google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

LAMONT JOHNSON - 10 FILMES ESSENCIAIS


Afinal, porque alguns nomes são esquecidos pelo tempo? Já percebeu como há filmes incríveis que ninguém fala, posta, diz que reviu, parecendo que se perderam na memória coletiva? 

Meu trabalho aqui é olhar para nomes como Lamont Johnson e trazê-lo à tona. Em alguns meses pode ser que este post fique em evidência no Google, mas pelos motivos errados. Não por ser um diretor procurado, mas por não ser.

Lamont Johnson não é um diretor que você vai procurar informações sobre ele. Mas deveria. Lamont Johnson não é um diretor daqueles que você quer procurar todos os filmes para assistir. Mas deveria.  A esta altura, dá para imaginar que Lamont Johnson não será encontrado em streamings, lançamentos do mês em DVD ou mesmo em fóruns de cinéfilos. Mas deveria. 

Um rápido olhar em pelo menos quatro obras do diretor para despertar curiosidade nas demais. Lamont iniciou sua vida artística como locutor de rádio. Durante a Segunda Guerra Mundial foi classificado como inapto para o serviço militar devido a problemas de saúde, mas trabalhou com entretenimento na Europa. Nos anos 1950 e 1960 ganhou notoriedade como realizador de episódios para a televisão. Em uma entrevista, Lamont disse que "muitas coisas nunca chegam às telonas, porque são controversas, acabam na televisão e acabam sendo feitas com uma quantidade considerável de ousadia". 

Imagino que isto seja o gatilho necessário para conhecer Lamont Johnson. Se não foi, deveria.

Boa sessão:


Durante a Segunda Guerra Mundial, un grupo de oficiais alemães que se encontram presos em um campo de prisioneiros situado na Escócia, tencionam escapar. O serviços de inteligência britânicos enviam um capitão para que descubra o método que querem empregar em sua fuga.


Francesca Kinsolving (Patty Duke) está grávida e acabou de perder seu marido que morreu no Vietnã. Ela decide visitar em Minnesota sua sogra que nunca conheceu, mas devido a uma nevasca que bloqueou todas as estradas, Francesca é obrigada a passar alguns dias na casa da sogra e aos poucos acaba descobrindo alguns segredos surpreendentes.


O filme Conta a história de um garoto, lidando com a recente descoberta de que seu pai, já divorciado de sua mãe, é gay e vive em outra relação com um homem. O longa venceu o Globo de Ouro de Melhor Minissérie ou Filme feito para TV. Considerado o primeiro filme de TV a retratar a homossexualidade de uma maneira direta, sem tons implícitos.


O funcionário John David Welles tenta roubar planos de foguetes das instalações da Groundstar. Sua tentativa dá errado e ele fica gravemente ferido em uma explosão e quase não consegue escapar. Welles é operado, submetido a uma cirurgia plástica e interrogado por um oficial do governo chamado Tuxan, mas Welles afirma não ter nenhuma memória de seu crime. Na verdade, ele não tem nenhuma lembrança de sua vida, exceto por breves vislumbres de uma mulher e um garotinho brincando na praia.


Junior Jackson tem a reputação de dirigir um pouco rápido demais. Quando seu pai é preso, ele decide se tornar piloto profissional para ajudá-lo a conseguir privilégios na prisão. Com a ajuda do irmão, acaba se tornando famoso na NASCAR. Ele levou 20 anos para descobrir quem ele era e duas voltas para que o mundo descobrisse.
O filme faz parte da lista dos 1000 melhores filmes de todos os tempos do The New York Times e baseado num personagem real.


O filme conta a história do recruta Eddie Slovik, o único soldado estadunidense a ser executado por deserção desde o fim da Guerra Civil Americana (em 1945). No filme, Martin Sheen interpreta Slovik, numa atuação que lhe rendeu uma indicação ao prêmio Emmy. Muitos críticos e espectadores consideram esta como a melhor atuação de Sheen, especialmente na cena em que seu personagem recita a oração católica "Ave Maria" antes de ser executado por um esquadrão de tiro. A produção também marcou a estreia de Charlie Sheen, filho de Martin.


Chris McCormick (Margaux) é uma modelo de sucesso, o rosto de uma popular marca de batom e sua imagem pode ser vista em revistas e cartazes ao redor do mundo. Ela conhece Gordon Stuart (Sarandon), um compositor e professor de música de sua irmã de treze anos, Kathy (Mariel). Um psicopata com forte complexo de inferioridade, Stuart estupra Chris na casa dela, após se sentir rejeitado pela indiferença da modelo quando lhe apresenta suas composições, num encontro que havia sido intermediado por sua aluna, uma adolescente que tinha uma paixão platônica pelo professor e queria ajudá-lo na carreira de compositor, imaginado que a irmã, sendo tão famosa, poderia fazê-lo. Kathy testemunha os dois ainda na cama após o estupro e acredita que irmã tenha feito sexo com seu professor por vontade própria, o que a deixa consternada.


No ano de 2136, Wolff, ao responder a um aflito sinal da Terra 11, concorda em resgatar três belas mulheres de um planeta infestado por uma epidemia. Quando uma das mulheres é raptada pelos capangas de Overdog, o perverso ser que governa o planeta, Wolff sai em sua perseguição. No caminho, ele enfrenta uma variedade de monstros e mutantes, enquanto as circunstâncias o colocam junto com Niki, uma corajosa errante que aceita guiá-lo até o reino metálico de Overdog.


O filme retrata o honrado diplomata Raoul Wallenberg, que planejou o resgate de mais de 120.000 judeus húngaros bem debaixo do nariz do coronel nazista Adolf Eichmann durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, desapareceu atrás das linhas russas, para nunca mais ser visto.
A produção venceu vários Emmys, incluindo melhor direção e melhor filme. Além dos prêmios, foi considerado como um dos melhores filmes de televisão da época.


Depois de chegar a Washington em 1861 após sua eleição, Abraham Lincoln lutou com problemas pessoais e políticos como a escravidão e a Guerra Civil durante sua presidência. Por trás de seu charme folclórico e maneiras despretensiosas, ele se mostra um político astuto, capaz de superar o comportamento neurótico de sua esposa e a morte de seu filho.
Lamont Johnson ganhou um Emmy de direção. A produção foi exibida como minissérie em dois episódios.


 

Tecnologia do Blogger.