10 ATORES QUE INTERPRETARAM JASON VOORHEES NO CINEMA
Cá estou eu novamente inventado de fazer algum post sobre a saga Sexta-Feira 13. Dos slashers, é o que mais revejo, ainda que tenham outros que também adoro. Porém, Sexta-Feira 13 eu revejo quase todos (só não tenho o mesmo prazer revendo Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira, Jason X, Freddy vs. Jason).
Hoje vamos relembrar os atores/dublês que interpretaram Jason até hoje e descobrir algumas curiosidades como o ator que fez o personagem em 4 filmes ou o filme que teve dois "Jasons"...
Boa sessão:
👉Filme: Sexta-Feira 13 (1980)
Ari Lehman foi o primeiro Jason Voorhees. O seu breve papel na cena final foi uma sacada do produtor, pensando nas cifras e num gancho para a continuação. O diretor Sean S. Cunningham teria terminado o filme com a atriz Adrienne King no barco, mas sem aquele final dúbio (e sem a menor lógica).
👉Filme: Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981)
No segundo filme, Jason Voorhees foi interpretado por duas pessoas: Warrington Gillette, que é a versão sem máscara, com rosto desfigurado e pelo dublê Steve Dash. Warrington também era agente imobiliário, empresário e ex-banqueiro de investimento americano, enquanto...
👉Filme: Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981)
... na maioria das cenas o personagem foi interpretado pelo dublê Steve Dash. Ele ficou chateado por não ter sido creditado no papel, já que ele tem a maior parte do tempo de tela de Jason. O ator faleceu em 2018 na Flórida aos 74 anos, vitimado por uma luta contra o diabetes.
👉Filme: Sexta-Feira 13 – Parte 3 (1982)
Descoberto por acaso em uma revista, Richard Brooker teve uma carreira curtíssima. Neste terceiro filme Jason finalmente ganhou a sua tradicional máscara de hockey. O ator e dublê inglês com altura de 1,91m, agradou em cheio o diretor Steve Miner. Richard também faleceu. A sua morte foi em 2013 na Inglaterra devido a um ataque de coração.
👉Filme: Sexta-Feira 13 – O Capítulo Final (1984)
Ted White nasceu em 25 de Janeiro de 1926 no Texas, USA, e ainda trabalhou ate 2021 (e pelo menos até este post esta bem vivo aos 96 anos). Como ator, fez trabalhos marcantes como O Homem das Estrelas (1984), Tudo por uma Esmeralda (1984) e Fuga de Nova York (1981). Ted, além de ator, também foi um dublê americano (algo comum entre os intérpretes do personagem).
👉Filme: Sexta-Feira 13 Parte V - Um novo começo (1985)
Como sabemos, este é o filme do Jason sem o Jason, mas que ele aparecia em visões, lembranças, enfim...alguém teria que fazer o trabalho sujo. O dublê, coordenador de dublês e ator Thomas Alvin Morga, nascido em 27 de novembro de 1941 em Burbank, Califórnia, foi o responsável.
👉Filme: Sexta-Feira 13 Parte VI - Jason Vive (1986)
CJ Graham foi proprietário de uma boate antes de interpretar Jason Voorhees no meu filme favorito da série. O papel de Jason foi praticamente jogado em seu colo, já que foi uma mudança de última hora, pois o dublê inicial não foi "ameaçador o suficiente", na visão do diretor.
👉Filmes:
Sexta-Feira 13, Parte 7: A Matança Continua (1988)
Sexta-Feira 13, Parte 8: Jason Ataca em Nova York (1989)
Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira (1993)
Jason X (2002)
Por ter interpretado Jason quatro vezes seguidas, se tornou o dublê/ator mais conhecido. Acho que vale a pena colocar aqui uma história engraçada para representá-lo. Durante as filmagens de Sexta-Feira 13, Parte 7: A Matança Continua (1988)...
...seu camarim ficava a 400 metros do local principal de filmagens. Numa noite, elas terminaram às 2 da manhã e ele, com a roupa do personagem, decidiu ir caminhando de volta para o seu camarim.
Enquanto caminhava, alguém se aproximou dele e perguntou se ele estava com a equipe do filme. Ele não respondeu, porque achou que era uma pergunta muito estúpida de se fazer, já que ele estava lá em traje completo de Jason.
O homem perguntou novamente, Kane deu uma pequena investida, assustando a pessoa, que sumiu do mapa. Depois, ao contar a história, descobriu que era o xerife...
👉Filme: Freddy vs. Jason (2003)
Em Freddy Vs Jason, o ator Ken Kirzinger interpretou Jason, marcando o encontro nada memorável com Freddy Krueger, algo bem curioso já que o diretor dos primeiros filmes de cada série (Wes Craven e Sean S. Cunningham) eram amigos desde antes de realizares seus respectivos filmes e ainda que tenham se ajudado em suas carreiras, nunca tiveram intenção de fazer um crossover.
👉Filme: Sexta-Feira 13 (2009)