. Ele contrastou com os dois primeiros. Mas adoro All That Jazz, é um dos grandes musicais do cinema.
G.S.: Verdade. Tem também... Cidadão Kane de Welles! Talvez quase qualquer filme de Kurosawa… Mas existem muitos filmes contemporâneos excelentes. Baby Driver do Wright! Parasita - Jong-Ho! Jojo Rabbit de Waititi! E... espera... eu esqueci... Os Bons Companheiros de Scorsese! Hmm... não consigo escolher um. Você pode?
M.V.: De forma nenhuma. Eu já me perderia em escolher entre O Poderoso Chefão, Os Sete Samurais, Era uma Vez no Oeste, Bons Companheiros e tantos outros...
3) Dirigiu filmes como "O Metrô da Morte", "Poltergeist 3", Lisa, "Os Mortos Vivos", mas você não é um fã ardoroso de filmes de terror. Como isso funcionou? Foi influenciado por algum filme de gênero?
G.S.: De certa forma, tenho o horror nas veias. Sempre tive. Como eu disse anteriormente, a "O Museu de Cera" me iniciou. Depois, anos de Shock Theater na TV, tarde da noite assistindo aos clássicos. Eu era fã, mas com toda a sinceridade, direi que nunca realmente aspirei a escrever e dirigir horror. Meu início de carreira foi dirigindo comerciais. Quando decidi que queria fazer um filme, alguém sugeriu o horror como um bom ponto de entrada.
Percebi que o roteirista pode "esconder" uma crítica social no horror, fazendo dele um animal político. O Metrô da Morte nasceu assim. Eu me tornei um diretor de horror. Se Polanski pode fazer o "O Bebê de Rosemary", quem eu era para não fazer horror?
4) Algumas profissões rendem histórias interessantes, curiosas e às vezes engraçadas. E certamente, quem trabalha com cinema, tem suas pérolas. Se lembra de alguma história divertida que tenha acontecido durante a execução de algum trabalho seu e que possa compartilhar? Eu particularmente amo "Procurado Vivo ou Morto".
G.S.: Uma situação complicada aconteceu justamente neste filme. A sequência (de interior) final de "Procurado Vivo ou Morto", foi escrita para ocorrer em uma indústria química. Rutger Hauer como Nick Randall caçando Gene Simmons como Malak el Rahim. Por razões óbvias, não poderíamos ter explosões e disparar numa indústria química real. Então, encontramos uma indústria geradora de vapor que parecia perfeita. A usina consistia em três gigantescas torres a carvão.
Centenas de metros de altura e cada um quase a um quarteirão da cidade. A desvantagem foi que, quando uma torre estava operando, o barulho era realmente ensurdecedor. A empresa de energia que operava no local garantiu que apenas duas torres estivessem trabalhando em um determinado momento.

Portanto, poderíamos filmar em uma torre que estava silenciosa. Com base no cronograma de rotação, escolhemos nossa localização. Estava programado para ficar off-line nas duas semanas que precisaríamos. Levaria uma semana para equipá-lo para obter luz e efeitos especiais (tiros, etc.) e uma semana para filmar a cena. Bem... a semana de preparação foi ótima. Nós ensaiamos as cenas. Definimos os storyboards. Instalamos as luzes e o SFX. E tudo foi equipado.
Estávamos prontos. Então, no dia anterior às nossas filmagens, uma das outras torres funcionou mal e caiu! "Nossa torre" disparou automaticamente e entrou em funcionamento! Essas torres estavam fornecendo energia para todas as cidades ao longo da costa, de Long Beach quase a San Diego, por isso tinha que entrar em operação.
O barulho era tão alto que era preciso usar proteção para os ouvidos. Tivemos que usar walkie-talkies com fones de ouvido para ouvir alguém a mais de alguns centímetros de distância. Além disso, por lei, todos em uma torre ativa tinham que usar capacete. Eles nos disseram que abririam uma exceção para os atores quando estavam diante das câmeras. E tínhamos cenas de diálogo para filmar! Como poderíamos fazer isso? Discutimos todas as alternativas. Não havia nenhuma. O custo de não filmar como programado era proibitivo. Então... eu tive que reescrever rapidamente as cenas, perdendo a maioria dos diálogos.
O responsável pelo som ligaria Rutger e Gene com vários microfones de rádio. As faixas que obteríamos seriam apenas faixas paralelas, utilizáveis apenas como faixas-guia para dublar as cenas posteriormente na pós-produção. Essas cenas eram emocionalmente intensas e os atores não ficaram muito felizes, mas não tivemos escolha. O outro problema era os capacetes de segurança. Toda a equipe se tornou um mar de esferas de plástico amarelo. Ninguém conseguiu encontrar ninguém.

O fato de ninguém poder me ver se tornou um problema real. Nosso diretor de cenários resolveu esse problema. Ele ligou o meu capacete de segurança com luzes vermelhas! Parecia realmente estúpido, mas funcionou. Eu poderia ser encontrado. Então, passamos vários dias fazendo as cenas de ação. O barulho constante era estressante, mas conseguimos. A equipe foi ótima. Rutger e Gene eram soldados reais numa zona de guerra.
Tudo o que nos restava a fazer era a cena do diálogo. Nós tínhamos ensaiado fora do set, mas infelizmente estava saindo tudo diferente no set. Rutger parecia distraído. Ele simplesmente não estava recebendo a energia certa. Gene não conseguiu o que precisava, não conseguiu reagir. Eu me juntei aos dois. Nossos rostos estão a centímetros um do outro, mesmo assim tivemos que gritar para nos ouvir. Assegurei-lhes que entendia o quão difíceis eram essas condições. Então eu entrei no âmago das emoções de cada personagem para motivá-los.
De repente, no meio do meu discurso filosófico, Rutger começou a rir. "Eu não preciso de motivação! Eu preciso que você tire esse maldito chapéu estúpido e piscante! Toda vez que vejo você nele, não consigo parar de rir!'' Tanto Gene quanto eu rimos alto. Tirei o chapéu. Voltei para a câmera. Todos se reposicionaram. Ligaram o som. Ligaram a câmera... Ação! " A cena foi perfeita! "Isso é um filme!"
5) Imagine o cenário: você é um diretor de cinema (de qualquer país) enquanto ele realiza um filme memorável. Qual seria o diretor, o filme e claro…, por quê?
G.S.: Sempre invejei os pioneiros do cinema. Há muitos. Mas eu vou escolher Charlie Chaplin quando ele estava fazendo "Tempos Modernos". Ele teve que inventar tudo. Cada filmagem desta obra foi inovadora. Construindo comentários sociais em uma ótima comédia visual. Nada nesse filme é derivado. Estar dentro desse cérebro enquanto ele resolvia cada problema seria o paraíso.
6) Fazer cinema envolve muitas variáveis. Esforço, investimento, paixão, talento... E a sinergia destes elementos faz o resultado. Qual trabalho em sua carreira considera o melhor?
G.S.: Eu sou muito orgulhoso dos efeitos práticos de "Poltergeist III", embora como filme, como narrativa, seja o meu menos favorito. Tenho orgulho do visual e da atmosfera de "Os Mortos Vivos", da emoção do “Vice Esquadrão”, mas acho que meu maior orgulho é o "Homem" no Metrô da Morte, criando um "monstro" sem voz, animalesco e predatório, com mais humanidade e mais simpatia do que a maioria dos personagens "humanos".
M.V.: Há algum trabalho que se arrependeu? Ou mesmo, faria algo diferente...
G.S.: Meu único arrependimento foi parar quando parei. Eu tinha minhas razões então, mas agora gostaria de ter continuado o caminho em que estava em vez de desviar para coisas diferentes. Havia mais filmes a serem feitos.
7) Para finalizar, deixe uma frase ou pensamento envolvendo o cinema que representa você.
G.S.: "A vida de cada homem toca tantas outras vidas. Quando ele não está por perto, ele deixa um buraco terrível, não é?” Clarence para George Bailey em "A Felicidade Não Se Compra (1946)" de Frank Capra
M.V.: Filme inesquecível. Obrigado. Foi um grande prazer.