google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

25 FILMES EM QUE UM ÚNICO ATOR OU ATRIZ DOMINA A TELA

25-filmes-sobre-isolamento-social

O isolamento retratado em filmes é a maneira do cinema nos mostrar personagens que necessitam de reflexão ou mesmo confrontar-se, na maioria das vezes representado por um antagonista (como tubarão, atirador, o passado). E não incomum, se tornam filmes memoráveis.

Curiosamente, este isolamento social foi vivido pela população mundial em 2020 devido à Pandemia do COVID 19. Mas a vida não imitou a arte, e a reflexão deu lugar à intolerância e ao extremismo. 

Abaixo, 25 filmes em que esta situação ocorre.

Boa sessão:


Depois de ter falhado em uma missão homicida, um soldado se encontra perdido em um deserto. Exposto aos elementos naturais, ele tem que lidar com a questão psicológica de estar perdido, ao mesmo tempo que luta contra ele mesmo.


Nancy (Blake Lively) é uma jovem médica que está tendo de lidar com a recente perda da mãe. Seguindo uma dica sua, ela vai surfar em uma paradisíaca praia isolada, onde acaba sendo atacada por um enorme tubarão. Desesperada e ferida, ela consegue se proteger temporariamente em um recife de corais, mas precisa encontrar logo uma maneira de sair da água.


O astronauta Mark Watney é enviado a uma missão para Marte, mas após uma severa tempestade, ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no planeta inóspito com escassos suprimentos e sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra. Ele inicia então uma dura luta pela própria sobrevivência, utilizando de todo o seu conhecimento científico para fazer contato e retornar para casa.


Um navegador experiente (Robert Redford) está viajando pelo Oceano Pacífico, quando uma colisão com um contêiner leva à destruição parcial do veleiro. Ele consegue remendar o casco, mas terá a difícil tarefa de resistir às tormentas e aos tubarões para sobreviver, além de contar apenas com mapas e com as correntes marítimas para chegar ao seu destino.


A vida do brilhante, Ivan Locke (Tom hardy), muda completamente quando recebe um telefonema ameaçando a segurança da sua família e sua carreira. Ele embarca em uma corrida contra o tempo, em que ele só tem 90 minutos.


Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.


O agente do serviço secreto Jeremy Reins (Stephen Dorff) é sequestrado por um grupo terrorista, quando descobre ter sido usado como peão. Em meio a um colapso, Jeremy descobre que o único modo de salvar sua família é revelando um segredo que nunca deveria ser descoberto.


Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.


Em maio de 2003, Aron (vivido por James Franco) fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos, quando acabou ficando com seu braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias (durou 127 horas) foi marcada por memórias e momentos de muita tensão. 


Paul Conroy (Ryan Reynolds) é um americano que trabalha como motorista de caminhão no Iraque. Ele acorda, sem saber como, enterrado vivo dentro de caixão de madeira. Sem saber o que aconteceu e o porquê de estar ali, ele tem em suas mãos apenas um telefone celular e um isqueiro. Começa então uma tensa corrida contra o tempo e a falta de ar. A pressão aumenta ainda mais quando os sequestradores exigem um resgate milionário para libertá-lo e um vídeo com suas imagens vai parar no YouTube.


Um homem acorda no meio do nada, machucado e preso a ferragens de um carro. Ele não consegue se lembrar do que aconteceu com ele nem mesmo qual seu nome. Além disso, ele começa a ser assombrado por imagens que vem a sua cabeça e tenta desvendar seu próprio mistério.


Sam Bell (Sam Rockwell) é um astronauta que cumpre uma missão de três anos na Lua, em uma base instalada pela Lunar Industries. Sua função é extrair do solo e enviar regularmente à Terra uma substância que ajuda a renovar a energia do planeta. Sam tem apenas a companhia do computador GERTY (Kevin Spacey) e está ansioso para completar o trabalho, o que ocorrerá dentro de duas semanas, quando um novo funcionário virá substituí-lo. Só que, repentinamente, Sam começa a delirar e sofre um acidente. A partir de então ele encontra um clone seu dentro da estação lunar.


Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus.


Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.


Chuck Noland (Tom Hanks) um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar civilização


Uma atriz desempregada, Vashti Blue, gasta todo seu tempo em seu apartamento com sua coruja de estimação e seu telefone, que ela usa para tentar resolver todos os problemas de sua vida.


África há um milhão de anos: o último homem-macaco foge dos humanos, que mataram todos os membros do seu clã. Sozinho, em busca de outros da sua espécie, percorre desertos e montanhas até que chega à costa. Mas aí também já existem humanos. Especulação sobre o processo de evolução biológica humana e sobre uma suposta linha evolutiva que terá sido dizimada pelo homo sapiens.


O ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon (Philip Baker Hall) está em casa, sozinho em seu escritório e consumido pela solidão. Bêbado e um tanto desorientado ele decide gravar suas impressões sobre política, falando sobre tudo que lhe vem à mente, de Fidel Castro a John Kennedy. Ele também discorre, é claro, sobre quais seria a "verdade" por trás do escândalo de Watergate.


Noah, o único sobrevivente restante em nosso planeta após um holocausto nuclear, encontra-se incapaz de aceitar a sua situação. Para lidar com a solidão, ele cria um companheiro imaginário, em seguida, um companheiro para seu companheiro e, finalmente, uma civilização inteira - um mundo de ilusão em que não há realidade, apenas Noah, sem regras, com exceção daquelas de um lugar extinto em sua memória - o nosso mundo.


Em um futuro distante, um jardineiro espacial responsável por cuidar das últimas mostras botânicas da Terra se rebela contra o sistema quando é obrigado a destruir os resquícios finais da natureza terrestre. Ele decide sequestrar a nave em que reside e se vingar dos seus superiores que inventaram uma nova forma de vida superficial para substituir as plantas.


O início de um guerra com armas biológicas faz com que o planeta fique próximo da aniquilação. O médico Robert Neville (Charlton Heston), que havia tomado uma vacina experimental, é o único a sobreviver, pelo menos na forma humana comum, uma vez que a praga biológica deixou os demais sobreviventes totalmente deformados. Estes creem que a humanidade, por meio desenvolvimento da ciência e da tecnologia, causou a guerra e agora querem punir o único homem que sobrou, o Dr. Neville.


Baseado num romance de Richard Matheson, o filme retrata a dura rotina de Robert Morgan, cientista que sobreviveu a uma praga global e agora se defende dos ataques dos humanos doentes, transformados em vampiros que temem a luz e se alimentam de sangue. Imune à doença, Morgan tenta desesperadamente encontrar outros possíveis sobreviventes, ao mesmo tempo em que se dedica a exterminar sistematicamente os monstros que agora povoam o planeta.


O filme é o monólogo de um homem que chega em casa e descobre que sua esposa e filho não estão, o que o faz assumir que eles o deixaram. A partir daí, o filme trata das reminiscências de sua vida com eles e com medo de sua vida sem eles. O filme foi dirigido e estrelado pelo ator Sunil Dutt e entrou no Guiness Book como um dos filmes com menos atores já produzido.


Velho pescador cubano que só tem como amigo um garoto que lhe traz refeições e ouve suas histórias sobre beisebol, pesca sozinho um imenso Marlim que arrasta seu pequeno barco mar afora,em águas repletas de tubarões.


No ápice da Guerra Fria, o operário de uma mina Ralph Burton (Harry Belafonte) fica preso devido a um deslizamento em uma caverna enquanto fazia uma inspeção de rotina. Ele passa alguns dias aguardando ser salvo, até perceber que não escuta mais nenhum barulho de escavações e decide sair por sí mesmo dali. Quando ele consegue sair, descobre que tudo está deserto, nenhuma alma viva em toda a estado da Pensilvânia. Então decide viajar para Nova York e descobre que talvez seja o último homem vivo no planeta. O que ele não sabe é que a jovem Sarah Crandall (Inger Stevens) observa-o a distância e que em breve Benson Thacker, outro sobrevivente se juntará ao grupo que agora é o que resta de toda população da antes agitada Nova York.


Tecnologia do Blogger.