google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TONY LEUNG - 10 FILMES ESSENCIAIS

tony-leung-10-filmes-essenciais

Foi uma grande supressa rever Tony Leung num filme como Shang-Chi. Ainda que seu nome esta sempre associado a grandes produções, o reconhecimento a este ótimo ator é bem vindo e me fez recordar os primeiros filmes que vi do ator: Bala na Cabeça e Fervura Máxima, ambos dirigidos por John Woo. 

Alguns consideram o papel de Leung no filme de ação de 1992 do diretor John Woo, Fervura Máxima, no qual ele co-estrelou com Chow Yun-fat, como sendo o que catapultou sua carreira. No entanto, Leung recebeu pela primeira vez aclamação da crítica internacional no filme de Hou Hsiao-hsien, de 1989, A Cidade do Desencanto, que ganhou o Leão de Ouro de Veneza. Antes disso, Leung já era conhecido localmente por seus programas de TV e filmes de TV em meados dos anos 1980 em Hong Kong.
 
Leung foi o vencedor do prêmio de melhor ator do Festival de Cannes por seu papel em Amor à Flor da Pele. Além desse, atuou em outros seis filmes de Wong Kar-Wai. Tony Leung Chiu-wai foi nomeado pela CNN como um dos "25 maiores atores da Ásia de todos os tempos. Com uma filmografia ampla e diversa, Leung é nosso homenageado de hoje.

Boa sessão:


Em Hong Kong, Yuen (Chow Yun-Fat), um inspetor de polícia que é normalmente conhecido como Tequila, fica transtornado quando seu parceiro morre em um tiroteio com gângsteres em uma casa de chá. Tequila então se une a Alan, um assassino profissional, para vingar o amigo e impedir que esta quadrilha mate gente inocente.


Dois policiais, duas mulheres solitárias, duas estórias sobre amor, nas suas mais estranhas e variadas manifestações. A primeira estória é do policial 223, que se encontra com uma viciada traficante de heroína, por quem se apaixona e guarda na memória. A segunda, do policial 633, que acaba de ser rejeitado de um romance de cinco anos e começa a ver em uma atendente de fast food uma nova possibilidade de relacionamento.


O filme é dividido em cinco histórias, cinco estações que fazem parte do calendário chinês, e se passa no jianghu, o mundo das artes marciais. Ouyang Feng viveu no deserto ocidental por alguns anos. Deixou sua casa na Montanha do Camelo Branco quando a mulher que amava escolheu casar-se com seu irmão mais velho. Em vez de buscar fama, ele vira um agente. Quando as pessoas o procuram com desejo de se livrar de alguém que as trapaceou, ele as coloca em contato com um espadachim que pode fazer o serviço.


Chow (Tony Leung Chiu Wai) e sua mulher acabaram de se mudar. Logo, ele conhece Li-Zhen (Maggie Cheung), uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa, o que significa que está frequentemente viajando. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso.


Chan Wing Yan (Tony Leung Chiu Wai) é um jovem policial que recebe uma missão ousada e perigosa: trabalhar como agente disfarçado na máfia local. Enquanto isso, Lau Kin Ming, um recém chegado na vida do crime, é recrutado para se infiltrar na polícia. Anos depois seus mentores vão iniciar uma violenta caçada para encontrar o "rato" em suas respectivas organizações.


Na China ancestral, antes do surgimento do primeiro imperador, a nação divide-se em sete reinos. Qin (Daoming Chen), o soberano da província do norte, sofre constantes ameaças e tentativas de assassinato. O que mais o preocupa são três assassinos de elite, contratados por seus adversários políticos. Um dia um dos magistrados de seu reino entra no palácio carregando as armas dos assassinos, afirmando ter derrotado os três inimigos em combate após de ter passado mais de uma década estudando a técnica da espada.


O escritor Chow Mo-Wan (Tony Leung Chiu Wan) retorna a Hong Kong para escrever um romance. Ele se hospeda em um hotel barato em Wanchai, assumindo a personalidade de playboy e conquistador. Chow inicia uma série de relações amorosas com quatro diferentes mulheres que se hospedam no quarto 2046, que fica em frente ao seu. Enquanto isso, atormentado pelas lembranças dos anos que passou em Cingapura, Chow escreve uma história de ficção científica chamada "2046". Na história os passageiros de um trem fazem uma interminável viagem rumo a um destino misterioso, onde esperam reencontrar suas memórias perdidas.


Wang Jiazhi (Wei Tang) é uma jovem chinesa que entra na faculdade durante o período de ocupação japonesa, na 2ª Guerra Mundial. Lá ela participa de um grupo de teatro patriótico, tornando-se rapidamente a artista principal. Entretanto os planos do grupo são mais ambiciosos. Eles decidem assassinar o sr. Yee (Tony Leung Chiu Wai), um colaborador do lado japonês. Wang, então, se transforma em Mak, a fictícia esposa de um mercador. Sua função é se tornar amante do sr. Yee, para facilitar a ação do grupo.


208 D.C. A China é governada pela dinastia Han. O ambicioso primeiro-ministro do norte, Cao Cao (Fengyi Zhang), pretende controlar todo o território chinês e para tanto decide derrubar as duas forças rebeldes do sul. Para isso conta com um exército de quase um milhão de homens. Sun Quan (Chen Chang) e Liu Bei (Yong You), reis de suas regiões, são obrigados a unirem-se contra o poderoso ataque de Cao Cao. Desta forma os povos deixam de lado suas rivalidades e são obrigados a criar diversas estratégias para superar a esmagadora vantagem numérica do inimigo.

O filme foi dividido em duas partes, sendo que a segunda foi lançada no ano seguinte e leva o parte II no título.


Em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, acompanhamos a história de Shang-Chi (Simu Liu), um jovem chinês que foi criado por seu pai em reclusão para que pudesse focar totalmente em ser um mestre de artes marciais. Entretanto, quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo pela primeira vez, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar e traçar o seu próprio caminho.


👉Menções honrosas:

 Flores de Xangai (1998)
 Felizes Juntos (1997)
 Bala na Cabeça (1990)
 A Cidade do Desencanto (1989)

Tecnologia do Blogger.