google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

RUBENS FONSECA - 10 ADAPTAÇÕES ESSENCIAIS

rubens-fonseca-10-adaptacoes-essenciais

Toda nudez (não) será castigada

O escritor e roteirista cinematográfico brasileiro José Rubem Fonseca nasceu no dia 11 de maio de 1925, aqui mesmo, em Juiz de Fora. Mineiro, graduou-se no Rio.  Antes de escrever, ingressou na polícia, no 16º Distrito Policial, em São Cristóvão,, no dia 31 de dezembro de 1952. Ele permaneceu nesta profissão até o dia 06 de fevereiro de 1958, quando foi exonerado. As experiências então vivenciadas pelo autor foram depois traduzidas por ele em sua obra.

Abaixo cito 10 filmes, séries ou minisséries que ele ou roteirizou ou teve o roteiro baseado em alguma obra sua. Para diferenciar, os filmes abaixo que são roteirizados por Rubens está com o poster original. Os demais, com a foto do livro em que o filme se baseia.

"- O homem é um animal solitário, um animal infeliz, só a morte pode consertar a gente", disse certa vez. Bom, agora ele foi consertado em 15 de abril de 2020.

Criador: José Henrique Fonseca

Lúcia é uma jovem de 18 anos que gosta de curtir a vida e também é garota de programa. Entre sua paixão pelos Beatles, o programa de Big Boy e escrever cartas para Paul McCartney, seu diário e a rotina de clientes frios, tudo muda quando se apaixona por José Roberto, misterioso sócio de uma gravadora.

Direção: Paul Leduc

O cobrador é baseado em contos de Rubem Fonseca. No episódio principal, um homem (Lázaro Ramos) invade uma mansão em pleno reveillon, aprisionando todos os presentes. Como não teve a chance de estudar, trabalhar e levar uma vida digna, ele realiza através do assalto a cobrança de uma dívida existente não apenas consigo, mas com todos os pobres. Os demais episódios também questionam os valores da civilização ocidental, através da explosão de um shopping center, da exibição de imagens do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 e apresentação de casos do capitalismo selvagem.

Criador: José Henrique Fonseca

Mandrake (Marcos Palmeira) é um malandro advogado carioca, cujo trabalho consiste em ajudar pessoas ricas que estão passando por dificuldades financeiras a darem a volta nos problemas, usando para isso chantagem ou métodos questionáveis. Além de advogado, Mandrake é um conquistador de mulheres, que namora várias ao mesmo tempo e adora esbanjar em vinhos e charutos.

A série teve 3 temporadas nos anos de 2005, 2007 e 2012.

Direção: José Henrique Fonseca

A história se passa na periferia da Baixada Fluminense, onde uma ingênua aposta entre amigos transforma Máiquel, um homem comum, em um matador de aluguel respeitado por bandidos, pela polícia e pela população. Até que ele comete seu primeiro erro e é obrigado a tomar de volta o controle do seu destino.

Direção: Flávio Ramos Tambellini

Após a morte da socialite Delfina Delamare, o escritor Gustavo Flávio procura a polícia para acusar de assassinato o ex-marido da vítima, Eugênio. O encarregado do caso é o inspetor Guedes que, contrariando ordens do delegado, leva as investigações adiante. Surgem revelações sobre o passado de Gustavo que, antes de tornar-se escritor, usava o nome de Ivan Canabrava e trabalhava como corretor de seguros justamente para Eugênio.

Criador: Jorge Furtado

Ficção e realidade se fundem em agosto de 1954 no Rio de Janeiro. A ação tem início no primeiro dia do mês, quando o empresário Paulo Gomes de Aguiar é assassinado em seu luxuoso apartamento, durante o sexo. O comissário de polícia Alberto Matos é o encarregado do caso que, a princípio, pode parecer banal, mas envolve muito mais do que aparenta, vai muito além de um mero crime sexual. A história retrata, com licenças ficcionais, os acontecimentos que culminaram no suicídio do presidente Getúlio Vargas.

Exibida pela Rede Globo, de 24 de agosto a 17 de setembro de 1993 totalizando 16 capítulos.
Direção: Walter Salles

O filme narra a busca do fotógrafo estadunidense Peter Mandrake pelo serial killer que assassinou sua amiga prostituta Gisela e estuprou sua namorada Marie. Para isso, ele se alia ao assassino profissional Hermes, perito na luta com facas, e se embrenha no submundo carioca e no deserto boliviano atrás dos seus antigos algozes.

Direção: Miguel Faria Jr.

Stelinha (Ester Góes) já foi uma rainha da MPB e ídolo do rádio. Hoje, decadente e solitária, circula pelas noites do Rio em busca de alguma emoção indo sempre além do último copo. Eurico (Marcos Palmeira) é um roqueiro em ascensão. O encontro dos dois numa madrugada de Copacabana provoca em Eurico compaixão e fascínio por um ídolo de sua infância. Decide ajudá-la a voltar a cantar. O envolvimento dos dois dá força a Stelinha, mas também a torna cada vez mais dependente de Eurico. De qualquer modo, é sua volta por cima, desde que ela consiga adaptar-se a uma outra realidade, a um novo tempo.

Direção: Flávio R. Tambellini

Em seu apartamento de encontros, Laura e Murilo, um casal de amantes é surpreendido por um telefonema anônimo. Um chantagista exige dinheiro, do contrário criará um escândalo, divulgando fotos comprometedoras. Sentindo a resistência do casal à ameaça, o chantagista sequestra a filha de Murilo, o amante, a quem é dito que, se avisar a polícia, sua filha será morta. Também Murilo receia que seu caso com Laura seja descoberto. Após discutirem o problema, os dois resolvem assumir as consequências...

Direção: Flávio R. Tambellini

Carlos, advogado casado e bem-sucedido, envolve-se com a cliente Norma, cujo temperamento imprevisível o fascina e confunde. Ela exige que ele deixe a esposa. Torturado, Carlos tenta substituir Norma por outras mulheres, inutilmente.


Tecnologia do Blogger.