007 CURIOSIDADES DE COM 007 VIVA E DEIXE MORRER (1973)
Roger Moore foi a opção original do autor Ian Fleming para interpretar James Bond nos cinemas, o que apenas não aconteceu porque Moore estava comprometido com a série para a TV "O Santo" quando os primeiros filmes da série começaram a ser produzidos.
Este filme inaugura uma nova fase do personagem: os filmes focavam no humor, grandes cenas de perseguições e respeitava o que o público estava "vendo" na época, como no caso deste, que explora o movimento blaxploitation e coloca em cena Clifton James, que eternizou o papel do xerife "engraçadinho", que era costumeiramente passado para trás.
Jogue Pitfall antes de ver o filme e boa sessão:
👉Com 007 Viva e Deixe Morrer
Na trama, três agentes britânicos são mortos no mesmo dia, ao investigarem o contrabando de drogas, com os assassinatos estando ligados a um chefão do crime do Harlem e a um diplomata internacional. 007 (Roger Moore) vai investigar o caso e, ao chegar em Nova York, quase morto por um capanga que trabalha para o chefão do Harlem. Mas, ao iniciar suas investigações, logo o agente inglês descobre uma trama para colocar dois bilhões de dólares em heroína no mercado americano.
001) Os produtores tomaram a decisão consciente de tornar o Bond de Roger Moore significativamente diferente do de Sean Connery . Neste filme, Bond nunca pede um Martini de vodka, mas bebe uísque bourbon, "puro" (sem gelo). O briefing da missão ocorre em seu apartamento, não no escritório (apenas a segunda vez que o apartamento de Bond aparece no cinema depois de uma aparição em O Satânico Dr. No (1962)). Bond não usa chapéu. Ele fuma charutos em vez de cigarros.
002) Roger Moore sofreu uma lesão durante a perseguição de barco. O motor desligou e o impulso o levou para uma casa de barcos. Ele quebrou alguns dos dentes da frente e torceu o joelho. O ator teve que andar sobre uma bengala por vários dias depois, mas ainda conseguiu completar a cena, porque tudo o que precisava fazer era sentar no barco.
No início da produção, Roger Moore já havia sido hospitalizado com pedras nos rins. Mais tarde, Moore e Jane Seymour pegaram disenteria enquanto filmavam na Jamaica. Um autêntico viva e deixe morrer.
003) Único filme de James Bond com Roger Moore em que Felix Leiter aparece e foi interpretado por David Hedison (que atuou com Moore em O Santo: Luella). Felix, fez o papel novamente em 007 - Permissão para Matar (1989), tornando-se o primeiro ator a reprisar o papel (até então). O primeiro filme de Bond a ser ambientado em um país fictício. O próximo a fazer isso seria 007 - Permissão para Matar (1989).
Felix Leiter ( David Hedison ) avisa James e Quarrel Jr. para tomarem cuidado com os tubarões. Em 007 - Permissão para Matar (1989), Leiter perde uma perna para um tubarão.
004) Jane Seymour era casada na época com Michael Attenborough, filho do ator/diretor Richard Attenborough. Como diretor, o Attenborough mais velho trabalhou com Sean Connery em Uma ponte longe demais, e Peirce Brosnan em O Guerreiro da Paz. Ele também atuou com Daniel Craig em Elizabeth (a personagem-título desse filme era uma filha de Henrique VIII. Uma de suas esposas subsequentes se chamava Joana Seymour!!!). Elizabeth também foi interpretada no mesmo ano por Judi Dench.
005) O roteirista Tom Mankiewicz se envolveu com cartas de tarô para se familiarizar com a arte. Ele os levou para uma festa e realizou leituras de tarô para os convidados. Naquela festa, Michael Caine e sua então namorada compareceram, e ele usou suas cartas de tarô para prever que os dois se casariam. Os dois se casaram e Mankiewicz disse em sua autobiografia que, anos depois, a esposa de Michael, Shakira Caine, estava convencida de que ele tinha poderes especiais.
006) O personagem de Quarrel Jr. é uma referência direta ao primeiro filme de Bond, O Satânico Dr. No (1962) que também contou com um personagem chamado Quarrel. O romance original se passa antes do Dr. No (1962) (no qual, como na versão cinematográfica, Quarrel é morto) e apresenta a primeira aparição do personagem. A certa altura, a personagem Bond girl de Honey Rider de O Satânico Dr. No (1962) foi cogitada para retornar neste filme, mas essa ideia foi retirada. Mesmo assim, o filme se passa na Jamaica, que também foi locação do O Satânico Dr. No.
007) Durante as cenas em Nova York no início do filme, você pode vislumbrar o World Trade Center parcialmente incompleto. Os andares superiores ainda estavam sendo equipados com revestimento. Ele foi inaugurado em 4 de abril de 1973 com 110 andares (e destruído durante os ataques de 11 de setembro de 2001). Este 007 começou a ser filmado em outubro de 1972 e foi lançado nos Estados Unidos em 27 de junho de 1973.